quinta-feira, 31 de julho de 2014

Inglaterra faz avisos de sensibilização em sites de pirataria



Os ingleses que acederem a sites onde são disponibilizados ilegalmente conteúdos protegidos por direitos de autor, vão ser apenas convidados a fecharem a página. A Unidade Criminal de Propriedade Intelectual do Reino Unido está a substituir os anúncios nas páginas pirata por alertas anti-pirataria.

A notícia é avançada pelo site The Next Web que esclarece que a polícia vai contar com a ajuda da empresa Project Sunblock neste novo método de sensibilização. 

De acordo com o líder da força policial, Andy Fyfe, muitos internautas dão credibilidade a determinados sites por causa dos anúncios que lá existem e que por vezes pertencem a marcas conhecidas. Para combater este cenário os internautas britânicos que acederem a conteúdos pirata vão ficar a saber que o site em questão está a ser investigado e que o utilizador deve fechar a janela do navegador

Os sites que estão a ser alvo da nova ação de sensibilização foram todos denunciados por entidades que detêm direitos de autor e que conseguiram fazer prova de que as páginas Web estão a cometer um crime ao disponibilizarem determinados conteúdos. 

Os administradores das páginas serão depois contactados para que as mesmas sejam fechadas de forma voluntária. Se tal não se verificar, as autoridades tentam a suspensão do site ou então substituem os anúncios para assim cortarem uma das fontes de rendimento da pirataria.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Questionário "Orientação ao cidadão e a colaboração no e-Government em Portugal 2014"


Se participa ou participou na conceção de aplicações ou sistemas de informação no âmbito da administração pública portuguesa, solicita-se o preenchimento, até 15 de agosto, do questionário sobre "Orientação ao cidadão e a colaboração no e-Government em Portugal 2014", que se encontra disponível online aqui.

Trata-se de um estudo no âmbito do doutoramento em Administração Pública conduzido pelo Dr. Luís Vidigal, Vogal da Direção da APDSI, para o qual se solicita a sua preciosa ajuda.

O âmbito desta investigação abrange o maior número de pessoas envolvidas em projetos / sistemas de e-Government em Portugal, quer como agentes da administração pública quer como fornecedores privados. Pretende-se o preenchimento de tantos questionários quantos os projetos em que cada inquirido esteja ou tenha estado envolvido. O tempo de preenchimento deste questionário não ultrapassa os 15 minutos.

As respostas são totalmente confidenciais e espera-se que os resultados desta investigação possam contribuir para uma melhoria das políticas públicas nesta área.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Portugal obtém duas medalhas em competição internacional de programação



De 12 a  20 de julho realizou-se em Taiwan a 26ª edição das Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI). Mais de 300 alunos de cerca de 80 países participaram no evento que coloca à prova os seus conhecimentos informáticos e algorítmicos.

Desde 1991 que Portugal participa neste evento, enviando os seus melhores alunos selecionados através das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI), organizadas presentemente pela APDSI. Este ano a delegação portuguesa foi constituída pelos alunos João Rocha (12º ano do Colégio Paulo VI, Gondomar), Pedro Amaro (12º ano da Escola Secundária de Monserrate, Viana do Castelo), Pedro Silva (12º ano do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, V. N. Famalicão) e Gonçalo Paredes (10º ano da Escola Secundária de Avelar Brotero, Coimbra), sendo liderada por Pedro Ribeiro e Pedro Paredes, ambos da Universidade do Porto.

A equipa portuguesa deu o seu melhor e obteve um lugar meritório. Este ano não foi possível alcançar nenhuma medalha nas IOI, mas a ambição de fazer mais e melhor continua, sendo que Portugal está no seu melhor período histórico, uma vez que antes de 2009 só tinha conquistado uma medalha de bronze nas IOI, e desde 2009 já conseguiu obter quatro medalhas, todas também de bronze.

Durante as IOI foram também entregues os prémios correspondentes ao Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência (CIIC), uma prova internacional destinada a preparar os melhores alunos de vários países da América Latina e da Península Ibérica para as IOI. Os melhores alunos das Olimpíadas Nacionais foram convidados para representar Portugal no CIIC e o resultado foi a obtenção de duas medalhas de prata (João Rocha e Afonso Santos), continuando a boa prestação portuguesa no CIIC, onde Portugal já conquistou mais de 20 medalhas nos últimos seis anos.

Em 2015 teremos nova edição das ONI, em várias fases, culminando na seleção dos alunos que irão representar Portugal nas IOI'2015, em julho do próximo ano no Cazaquistão. Segundo os responsáveis a organização portuguesa tudo fará para regressar à conquista das medalhas já nas próximas IOI.

De referir que a equipa anfitriã deste ano conquistou uma medalha de ouro e três de prata, sendo que o jovem que ganhou o ouro, Chen Po-en, é um sobrevivente de leucemia.

«Desenhos Digitais permitem colorir sítios onde é proibido»


E do site da  CM de Guimarães:
«(...)
O projeto “Coloris Guimarães” tem como objetivo apelar à criatividade dos frequentadores do Centro Histórico no sentido de personalizarem, a seu gosto, um dos imóveis mais emblemáticos do centro da cidade.
A atividade, que decorrerá sempre entre as 21 e as 24 horas, volta a ser realizada nos dias 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de julho, com exceção do primeiro fim de semana do próximo mês, altura em que será promovida uma “Noite Branca” em Guimarães.
O transeunte é convidado a pintar a fachada do edifício com recurso a uma caneta digital, enquanto um quiosque digital, com software especialmente desenvolvido para o efeito, serve de interface.
O munícipe pode escolher cores e tipos de pincel, podendo também apagar a sua última ação ou parte da linha. A iniciativa dirige-se a todas faixas etárias e desde a criança de 3 anos ao desenhador profissional». Saiba mais.



quarta-feira, 23 de julho de 2014

Cabo Verde tem novo portal do cidadão




Cabo Verde lançou na segunda-feira, 21 de julho, uma nova versão do portal do cidadão. O "Porton di nos Ilha" (expressão em crioulo que significa, em português, Portão da nossa Ilha) é um sítio na web que, segundo comunicado publicado pela agência Lusa, pretende «facilitar, simplificar e inovar o funcionamento e os serviços do Estado disponíveis a cidadãos nacionais e estrangeiros, através de muitas funcionalidades que irão transformar e modernizar a Administração Pública (AP) do país, prestando um melhor serviço aos cidadãos e às empresas».

A ferramenta de atendimento, cuja primeira versão foi lançada há sete anos, disponibiliza ao utente (cidadão ou empresa) os principais produtos e serviços que tradicionalmente lhe são prestados presencialmente. Com a atualização feita pelo Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI) cabo-verdiana, o portal proporciona também maior de interação e um leque de serviços mais amplo.

O Secretário de Estado da Administração Pública cabo-verdiana, Romeu Modesto, diz que a anterior versão do portal cumpriu com a sua missão e que a nova página corresponde a «um trabalho profundo para introduzir transformações significativas» na AP do país. Nestes sete anos o governante admite que houve uma redução nos custos e na burocracia graças ao "Porton di nos Ilha".

Segundo os dados divulgados pela administração pública de Cabo Verde, até ao momento, cerca de dois mil cabo-verdianos visitavam diariamente o portal, mas com a nova versão «espera-se que possa ser visitado por cerca de cinco mil pessoas diariamente, tanto no país como na diáspora».

De recordar que a 29 de novembro do ano passado estas questões foram abordadas na 1ª Conferência de Governo Eletrónico - CPLP, organizada pela APDSI, AMA e CPLP.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Quidgest: Q-Day Conference 2014



Estão abertas as inscrições para o Q-Day Conference 2014, da Quidgest, que vai realizar-se a 18 de setembro, entre as 9h00 e as 18h00, na Culturgest, em Lisboa, sob o tema "Decidir Melhor".

A conferência, onde vão ser apresentados exemplos de decisores que apostam na inovação e em modelos e sistemas de apoio à tomada de decisão, permite-lhe, enquanto participante, contribuir também para um melhor conhecimento dos processos de tomada de decisão.

A 6ª edição do Q-Day Conference coincide, como habitualmente, entrega do "Prémio Decidir Melhor", uma iniciativa pioneira da Quidgest que visa contribuir para um melhor conhecimento dos processos de decisão em Portugal.  Os trabalhos premiados serão divulgados e distribuídos de forma alargada «no sentido de elevar o nível de notoriedade e relevância do tema para todos os potenciais interessados», lê-se na nota de imprensa da Quidgest.

Tradicionalmente, cada edição do Q-Day Conference coloca um país emergente em destaque. Este ano Marrocos é o país convidado. As potencialidades que o mercado marroquino tem atualmente coloca-o como um dos principais países de destino das exportações portuguesas.

Dirigido a clientes, parceiros, gestores, responsáveis de informática e líderes de opinião, o Q-Day Conference é o encontro anual da Quidgest que visa contribuir para a definição de novos caminhos globais para a evolução do setor das Tecnologias da Informação.

Temas em destaque nas Conferências:

- Reindustrialização e Crescimento Económico
- Gestão Pública no Pós-Troika
- Tecnologia, Emprego e Qualificação
- Pensamento Estratégico nas Organizações

A decorrer em paralelo às conferências, os workshops constituem-se como uma oportunidade única para os congressistas adquirirem novas competências nas seguintes áreas:

- Gestão de Recursos Humanos
- Logística e Gestão de Ativos
- Banca, Seguros e Gestão Financeira
- Gestão Estratégica
- Gestão Documental

quinta-feira, 17 de julho de 2014

PASC formalmente constituída



Foi hoje formalmente constituída a PASC - Plataforma de Associações da Sociedade Civil. Casa da Cidadania. A APDSI é uma das suas Sócias Fundadoras.

Desejamos à PASC e a todas as Associações que a integram os maiores sucessos!

quarta-feira, 16 de julho de 2014

NSA controla utilizadores que pesquisam ferramentas de privacidade online



A Agência Nacional de Segurança norte-americana (NSA) está a rastrear os utilizadores que pesquisam informações sobre o software de anonimato Tor e sobre o sistema operativo Tails, o mesmo usado por Edward Snowden. A informação foi tornada pública pelo site The Verge que cita três investigadores que trabalham para o Tor - o software gratuito que tem por objetivo proteger o anonimato pessoal ao navegar a Internet e em diversas atividades online.

Este modelo de navegador de Internet que garante o anonimato da navegação e que permite circundar limitações geográficas de conteúdos, assim como de resultados de motores de busca, há bastante tempo que está identificado pela NSA que pretende quebrá-lo.

O mesmo se aplica aos internautas que fazem pesquisa sobre a distribuição Linux Tails, a mesma que é usada pelo ex-consultor informático Edward Snowden. Até os visitantes de uma publicação especializada, o Linux Journal, podem ser identificados pelo serviço de inteligência norte-americano.

terça-feira, 15 de julho de 2014

CIDADES E «BIG DATA» | « But Big Data can be both a blessing and a curse»



«A transformation is underway in real estate and cities around the world. Data, sensor networks and new visualization models are poised to change the ways cities and real estate are managed around the world. The growth of smart buildings and smart cities is being enabled by these innovative technologies, along with new models for stakeholder engagement and an evolving understanding of how the pieces fit together.
But Big Data can be both a blessing and a curse. How do you effectively analyze millions of bits of data, filtering out the noise from the information you need to know? How do you leverage that information to make real-time decisions that improve efficiency, unlock value and maximize occupant well-being? In this day-long event, a group of influential building owners, portfolio managers and others will explore how companies are building a business case for harnessing data, and how they’re achieving results that bring value to buildings, neighborhoods and cities».


sexta-feira, 11 de julho de 2014

Pequeno-Almoço Educação 2.0



A APDSI organizou, a 10 de julho de 2014, mais um Pequeno-Almoço temático, desta vez numa abordagem informal à “Educação 2.0”. Como habitualmente, as duas horas de debate e troca de ideias decorreram na sede da Associação e passaram à volta de assuntos como os perigos e as oportunidades que as redes sociais oferecem em contexto escolar, nomeadamente no diálogo entre professores e alunos e entre professores e encarregados de educação.

A Engª Ana Neves dinamizou a conversa na qual participaram representantes de instituições de ensino desde o pré-escolar até ao universitário mas também da parte técnica da Educação 2.0 com a introdução no grupo de soluções tecnológicas para salas de aula e ainda o representante do portal weduc - uma rede social portuguesa para a educação.

Com o pequeno-almoço em simultâneo, a primeira grande conclusão a que este grupo de debate chegou é que não há nenhuma circunstância em que a tecnologia, por si só, resolva as resistências naturais já criadas pelo próprio indivíduo, o que pode justificar algum fracasso nas tentativas de introdução de blogues e wikis no contexto de aulas mesmo que se trate do Ensino Superior.

No âmbito das experiências partilhadas no encontro “Educação 2.0” percebeu-se que a inexistência de certos hábitos sociais, como o trabalho em grupo e o manifestar de opiniões publicamente, faz com que as ferramentas tecnológicas existentes não sejam usadas de maneira colaborativa sendo que, no entender do grupo, o inverter desta tendência pode demorar décadas.

Os participantes mostraram também pontos de vista divergentes no que diz respeito à presença, ou não, dos pais na sala de aula. Se, por um lado, alguns professores entendem que as crianças se portam melhor com os pais por perto, outros pensam que os filhos se podem sentir controlados e vir a “fugir” do ambiente online que os encarregados de educação possam controlar.

Nos minutos finais das duas horas dedicadas à “Educação 2.0” foram referidas as MOOC (Massive Open Online Content) como o exemplo de universidades online para milhares de alunos em simultâneo, a partilha de apresentações em slideshare e, nas formações de curta duração, a necessidade que se impõe mas que acaba por ser abandonada, de dar continuidade ao tema fora do contexto da formação.

De recordar que esta foi a quarta edição dos Pequenos-Almoços temáticos da APDSI dedicados à realidade 2.0. Este ano já foram abordados os “Negócios 2.0”, em duas sessões, e o “Amor 2.0”, numa das bem melhor sucedidas manhãs de conversa na APDSI. Em Setembro, a APDSI retomará estas actividades.

No sítio na web da APDSI encontra alguns dos links dados no encontro como exemplos a seguir.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Livro de reclamações eletrónico até ao final do ano



O Governo apresentou um conjunto de medidas para a área do Comércio e da Restauração que passa pela introdução de um livro de reclamações eletrónico, a revisão do Código da Publicidade e a promoção do financiamento colaborativo.

No total são 36 medidas, que fazem parte da agenda para a Competitividade do Comércio, Serviços e Restauração para o período de 2014 a 2020, distribuídas por cinco eixos estratégicos.

Até ao final do ano está prevista a criação de uma nova versão do livro de reclamações eletrónico que será partilhada por organismos como a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) ou Banco de Portugal.

Na área da economia digital está igualmente pensada a revisão do Código de Publicidade, no sentido de regular a publicidade online, assim como a transposição para Portugal das regras comunitárias sobre a resolução alternativa de litígios nas vendas à distância.

"Dar o Salto" em Lisboa


No próximo dia 11 de julho, entre as 19h00 e as 22h00, venha "Dar o Salto" na Rua Bernardim Ribeiro, nº43, em Lisboa. Depois de "Acreditar em ti" e "Formatado troca d'ideias", este é um novo workshop que pretende ajudar a criar novas rotinas e obter melhores resultados na gestão do tempo e das relações pessoais.

O evento tem, ainda, um fundamento solidário já que à inscrição, de 7,50 euros, acresce o pedido de um alimento não perecível para ser doado à Casa da Criança de Tires. As inscrições podem ser feitas por e-mail para info@tinarua.pt.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Portugal vai ter regras para jogos e apostas desportivas online



O Governo vai criar, até ao final deste ano, legislação para jogos e apostas desportivas online. A notícia é avançada pelo JN. Além desta ser uma lacuna na legislação nacional verificada há vários anos, o Executivo também vai beneficiar com o pagamento de impostos sobre este tipo de atividades. 

De acordo com a mesma fonte, o Governo escolheu «um modelo aberto, sem concessão a exclusivos», mantendo apenas a exclusividade dos jogos sociais com a Santa Casa da Misericórdia. 

O modelo adotado significa que todas as empresas interessadas em ter atividade no segmento dos jogos e apostas desportivas online vão ter que requerer uma licença e dar provas de que têm situação regular nas finanças e segurança social, tendo também que apresentar capacidade técnica e autonomia financeira. 

Entre as atividades que vão ser legisladas encontram-se os jogos de casino, o póquer, os jogos de máquinas, o bingo, as apostas desportivas à cota e as apostas hípicas, sempre que disponibilizadas em ambiente online. «O novo enquadramento normativo deverá, ainda, integrar um quadro sancionatório sólido e eficaz na prevenção e combate a atos ilícitos, garantindo que a exploração do jogo seja prosseguida de forma equilibrada e em sã concorrência», esclarece o comunicado do Conselho de Ministros, publicado pelo JN

A Inspeção Geral de Jogos vai ser a entidade fiscalizadora dos jogos online. 

sábado, 5 de julho de 2014

«STANDBY»

 

Eletroeletrónicos online desperdiçaram US$80 bi em energia em 2013

«Poucas pessoas param para pensar no consumo de energia do seu laptop quando o deixam ligado por horas sem estar sendo utilizado. Mesmo quem tem mais consciência e opta por colocar o aparelho em “hibernar” ou “standby”, não sabe que na realidade o gasto de energia pode continuar sendo alto.
Esse é o alerta que fez nesta semana a Agência Internacional de Energia (AIE), ao divulgar o relatório “More Data, Less Energy: Making Network Standby More Efficient in Billions of Connected Devices” (Mais Dados, Menos Energia: Fazendo o network standby mais eficiente em bilhões de aparelhos conectados).
(...)
Para se ter ideia do que isso significa, 400 TWh é mais energia do que é consumido durante um ano no Reino Unido e na Noruega. Além disso, representa US$ 80 bilhões em geração de energia jogados no lixo.
“A proliferação de aparelhos conectados à Internet traz muitos benefícios para o mundo, mas seus custos em energia estão bem acima do que deveriam ser”, disse Maria van der Hoeven, diretora-executiva da AIE.
“Consumidores estão perdendo dinheiro na forma de energia desperdiçada, o que, por sua vez, leva a maiores custos na geração e distribuição”, completou, informando ainda que, se nada for feito, o prejuízo ultrapassará os US$ 120 bilhões anuais até o fim da década». Leia na integra.

  

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Pequeno-Almoço Educação 2.0



Quais os perigos e oportunidades que as redes sociais oferecem em ambiente escolar? Que lugar ocupam as redes e ferramentas sociais no diálogo entre professores e alunos? Como pode ser feita a aprendizagem ao longo da vida através das redes e ferramentas sociais? Estas são algumas questões à volta das quais vai decorrer o próximo Pequeno-Almoço 2.0 da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI).

No dia 10 de julho, entre as 8h00 e as 10h00, a APDSI convida-o a vir tomar o pequeno-almoço em 120 minutos dedicados à conversa informal e troca de experiências sobre o impacto das redes e ferramentas sociais na educação.

Inscreva-se e venha ter connosco à sede da APDSI, na Rua Alexandre Cabral, nº2 - Loja A, em Telheiras, Lisboa.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e devem ser feitas aqui: http://fs3.formsite.com/APDSI/Educacao20/index.html, lembrando que a sala é limitada a 20 participantes.