sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

"Miúdos Seguros na Net" pede ajuda financeira para continuar



O projeto português MiudosSegurosna.Net, dirigido a crianças, pais e encarregados de educação, está a pedir ajuda financeira para continuar com a sua atividade.

Este sítio na web tem divulgado, ao longo dos últimos dez anos, informação sobre comportamentos seguros na Internet, além de promover ações de formação em escolas e associações. 

Os promotores do projeto, liderado por Tito de Morais, estão a recorrer ao crowdfunding para conseguir manter o ritmo das sessões de esclarecimento, workshops e palestras que nos últimos anos têm feito por todo o país. Para tal são necessários 2.500 euros.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Notificação aos sócios da APDSI



Na sequência da revisão em curso do processo de gestão de cobrança das quotas, a APDSI sugere-lhe a adesão ao débito direto para que deixe de se preocupar com a prestação da sua quota anual, evitando transtornos com pagamento em numerário e consequente demora acrescida no check-in dos nossos eventos.

Ao automatizar o pagamento da sua quota vai poupar tempo além de poder fazer uma gestão do seu ano financeiro mais regular, já que a anuidade será debitada sempre no mesmo mês.

A adesão ao débito direto é simples e rápida, bastando para isso clicar aqui.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

CCPIT Xangai em Portugal



No próximo dia 6 de março, vai estar em Portugal uma delegação CCPIT Xangai - China Council for the Promotion of International Trade.

A comitiva vai reunir com a aicep - Portugal Global, entre as 9h30 e as 10h30, nas instalações da agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, na Av. 5 de Outubro, em Lisboa.

O CCPIT Xangai presta serviços no campo das relações internacionais, convenções e exposições, serviço jurídico, arbitragem, economia e área comercial.

Se pretender estar presente neste encontro envie-nos um e-mail para secretariado@apdsi.pt.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

APDSI apresenta condolências pelo falecimento de Frederico Moreira Rato



A Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em nome do seu Presidente da Direção, Prof. José Dias Coelho, expressa as mais sinceras e sentidas condolências pelo falecimento do Dr. Frederico Moreira Rato.

Tendo sido sócio e colaborador ativo desta Associação, enquanto Presidente da Reditus, a APDSI apresenta o reconhecimento pela sua contribuição para a Sociedade da Informação em Portugal, para além da amizade pelo Dr. Frederico Moreira Rato.

Nesta hora de profundo pesar endereçamos sentidas condolências à sua família e amigos.

Frederico Moreira Rato era, atualmente, vice-presidente da Reditus, a mais antiga tecnológica nacional.

Figura incontornável da indústria da tecnologia da informação e da sociedade portuguesa, Frederico José Appleton Moreira Rato foi «o exemplo de competência, companheirismo e tenacidade com claro impacto no constante engrandecimento do grupo Reditus», refere a empresa em nota enviada à imprensa.

Licenciado em Matemática pela Faculdade de Ciência de Lisboa, começou a trabalhar no Ministério da Agricultura, nas áreas de Estatística e Informática, tendo sido membro fundador da Comissão Interministerial de Informática. Fazia parte do conselho de administração da Reditus desde 1980, ano em que família Moreira Rato comprou a empresa, fundada em 1966. Exerceu vários cargos, incluindo o de presidente da Comissão Executiva.

Foi também director da Associação Portuguesa das Empresas de Serviços de Informática, director e fundador da Associação dos Operadores Privados de Telecomunicações, membro do conselho geral da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação.

Frederico Moreira Rato faleceu nesta quinta-feira, 23 de janeiro, aos 63 anos.

Conferência da CIIWA: Inteligência Competitiva e as Redes de Informação na Sociedade Global



No próximo dia 30 de janeiro a sede da Academia Militar em Lisboa vai receber a Conferência da Competitive Intelligence & Information Warfare Association - CIIWA. O tema em destaque, a partir das 18h00, será "Inteligência Competitiva e as Redes de Informação na Sociedade Global".

A conferência conta com a participação do Professor Doutor José Tribolet, Presidente do INESC e Professor do IST, e será moderada pelo Dr. Jaime Quesado.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias para ciiwa.portugal@gmail.com.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Nova plataforma Olmo quer ajudar a financiar projetos de responsabilidade social



A Olmo, uma plataforma de crowdfunding criada por portugueses e destinada a financiar projetos sociais e humanitários em todo o mundo, está disponível em versão beta.


Durante este período experimental a plataforma está a funcionar normalmente, não permitindo, apenas, a submissão de projetos que se encontra limitada a um conjunto de iniciativas pré-aprovadas. 

Os objetivos da Olmo passam por reunir financiamento de empresas e do público em geral, através de mecanismos de colaboração comunitária, mas aplicados numa vertente social, tendo em conta projetos destinados ao desenvolvimento sustentável das populações em países em vias de desenvolvimento.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

As TIC e a Saúde no Portugal de 2013



A APDSI vai realizar uma conferência sobre “As TIC e a Saúde no Portugal de 2013”, no próximo dia 20 de fevereiro, no Auditório do Hospital Júlio de Matos (Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa), na Av. Brasil, sob a coordenação da Prof. Dra. Maria Helena Monteiro.

O evento vai reunir especialistas das duas áreas em questão, bem como representantes de diversas instituições de saúde, públicas e privadas, numa troca de conhecimentos e partilha de experiências que valorizam e reforçam a necessidade da aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação no setor de Saúde.

Ao longo da conferência saiba quais as vertentes no ramo da Saúde que estão a ser mais beneficiadas com a adoção das TIC e quais as que precisam de ser impulsionadas, num dia em que APDSI vai dar a conhecer a atual situação que Portugal enfrenta nesta matéria.

Em breve divulgaremos aqui o programa completo. Não deixe de marcar presença em mais um momento de reflexão e partilha de conhecimentos sobre o movimento de transformação do setor da Saúde.

A participação na conferência é gratuita para os sócios da APDSI, com a quotização em dia e convidados especiais. Para os restantes participantes será através do pagamento de 30 €, que incluirá o valor da quota de 2014. Todas as inscrições estão sujeitas a inscrição prévia através do email secretariado@apdsi.pt e ficarão condicionadas à disponibilidade de lugares do auditório. 

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Fundação Manuel dos Santos cria rede para cientistas no estrangeiro



O Programa de Ciência da Fundação Francisco Manuel dos Santos - FFMS, presidida por António Barreto, pretende criar uma rede informática para ligar os cientistas portugueses no estrangeiro.

O recenseamento dos milhares de investigadores portugueses residentes no estrangeiro e a constituição de uma rede que os articule, fomentando o diálogo entre eles e a sociedade portuguesa, é um dos cinco projetos que a Fundação vai lançar em 2014, no âmbito do Programa de Ciência e Inovação.

Entretanto, a FFMS organiza, no próximo dia 24 de janeiro, na Reitoria da Universidade de Lisboa, uma conferência sobre "Ciência, Cultura e Inovação", que tem como oradores Paul Nurse, presidente da Royal Society (Reino Unido) e Prémio Nobel da Medicina em 2001, e os cientistas portugueses Maria Mota (IMM), Elvira Fortunato (Universidade Nova de Lisboa), Carlos Salema (Instituto Superior Técnico), José Brandão de Brito (Instituto Superior de Economia e Gestão) e João Lobo Antunes.

sábado, 18 de janeiro de 2014

WORLD ECONOMIC FORUM | «Global Risks 2014»

  

 
 
E a Press Release em português (do Brasil) neste endereço, onde, nomeadamente, se pode ler:
«(...)
Nossa dependência crescente da Internet para realizar tarefas essenciais e o aumento exponencial de aparelhos tecnológicos contribuem ao risco de uma queda sistêmica – em uma proporção capaz de destruir os sistemas ou até a sociedade – em 2014, segundo o relatório. As últimas revelações sobre a vigilância exercida pelos governos contribuiu à uma redução da força de votade da comunidade internacional de cooperar para construir modelos de governança afim de reforçar este ponto fraco. Isto poderia resultar em uma balcanização da Internet, o chamado "Armagedão Cibernético", onde prevaleceriam a superioridade destrutora dos ciberpiratas assim como uma confusão generalizada
 
"A confiança na Internet diminui por causa de uma manipulação inapropriada dos dados, da ciberpiratagem e das violações da vida privada", declara Axel P. Lehmann, Diretor de Análise de Riscos na Zurich Insurance Group. "A fragmentação da Internet não é o o melhor meio de ação pois destruiria os benefícios que ela traz a todos. Em vez de erguer muros em volta dos jardins, tem de se agir definindo padrões de segurança e reconquistando a confiança». (...)».

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

App portuguesa para daltónicos ganha prémio internacional



A aplicação portuguesa ColorADD venceu o prémio internacional Mobile for Good Europe Awards 2013 da Fundação Vodafone, na categoria Acessibilidade, entregue em Bruxelas, na Bélgica.

A ColorADD permite aos mais de 350 milhões de daltónicos em todo o mundo perceber as cores dos objetos através da câmara de um telemóvel. No topo do ecrã aparece o nome da cor acompanhada do símbolo ColorADD correspondente.

Além de analisar imagens em tempo real, apontando a câmara do telemóvel para o objeto, o utilizador pode analisar fotografias previamente gravadas. As imagens geradas podem ser partilhadas nas redes sociais.

Os portugueses que desenvolveram a aplicação receberam um prémio de 30 mil euros que será investido na evolução da ColorADD, nomeadamente no melhoramento do desempenho da aplicação, no adicionar de novas funcionalidades à versão existente, como novas línguas (espanhol e francês), e no desenvolvimento de um sistema de voz para ditar a cor. A app ainda só está disponível para iPhone.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Advogados discutem o recurso às TIC no setor


Na próxima quarta-feira, dia 22 de janeiro, realiza-se a terceira edição do IT4Legal, no Museu da Eletricidade, em Lisboa.

No fórum de 2014 vai debater-se o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação entre a comunidade de advogados, num dia que se divide em três sessões que pretendem analisar o impacto do uso das TIC na produtividade dos advogados, mas também questões relacionadas com a segurança e privacidade.

As sessões encerram com a apresentação de um estudo sobre o uso das TIC naquele grupo profissional. O IT4Legal tem entrada livre mas implica inscrição prévia no sítio na web do evento.


terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Mário Durão recebe Distinguished Award for Excelence in IT



O Contra-Almirante Mário Durão foi agraciado com a AFCEA Distinguished Award for Excelence in IT, cuja atribuição é feita anualmente apenas a um associado em todo o mundo.

A cerimónia decorreu a 23 de outubro de 2013, durante o TechNet Internacional 2013, em Lisboa. O prémio foi entregue por Mr. Kent Schneider, President & CEO, AFCEA Internacional (foto acima).

Os nomeados para este prémio têm, obrigatoriamente, de ter uma carreira de 15 anos ou mais de compromisso para com a engenharia, sucesso comprovado no desenvolvimento de aplicações com benefícios para o público em geral, o desenvolvimento de estratégias com impacto no Governo, nomeadamente na criação de intercâmbios entre comunidades, e um compromisso para com a missão, valores e atividades desenvolvidas pela AFCEA - Associação para as Comunicações, Eletrónica, Informações e Sistemas de Informação para Profissionais.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Médicos obrigados a fazer registo de óbitos online



Os médicos têm, obrigatoriamente, que fazer o registo de óbitos online. A medida, válida desde o início deste ano, estava prevista desde Outubro.

A plataforma SICO - Sistema de Informação dos Certificados de Óbito - aplicada por despacho do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, tem por objetivo permitir a articulação entre todas as entidades intervenientes no processo de certificação de óbitos, garantindo, segundo se lê em comunicado, «a comunicação eletrónica de óbitos às conservatórias do registo civil e a melhoria do sistema de identificação das causas de morte».

O SICO integra informação do Ministério Público, das autoridades policiais, dos hospitais, dos centros de saúde e do Instituto de Medicina Legal e começou por ser testado nos Hospitais da Universidade de Coimbra e nos serviços da Delegação Centro do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Investimento em publicidade móvel foi o que mais cresceu no ano passado



O investimento por parte dos anunciantes no formato móvel cresceu mais de 100% em 2013 face ao ano anterior.

A notícia é dada pela Millennial Media que recolheu dados comprovativos de que o maior anunciante em publicidade móvel foi a indústria farmacêutica, com um crescimento de 744% no trimestre de julho a setembro, face ao período homólogo em 2012. Os media aparecem em segundo lugar com um aumento de 530%, e a área do desporto completa o pódio, em terceiro lugar, com uma subida de 411%.

A evolução positiva deste segmento publicitário deverá continuar nos próximos anos, embora de forma menos acentuada, prevendo-se que em 2014 o crescimento do investimento em publicidade móvel abrande para os 62,1%, o que corresponde a mais de 22 mil milhões de euros.

A tendência só se prevê que pare em 2017, quando é esperado que a despesa em anúncios para dispositivos móveis esteja próxima dos 53 mil milhões de euros.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

XII Encontro Público PASC



O 12º Encontro Público PASC - Plataforma Ativa da Sociedade Civil, intitulado "Um Olhar Interior Sobre a Realidade Nacional", vai realizar-se a 18 de janeiro de 2014, às 15h30, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu.

Este Encontro Público PASC, parceira da APDSI, vai contar com as intervenções de Fernando Ruas, José Luís Nogueira, João Salgueiro e Adriano Moreira.

Esta é a primeira vez que a organização, que reúne 38 associações da sociedade civil, vai fazer um dos seus encontros públicos fora de Lisboa numa decisão que a PASC explica em comunicado publicado no seu blogue oficial: «Viseu, porque foi considerada a melhor cidade para viver; porque é o centro do país, no lugar do coração; porque é um lugar de memórias que vão de Viriato, a Afonso Henriques, D. Duarte, Infante D. Henrique, Grão Vasco; porque é uma terra que no presente já se constrói no futuro. E, por fim, porque entre as sete pessoas que iniciaram esta ideia da PASC, em finais de 2009, dois são de Viseu, isto é, a PASC tem também alguma coisa de Viseu e de Viriato».

A entrada para o 12º Encontro Público PASC é gratuita.

sábado, 4 de janeiro de 2014

«INFORMATION ECONOMY REPORT 2013»

 
 
Disponível neste endereço.

«Innovation in the realm of information technology continues its rapid pace, with cloud computing representing one of the latest advances.
Significant improvements in the capacity to process, transmit and store data are making cloud computing increasingly important in the delivery of public and private services.
This has considerable potential for economic and social development, in particular our efforts to achieve the Millennium Development Goals and define a bold agenda for a prosperous, sustainable and equitable future.
The Information Economy Report 2013 marks the first time the United Nations is examining the economic potential of cloud computing for low- and middle-income countries, where rates of adoption are currently low.
With governments, businesses and other organizations in the developing world considering whether to migrate some or all of their data and activities to the cloud, this publication is especially timely.
I commend its information and analysis to all those interested in learning more about the benefits and risks of the cloud economy».
Ban Ki-moon
BAN Ki-moon
Secretary-General
United Nations

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

União Europeia premeia projeto de combate a espionagem online


A União Europeia premiou
com dez milhões de euros o projeto imPACT que se dedica à proteção da privacidade dos internautas.

O prémio ERC Synergy Grants foi atribuído a um grupo de quatro os professores de ciências da computação que trabalham em instituições universitárias alemãs e que estão a desenvolver um projeto que pretende vir a proteger os internautas de ações de espionagem e fraude. 

Michael Backesm, Peter Druschel, Rupak Majumdar e Gerhard Weikum têm vindo a aperfeiçoar um método que exponha os autores de espionagem sem, contudo, comprometer «a liberdade de opinião ou de acesso à informação e ao comércio características da Internet», explicam os responsáveis. 

Até ao momento ainda não existe uma solução definitiva para estes desafios mas estes quatro especialistas têm bons indicadores de evolução nesse sentido. Segundo Michael Backesm o processo é muito complexo devido aos próprios conflitos que os conceitos encerram: «Por exemplo, permitir a privacidade e o anonimato na web e, simultaneamente, responsabilizar os utilizadores pelas suas ações em caso de má conduta intencional, é algo muito difícil de se conseguir. Além disso, também não se consegue determinar a fiabilidade dos dados publicados anonimamente».

Serão todas estas questões ainda sem solução que formam o objeto da investigação que o fundo atribuído pela União Europeia poderá ajudar a resolver.