quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Pequeno-Almoço Negócios 2.0

À esq.: Eng.ª Ana Neves e Prof.Dias Coelho, presidente da Direção da APDSI

A APDSI organizou, a 27 de fevereiro de 2014, o Pequeno-Almoço temático dedicado aos "Negócios 2.0". Num ambiente informal e de proximidade, na sede da Associação, a Eng.ª Ana Neves e o Eng.º Jorge Pereira dinamizaram o debate de temas relacionados com as redes sociais enquanto potenciadoras de novos negócios e ferramentas com capacidade para construir ou destruir uma marca.

Os participantes, com experiência e interesse comprovado nos assuntos, expuseram dúvidas e intervieram de forma dinâmica.

Uma das questões que motivou alguma controvérsia teve a ver com o fato da presença nas redes sociais poder ser, ou não, prejudicial. Desde que a linguagem e a estratégia de comunicação estejam bem adaptadas, concluiu-se que é sempre positiva a presença no Facebook, Twitter ou LinkedIn.

O papel dos social media no apoio ao cliente também foi apontado como uma mais-valia, principalmente para as grandes marcas. Com o pequeno-almoço em simultâneo, os intervenientes terminaram com um saudável debate de ideias construtivo e agradável.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

3ª Exposição GAMMA de fotografia



Está em exibição, no Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinha, em Lisboa, a "III Exposição GAMMA de Fotografia" da autoria de Miguel Fernandes.

Intitulada "A Força da Simples Presença - A "Álvares Cabral" na Somália", a mostra de fotografias vai estar patente ao público até ao dia 6 de Abril, e pode ser vista de terça a domingo, entre as 10h00 e as 17h00.

Esta é uma iniciativa do Grupo de Amigos do Museu de Marinha - GAMMA.


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Quidgest apresenta o seu 7º Seminário Tecnológico



A Quidgest vai realizar o seu 7º Seminário Tecnológico, dedicado ao acompanhamento das mais recentes tendências na Engenharia de Software, no próximo dia 11 de março, entre as 09h00 e as 13h00, no Complexo Interdisciplinar do Anfiteatro Abreu Faro do Instituto Superior Técnico da Alameda, em Lisboa.

Para acompanhar as necessidades do mercado, os sistemas de informação têm de evoluir de forma rápida e evolutiva. A geração automática de código, de que é exemplo o Genio da Quidgest, é uma ferramenta que permite responder a este desafio.

Ao longo da manhã de trabalhos vão ser apresentadas as principais diferenças entre a geração automática de código e a "engenharia" manual de software, as vantagens da metodologia Agile na produção de resultados e na interação com decisores e utilizadores, o Genio entre os novos paradigmas da engenharia do software, o mundo das tecnologias usadas e integradas no Genio e a rede de parceiros QuidNet.

No final é proposto o debate dinâmico e interativo, para o qual todos os participantes poderão trazer as suas dúvidas, ideias, sugestões e desafios.

O 7º Seminário Tecnológico conta com as participações de João Paulo Carvalho, Senior Partner da Quidgest, Alberto Rodrigues da Silva, Professor do Departamento de Engenharia Informática do IST, Rodrigo Serafim, CTO da Quidgest, António Lourenço, Consultor Tecnológico da Quidgest, e Miguel Mira da Silva, Professor do Departamento de Engenharia Informática do IST. Pode inscrever-se aqui.


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Conferência: "As TIC e a Saúde no Portugal de 2013"



A Saúde em Portugal vive um momento que nos permite ver onde estamos, para onde vamos e se vamos no bom caminho ou se terá que ser alterado, tendo em conta o quanto as TIC são importantes na transformação e evolução da dinâmica da Saúde. A ideia foi deixada pelo Secretário de Estado da Saúde, Manuel Ferreira Teixeira, na 5ª edição da conferência anual realizada pela APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação sobre “As TIC e a Saúde”.

«A qualidade da Saúde e a relação do utente com as entidades responsáveis fazem com que as TIC tenham um papel cada vez mais relevante. As TIC estão entre os principais fatores do sistema de saúde, muitas vezes na desmaterialização para suportes mais subtis. A evolução é isto», afirmou o representante do Governo.

Manuel Ferreira Teixeira ressalva que a estratégia do Executivo tem sido focada na integração de dados, ou seja, independentemente da localização do utente, a informação deve estar disponível e não duplicada, e no desmaterializar do processo de prescrição e dispensa de medicamentos: «Para aplicar esta estratégia estão a ser feitas importantes renovações nas diferentes redes que intervêm no Sistema Nacional de Saúde».

Na conferência, o projeto “Plataforma Gulbenkian para um Sistema de Saúde Sustentável - Health in Portugal: a Challenge For The Future” foi apresentado pelo professor João Soares, da Fundação Calouste Gulbenkian, sobre como será a saúde no Portugal de 2050. O projeto arrancou em 2008, quando foi construída a plataforma. «Isto não nasceu por causa da crise ou dos cortes. Nasceu por um conjunto de observações sobre aquilo que está a mudar na Saúde», começou por explicar o responsável da Fundação.

O padrão demográfico, o das doenças e o da saúde em geral, foram analisados e perspetivados até 2050. Hoje em dia assistimos a um aumento do número de idosos o que, segundo o professor João Soares, vai ser um problema para a saúde porque «estamos a ficar mais velhos, mais doentes e, por isso, ficaremos mais caros, o que nos leva a pensar que o modelo a seguir tem de ser diferente» e também porque o padrão das doenças se vai alterando.

Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, focou a sua apresentação nos esforços feitos pela SPMS em 2013 e 2014, começando por dizer que esta «ainda não é uma organização virada para o serviço porque é bastante complexo definir a todo o instante quem é o nosso cliente».

Num balanço a estes quatro anos de atividade da SPMS, o Presidente do Conselho de Administração sublinhou que presentemente já há mais de 175 mil prescrições diárias online. «A Prescrição Eletrónica Médica (PEM) está a atingir valores considerados mais interessantes aos olhos das TIC na Saúde. Nunca a prescrição de cuidados respiratórios foi tão cuidadosa como agora. Isto está a mudar a forma como trabalhamos», garantiu Henrique Martins, que ainda acrescentou dados para a Plataforma de Dados de Saúde (PDS), que já atinge os 5000 visitantes por dia, tendo registado mais de 176 mil só em janeiro deste ano, o que corresponde a 9% de pessoas registadas.

Ainda durante a manhã foi apresentado por Carlos Sousa, do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, a fase de maturidade a que o processo clínico eletrónico já chegou naquela instituição de saúde que se prepara agora para "fechar o ciclo".

A conferência da APDSI contou, ainda, com a exposição dos casos de sucesso das cinco Associações Regionais de Saúde do país, bem como os produtos e soluções que o mercado das tecnologias já oferece e está a estudar 

De referir que esta foi a última conferência da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação que contou com a intervenção do professor José Dias Coelho, na qualidade de presidente da Direção. «Se as Associações não se renovarem correm o risco de não evoluírem», justificou.

A conferência realizou-se na quinta-feira, dia 20 de fevereiro, no Auditório do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, sob a coordenação da Prof. Dra. Maria Helena Monteiro.

Plano de Atividades 2014



Na reunião da Conselho Geral, realizada no passado dia 29 de janeiro, a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação apresentou o plano anual de atividades para 2014.

Todas as atividades, que poderá consultar no documento em anexo, por requererem intervenção altamente qualificada de recursos humanos, só são exequíveis com o empenho e envolvimento direto dos sócios da APDSI. Segundo a nossa perspetiva, os sócios individuais contribuem como autêntico "capital humano", e os sócios institucionais contribuem com recursos financeiros e também com "capital humano".

O Plano de Atividades da Associação é o fruto desta interdependência. Assim, a APDSI espera contribuir para que 2014 seja um ano de mudança que possa acelerar a superação da crise em que vivemos há vários anos, aproveitando as oportunidades que se nos oferecem.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Eurobarómetro assinala Dia Europeu da Proteção de Dados com infografias



O Eurobarómetro assinalou o Dia Europeu da Proteção de Dados com a publicação de um conjunto de infografias que revelam o comportamento online dos inteuranutas europeus e os seus principais receios quando navegam na web.

O resultado está publicado no sítio na web do Parlamento Europeu e agrega visualmente o resultado dos dados apurados ao longo do ano passado sobre a vivência online dos europeus. De salientar que na Europa há ainda 28% de cidadãos que nunca acederam à Internet. Portugal tem das menores taxas de utilização dos canais digitais. 


Os gráficos mostram que a maior preocupação dos europeus quando navegam na Internet está na segurança dos seus dados que 37% temem que venham a ser roubados. Estes receios em relação à segurança e tratamento dos dados digitais são mais significativos quando há empresas envolvidas e não tanto quando os dados são entregues a organismos públicos, mostra o mesmo estudo. 

A infografia criada para assinalar o Dia Europeu da Proteção de Dados, 27 de janeiro, revela ainda que a ação mais comum dos europeus para se protegerem online é a instalação de software antivírus e que a principal tarefa realizada na web é o acesso ao e-mail, seguida da consulta de notícias e da utilização de redes sociais.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Pequeno-Almoço Negócios 2.0



Quer saber como as redes sociais o podem ajudar a reinventar o seu negócio? Ou ajudá-lo a aumentar a notoriedade da sua marca, dos seus produtos e serviços? Quer descobrir como usar estes canais como fonte de informação sobre os seus clientes, atuais e futuros? Então venha tomar o pequeno-almoço connosco!

No próximo dia 27 de fevereiro, entre as 8h30 e as 10h00, a APDSI convida-o a vir tomar o pequeno-almoço em 90 minutos dedicados à reflexão, ao debate descontraído e à apresentação de ideias e sugestões práticas para ajudarem a impulsionar o seu negócio online.

Inscreva-se e venha ter connosco à sede da APDSI, na Rua Alexandre Cabral, nº2 - Loja A, em Telheiras, Lisboa, para o ajudarmos a descobrir:

- Como as redes e ferramentas sociais podem originar novos modelos de negócio;
- Como as redes e ferramentas sociais podem originar novos negócios e empresas;
- Como as redes sociais podem ajudar a construir / destruir uma marca;
- Como recolher a opinião dos seus clientes através das redes sociais;
- Como as redes sociais o podem ajudar a conhecer melhor o mercado.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias para secretariado@apdsi.pt e limitadas a 30 participantes. 

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Justiça e Redes Sociais

Talvez tenha reparado no trabalho seguinte do NYT porque recentemente tinha sabido da inicitiva da APDSI Pequeno almoço-Negócios 2.0, e pensei que, quem sabe!,  poderia estar aqui mais um ponto de partida para  uma futura conversa. E assim sendo, registe-se para tomar lugar:
 
«Social Media, a Trove of Clues and Confessions
(...)
But legal scholars, judges and ethicists say that social media is also creating a range of new challenges for law enforcement. In some cases, the flood of digital information has overwhelmed investigators. False tips, now easier to submit anonymously, send the police on more wild goose chases. Meanwhile, these new types of evidence are forcing judges to make tough calls about how best to ensure impartiality and what limits to put on jurors’ free speech rights.
“We all have a Fifth Amendment right not to incriminate ourselves,” said Lori B. Andrews, a social media expert and law professor at Chicago-Kent College of Law of the Illinois Institute of Technology, who maintains that social media is creating novel threats to the right to a fair trial. (...)». Leia na integra.
E como estas coisas são como as cerejas, como ler isto à luz do conceito de Informação documental e do valor de prova em geral?

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Governo da Rússia proíbe o uso de bitcoins



O Executivo da Rússia proibiu a utilização da moeda virtual "bitcoin". A notícia foi avançada pela agência Reuters.

As autoridades russas mostraram-se preocupadas com a circulação de moedas alternativas, que consideram que «poderão ser utilizadas para efeitos de lavagem de dinheiro».

De acordo com a mesma fonte, o Governo da Rússia considerou que sistemas de pagamento anónimos, paralelos, não poderão ser usados por entidades individuais ou legais.

De recordar que, já no final de Janeiro o Banco Central da Rússia tinha afirmado que o comércio através deste sistema de dinheiro virtual é «altamente especulativo, com elevados riscos financeiros inerentes».

A "bitcoin" é uma unidade monetária virtual que pode ser transferida através de PC ou smartphone sem necessidade de existir uma instituição financeira envolvida no processo.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Faltam profissionais de segurança em TI



Falta cerca de um milhão de profissionais de segurança de TI. O deficit de profissionais para combater ameaças informáticas foi testemunhado no Relatório Anual de Segurança da Cisco.

Segundo os dados apresentados, em 2013 as ameaças destinadas a tirar partido da confiança dos utilizadores em sistemas, aplicações e redes pessoais atingiram «níveis alarmantes em que as vulnerabilidades e ameaças a nível global atingiram os seus mais altos níveis desde 2000».

Esta falta de profissionais está a surgir, também de acordo com a empresa de soluções para redes e comunicações, devido à sofisticação das táticas e da tecnologia utilizada pelos cibercriminosos que são, actualmente, superiores à capacidade de resposta dos departamentos de TI e profissionais de segurança. 

O relatório mostra que o cenário mudou drasticamente dos ataques individuais, com prejuízos limitados, para operações de cibercrime organizado bastante sofisticadas e capazes de causar consequências significativas às grandes empresas e aos Governos. 


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

ICANN aprova novos nomes de domínio



A ICANN - The Internet Corporation for Assigned Names and Numbers - autorizou cerca de uma centena de novos nomes de domínio. A notícia foi divulgada no próprio site oficial da entidade.

A partir de agora, combinações com .pink, .luxury, .club, .photo e .social podem começar a surgir em vez dos já bem conhecidos .com, .net e .org.

Desde o início deste ano a entidade responsável pela "gestão" da Internet aprovou mais de uma centena de novos gTLD (generic Top-Level Domains), elevando as possibilidades de registo de endereços de 22 para cerca de 1.400 variantes. Os primeiros domínios genéricos de "nova geração" foram apresentados em outubro de 2013 quando, pela primeira vez na história, a ICANN permitiu endereços em caracteres não latinos. 

Desde o início de 2014 que o número de TLDs aprovados pela ICANN já supera os 30 nomes.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Dia da Internet Segura



A Fundação Portuguesa das Comunicações | Museu das Comunicações associa-se às comemorações do Dia da Internet Segura através da realização de uma Oficina do Dia da Internet Segura.

Sob o mote "Juntos vamos criar uma Internet melhor" o evento realiza-se nos dias 11 e 15 de fevereiro, entre as 15h30 e as 18h00.

Se joga online, tem email, partilha fotografias e sabe o que é firewall, antivírus, antispyware, worms, pop-ups, cookies, chats, então também pode participar em diversos jogos que têm por objetivo ajudar a navegar com segurança na Internet. No final, haverá espaço para um debate.

«Handbook on European data protection law»






«This handbook provides an overview of the law applicable to data protection in relation to the European Union (EU) and the Council of Europe (CoE).
The handbook is designed to assist legal practitioners who are not specialised in the field of data protection; it is intended for lawyers, judges or other practitioners as well as those working for other bodies, including nongovernmental organisations (NGOs), who may be confronted with legal questions relating to data protection.
It is a first point of reference on both EU law and the European Convention on Human Rights (ECHR) on data protection, and it explains how this field is regulated under EU law and under the ECHR as well as the CoE Convention for the Protection of Individuals with regard to Automatic Processing of Personal Data (Convention 108) and other CoE instruments. Each chapter first presents a single table of the applicable legal provisions, including important selected case law under the two separate European legal systems. Then the relevant laws of these two European orders are presented one after the other as they may apply to each topic. This allows the reader to see where the two legal systems converge and where they differ. (...)». Continue a ler.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Conhece o Fórum dos Serviços?



A APDSI dá-lhe a conhecer o Fórum dos Serviços, criado por iniciativa da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP). O Fórum tem por objetivo constituir um espaço aberto ao estudo, ao debate, à elaboração de propostas e ao desenvolvimento de iniciativas conjuntas relacionadas com o setor e as atividades de serviços na economia portuguesa.

Trata-se de um espaço convergente e autónomo, sem expressão jurídica própria, e cujas posições assumidas publicamente resultam, unicamente, do consenso entre os seus membros.

No seio do Fórum dos Serviços têm lugar associações, empresas, investigadores e personalidades de reconhecido mérito e outras entidades relevantes.

Cada uma destas entidades irá contribuir para o estudo do papel do setor dos serviços e das atividades imateriais na atual economia mundial e nas cadeias de valor globalizadas, irá ajudar a definir um "novo modelo" para a economia portuguesa, adequado às especificidades de Portugal no contexto da economia global, apresentará de propostas de política pública, tendo como principais critérios orientadores a elevação do desempenho global da nossa economia e a promoção de iniciativas de âmbito coletivo, envolvendo as próprias empresas.

Pode consultar o Plano Anual de Atividades do Fórum dos Serviços aqui.