segunda-feira, 30 de julho de 2012

IPST com novo sítio na web


O Instituto Português do Sangue e da Transplantação - IPST tem um novo site que permite conhecer todos os locais de colheita em cada dia.

A consulta é muito fácil. Basta escrever no seu navegador web "darsangue.pt", sem mais nada, ou então seguir o endereço http://darsangue.pt/index.php.

Nesta altura do ano, o Verão, todos somos poucos e por isso é a altura certa para se tomar a decisão de dar sangue pela primeira vez. O Instituto Português do Sangue e da Transplantação faz o apelo a todos os que têm mais de 18 anos e que querem salvar uma vida, para visitarem este novo sítio na web antes de uma visita presencial.

Ser jovem, ser saudável, dançar, praticar desporto e dar sangue, é uma fase da vida que não podemos perder.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Directions'2012 - IDC Portugal

Este ano vai realizar-se a 15ª edição do Directions, o maior evento independente sobre as TIC, promovido pela IDC Portugal, e que vai decorrer a 18 de outubro, no Centro de Congressos do Estoril.

Abertura
Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação - Carlos Oliveira

Keynote speaker
How Cloud and Big Data Will Impact Your Business?
Richard Villars, Vice President, Information & Cloud, IDC

Keynote speaker
Visão da Economia Portuguesa
João Duque, Presidente e Professor de Finanças do ISEGI

Show de encerramento
Riso - ou a importância das endorfinas na recuperação económica!
Herman José

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Conferência "A Sociedade Civil: entre o Poder da Palavra e a Palavra do Poder"

O Instituto da Defesa Nacional e a PASC - Plataforma Ativa da Sociedade Civil co-organizam uma conferência subordinada ao tema "A Sociedade Civil: entre o Poder da Palavra e a Palavra do Poder", no dia 10 de outubro, pelas 16h30, no auditório principal do IDN.

O Prof. Doutor Adriano Moreira é o conferencista.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Linhas Orientadoras e Estratégicas para o Cadastro e a Gestão Rural

Finalmente temos uma luz ao fundo do túnel em relação à representação do território. Foi ontem publicada em Diário da República a Resolução do Conselho de Ministros n.º 56/2012 que aprova as Linhas Orientadoras e Estratégicas para o Cadastro e a Gestão Rural http://goo.gl/t2Lfx Será que é o ponto de partida para um Cadastro multifuncional ou mais uma iniciativa dispersa apenas para finalidades rurais? Eu gostaria mais que se tratasse do Cadastro da Propriedade (rústico e urbano).
 Seria bom que se integrassem algumas empresas que ainda estão na mão do sector publico, como é o caso dos CTT e das Águas de Portugal, por forma aproveitar muito do trabalho que tem sido efectuado neste âmbito, nomeadamente em relação aos códigos postais e à rede de águas. Também se deveriam envolver outras utilities que já deixaram de ser públicas, nomeadamente na área da energia e das telecomunicações, as quais só beneficiariam com a criação de uma infraestrutura única do território português e por isso podem dar neste momento um contributo importante em recursos e competências técnicas para este verdadeiro desígnio nacional.
 Está na hora de definir de uma vez por todas o que são "Dados Abertos" no domínio da informação geográfica e que não se continue numa política mesquinha de sustentabilidade financeira de alguns organismos através da venda de dados que deveriam ser públicos em favor do desenvolvimento da economia do país. Está na hora também de cumprir directivas comunitárias como o INSPIRE. Seria bom tornar público o estudo do Prof Augusto Mateus sobre o retorno do investimento no SINERGIC

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Workshop: Acessibilidade Web - Ponto de situação em Portugal


A APDSI vai realizar um workshop sobre "Acessibilidade Web - Ponto de situação em Portugal", no próximo dia 19 de julho
, às 10h30, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto.

Neste workshop, com coordenação do Prof. Doutor Ramiro Gonçalves e Sub-Coordenação do Eng.º Jorge Pereira, vão ser apresentados publicamente os vários estudos realizados pelo Grupo de Negócio Eletrónico da APDSI e, paralelamente, lançado o debate sobre as necessidades de acessibilidade que os cidadãos com alguma deficiência ou incapacidade apresentam.

A inscrição no workshop não implica qualquer custo mas é obrigatória. Envie um e-mail para secretariado@apdsi.pt ou contacte-nos pelo 217 510 762.

Consulte aqui o programa.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Fórum sobre a Governação da Internet

A ISOC Portugal e a Fundação para a Ciência e Tecnologia, com o apoio da Internet Society, organizam na terça-feira, dia 10 de julho, o II Fórum Português sobre a Governação da Internet, no Auditório D.Pedro IV, nº 124 da Av.D. Carlos I, em Lisboa, entre as 9h00 e as 17h00.

Temas como a Governação da Internet, propriedade intelectual no mundo digital, privacidade e segurança, normas abertas e inovação, assim como desafios decorrentes das novas formas de criação e disponibilização de conteúdos digitais e redes sociais, serão os principais temas a serem debatidos neste fórum.

Confirme a sua presença através do e-mail isoc@isoc.pt. Mais informações no sítio oficial do evento.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Conferência eHISA - eHealth Information Sharing Architectures

A primeira conferência internacional sobre arquiteturas de partilha de informação na área da saúde - eHISA (eHealth Information Sharing Architectures) vai decorrer na próxima sexta-feira, dia 6 de julho, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

A iniciativa tem por objetivo reunir um conjunto internacional de investigadores e profissionais no campo da saúde e da partilha de conhecimento e experiências na implementação de plataformas nacionais eletrónicas. Nesta conferência será dado especial destaque ao projeto português da Plataforma de Dados da Saúde (PDS). A eHISA irá ter a intervenção do Ministro da Saúde, bem como de um conjunto de especialistas nacionais e internacionais na área dos sistemas de informação da saúde.

Esta será, certamente, uma interessante oportunidade de partilha de conhecimento e de dinamização da área de sistemas de informação na saúde.

Mais informações no sítio na web da APDSI.

domingo, 1 de julho de 2012

OS LIMITES DO DESENVOLVIMENTO


Recentemente assisti à conferência Alterações Climáticas: a Crise que não Sabemos Pensar - repartida por quatro sessões - de Viriato Soromenho-Marques, e de inicitaiva da Culturgest. Está disponível na WEB.  Lembrei-me de muito do que lá foi abordado ao ler hoje, com mais tempo, no NYT Amazon Web Services Knocked Offline by Storms. O assunto já tinha sido notícia, por exemplo: O Instagram volta a funcionar aos poucos depois de uma tempestade atingir o data center nos Estados Unidos onde a rede hospeda dados dos perfis dos seus mais de 50 milhões de usuários. O local ficou sem energia elétrica. Além da rede social de fotos, outros serviços como Pinterest e Netflix também foram prejudicados pela falha nos servidores de dados, fornecidos pela Amazon. (+). E parece que deve continuar a ser prioridade discutir, numa mesma ocasião, o papel das TIC no desenvolvimento, mas os limites que devem ser considerados para que o desenvolvimento sustentável seja possível. É isso: «A empresa deve ser lucrativa para sobreviver, mas deve também enfrentar o apelo a tornar-se sustentável, para permitir a sobrevivência de todos nós - GRO HARLEM BRUNDTLAND»