terça-feira, 30 de setembro de 2014

«O digital altera a liberdade?»


Nos próximos dias 3 e 4 vai ter lugar no Centro Cultural de Belém o 3.º Encontro Presente no Futuro, com o tema À Procura da Liberdade. Um dos debates é o seguinte:
 
A lotação já está esgotada mas o encontro pode ser seguido diretamente através do site da iniciativa - aqui - onde se pode, entretanto,  saber mais.


2º Aniversário da Plataforma de Dados da Saúde



Na próxima quarta-feira, dia 1 de Outubro,  a SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE assinala o 2º aniversário da Plataforma de Dados da Saúde no auditório da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

A celebração do aniversário coincide com o lançamento da nova ferramenta PDS Live no Portal do Utente que será feito pelo Ministro da Saúde, Paulo Macedo.

A entrada no evento é gratuita mas tem de fazer a sua inscrição aqui.

Também pode consultar o programa online.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Apresentação do livro "Telemedicina em Portugal: onde estamos?"



O livro "Telemedicina em Portugal: onde estamos?" vai ser apresentado ao público no próximo dia 29 de setembro, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, às 10h00. A sessão de lançamento é de entrada livre.

Trata-se de um projeto desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública sobre a identificação da capacidade instalada da Telemedicina em Portugal.

A publicação tem por objetivo definir a frequência "real" da utilização dos equipamentos de telemedicina existentes no país e o impacto da sua utilização nos cuidados de saúde e na redução dos seus custos, nomeadamente em situações clínicas solucionáveis à distância por meios informáticos.

TECNOLOGIA | Mulheres Inovadoras




Porque trouxe a Geekettes para aqui? Pelo seguinte: «Geekettes is a global organization offering a platform for aspiring and current  women innovators in technology to learn and connect». Aqui o seu site. Neste o  artigo 'Something Powerful' for Women in Berlin's Technology Universe» duma série do NYT/International Herald Tribune  sobre o Factor Mulher neste início do sec.XXI, de que pode saber mais via este post.


terça-feira, 23 de setembro de 2014

35 anos do Serviço Nacional de Saúde



No âmbito das comemorações dos 35 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a Direção Geral de Saúde elaborou um vídeo, que pode ver mais abaixo, e que mostra uma evolução da Saúde dos Portugueses de 1979 a 2014.

De recordar que o SNS resulta do processo revolucionário de Abril de 1974 e da consagração dos direitos, liberdades e garantias conquistados na Constituição da República Portuguesa.




Grand Coalition for Digital Jobs Summit realiza-se a 3 de outubro



A CIONET e a Comissão Europeia, em colaboração com a APDSI, APDC, TICE.PT e ISACA, organizam, no próximo dia 3 de outubro, a Grand Coalition for Digital Jobs Summit. O evento, que vai realizar-se nas instalações da Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, vai contar com a presença de Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia, e de António Pires de Lima, o Ministro da Economia.

A cimeira tem como objetivo debater políticas concretas e planos de ação recomendados para três iniciativas: a retenção de recursos humanos no setor das tecnologias, a requalificação dos portugueses ou a atualização das suas competências, e a atração de "geradores" de emprego digital para Portugal, levando a um maior desenvolvimento das TIC em Portugal.

Entre o público presente e os restantes oradores do dia vão estar especialistas nas áreas de tecnologias, investimento, recursos humanos, educação e certificação, bem como diretores gerais de algumas das maiores e mais bem sucedidas empresas portuguesas. O evento vai centrar-se em quatro sessões plenárias onde um grupo de cerca de dez elementos vai debater e acordar um conjunto de medidas a implementar em Portugal para melhorar o emprego e investimento no setor das tecnologias em Portugal.

Um dos principais temas da cimeira será a contradição entre a existência, em Portugal, de um elevado grau de desemprego, e em particular entre os jovens, e o aumento da falta de competências no sector das TIC.

Consulte o programa no sítio na web da APDSI.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Sessão: Connected Health: Bridging the Gap Between Innovation and Practice - Champions & Partnerships (Portugal and UK)



No dia 7 de outubro, o Salão Nobre da Escola Nacional de Saúde Pública em Lisboa, vai receber uma sessão subordinada ao tema "Connected Health: Bridging the Gap Between Innovation and Practice - Champions & Partnerships (Portugal and UK)".

Nesta sessão vão ser apresentados os casos de estudo mais inovadores no que diz respeito à saúde em rede e, segundo a organização, esta é também uma boa oportunidade para conhecer as propostas atuais que a indústria das tecnologias da saúde em Portugal e no Reino Unido oferece.

Consulte o programa no sítio na web da APDSI.

Nasceu o primeiro carro impresso em 3D



Nasceu o Strati - o primeiro carro a ser produzido inteiramente numa impressora 3D. A notícia é avançada pela Exame Informática.

A iniciativa partiu da empresa Local Motors que demorou cerca de 45 horas a imprimir o Strati, um carro elétrico de dois lugares, com autonomia para andar 190 quilómetros a uma velocidade máxima de 65 km/h.

O objetivo da empresa passa por conseguir reduzir o tempo de impressão para 10 horas, o tempo que se demora em Detroit ou na Alemanha para produzir um carro numa linha de produção. Os responsáveis da Local Motors acreditam que a impressão 3D vai ser o futuro da indústria automóvel. O carro feito pela Local Motors foi fabricado num material facilmente reciclável e que pode ser usado noutros objetos.

O único aspeto desfavorável que os especialistas estão a apontar neste momento prende-se com a quantidade de energia necessária para a produção de um modelo. A Local Motors quer vender os planos por pouco mais de 23 mil euros.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Seminários Executivos para Dirigentes TIC do Governo de Angola



No âmbito do programa INOVAR, que promove a criação de uma rede de conhecimento para os dirigentes e especialistas das TIC na Administração Pública de Angola, o CNTI - Centro Nacional de Tecnologias de Informação, em parceria com a AMA, a APDSI e a INOK Consulting, promove um ciclo de seminários e workshops em soluções TIC desenvolvidas em instituições congéneres da Administração Pública em Portugal.

O objetivo é agregar valor e competências aos dirigentes e gestores de TICs da Administração Pública.


Considerando que, no ambiente angolano, na sequência da nova ordem administrativa, os Ministérios vão promover os departamentos de Tecnologias de Informação a Gabinetes, as entidades organizadoras dos seminários entendem que é necessário criar competências para os desafios que se impõem, em articulação com o CNTI na qualidade do instituto público com as competências de coordenar e garantir a intercomunicabilidade de funcionamento das TICs na Administração Pública e Órgãos do Estado.

Tecnologias Disruptivas no «Crescimento Verde»






Excerto do Documento
 «Compromisso para o CRESCIMENTO VERDE» 
 em Consulta Pública




segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Fabricante do Magalhães ganha distinções internacionais



A JP Inspiring Knowledge, a empresa fabricante do Magalhães, ganhou cinco prémios de design internacionais. A notícia é avançada pelo Sapo Tek. No total a empresa já contabiliza 12 prémios na categoria de design do computador portátil Magalhães, um produto que tira partido do design de referência Classmate da Intel.

As distinções foram atribuídas nas categorias de Dispositivos eletrónicos e digitais, no âmbito da A'Design Award Competition. 

A nomeação para os prémios já tinha dado a cinco modelos do Magalhães a oportunidade de estar no Museum of Outstanding Design, em Itália e agora, em Dublin e Amesterdão.

«PARDON the Disruption»



Continuemos com a disrupção, agora com o livro da imagem, do qual a sinopse: «Pardon The Disruption high-lights the exponential advances in technology that have disrupted the legal system and the economy over time - but those changes will pale in comparison to what is about to occur! The book is written in two parts: the first part discusses the effect - past and projected future - on the legal system; the second part, on the economy. The two come together in a conclusive scenario that changes everything! The conclusions reached by this trio of authors are not only possible or plausible, but likely to occur in the future. These inveterate trend watchers see a confluence of trends that will lead to legal, economic and governance changes that will have dramatic effects on our lives. Using both real life and engaging fictional stories to illustrate their compelling points, this trio of authors not only reports on major trends occurring in the legal and economic realms, but uniquely projects where these exponential advances of technology will take us. NO OTHER book on the market has made these connections and projected future outcomes like this one!» +. E sobre o livro aqui na The Futurist.


domingo, 14 de setembro de 2014

«Disrupção»


 
Já ando para fazer este post há meses, movida pelo trabalho de um Grupo da APDSI, que integro, onde o «disruptivo» aparece com frequência, e foi ao ler, a meu ver, o excelente artigo   «CRÍTICA DA RAZÃO IMPURA | Esta ‘crise’ é civilizacional. O período à nossa frente é de luta sem quartel.», de João Caraça, de 12 de setembro no Público, que disse para mim mesma, é agora. Deste artigo a passagem despelotadora (destaque nosso):«(...) No continente europeu apenas os russos e os franceses possuem um poder nuclear autónomo (estes, graças ao general de Gaulle); o resto ‘repousa’ maioritariamente sob a égide da aliança atlântica ou mesmo na existência de bases militares americanas, como acontece em solo alemão. Mas o mundo não pára - talvez nesta perspectiva melhor se percebam os porquês da questão nuclear iraniana e porventura se entenda como a guerra no Médio Oriente traz um tão perigoso potencial de disrupção.
Creio que o capitalismo como sistema histórico encontrou o seu fim (o que não quer dizer que desapareça de hoje para amanhã) e que Francis Fukuyama se enganou redondamente ao não qualificar o seu “fim da história” como “o fim da história moderna”.(...)».
Mas centremo-nos no mundo dos negócios e das organizações em geral,  e na tecnologia e inovação, e comecemos com o livro da imagem, considerado um clássico: «The Innovator’s Dilemma is the revolutionary business book that has forever changed corporate America. Based on a truly radical idea—that great companies can fail precisely because they do everything right—this Wall Street Journal, Business Week and New York Times Business bestseller is one of the most provocative and important business books ever written. Entrepreneurs, managers, and CEOs ignore its wisdom and its warnings at their great peril». +. Depois, este artigo, de Judith Shulevitz,ou seja:  «Don’t You Dare Say "Disruptive" It's the most pernicious cliché of our time».  Começa assim:
«Sometimes buzzwords become so pervasive they’re almost inaudible, which is when we need to start listening to them.Disruptive is like that. It floats in the ether at ideas festivals and TED talks; it vanishes into the jargon cluttering the pages of Forbes andHarvard Business Review. There’s a quarterly called Disruptive Science and Technology; a Disruptive Health Technology Institute opened this summer.Disruptive doesn’t mean what it used to, of course. It’s no longer the adjective you hope not to hear in parent-teacher conferences. It’s what you want investors to say about your new social-media app. If it’s disruptive, it’s also innovative and transformational». Continue a ler.
Por fim, «A gallery of disruptive technologies» da Mckinsey: neste endereço. E a rematar mesmo, outro artigo, na revista Veja:  «Disruptivo: aquilo que chuta traseiros» que, aliás, remete para o artigo de Judith Shulevitz.

Pensando bem, com este post apenas quisemos inventariar para a discussão. Nada melhor que uma boa discussão !

 

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Conferência: Internet, Negócio e Redes Sociais - "Confiança e Compromisso nos Canais Digitais"



A APDSI vai realizar, no próximo dia 29 de setembro, a terceira edição da conferência Internet, Negócio e Redes Sociais, com o foco nas questões de "Confiança e Compromisso nos Canais Digitais". Esta é a primeira vez que o Grupo Internet, Negócio e Redes Sociais da APDSI se apresenta no Porto com o encontro a decorrer entre as 9h00 e as 17h00 no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, nos Jardins do Palácio de Cristal.

A conferência, coordenada por Ramiro Gonçalves, Jorge Pereira, Henrique Mamede e Ricardo Carvalho, pretende contextualizar as atuais necessidades de negócio com os processos de suporte digital existentes nas empresas, uma vez que ambos estão em evolução e melhoria contínuas.

Quais as vantagens competitivas dos negócios digitais? A inovação que o contexto tecnológico trouxe, que novas oportunidades, desafios e roturas está a gerar? Estas são algumas das questões que vão alimentar o espaço de debate com o objetivo de se perceber como as redes sociais encaixam nas políticas de marketing digital, de comércio eletrónico, no atenuar da infoexclusão e na maior aproximação (humanização) nos contatos comerciais em ambiente online.

No próximo dia 29 vão, também, ser apresentados casos práticos de utilização e boas referências na oferta de plataformas online para suporte a novos negócios e ao e-commerce, com uma preocupação efetiva na garantia da acessibilidade e segurança.

Esta 3ª edição procura dar continuidade às conferências realizadas em maio de 2012 e outubro de 2013, sob os temas "Um caminho para a internacionalização" e "Financiar, Inovar e Empreender", respetivamente, que reuniram académicos, jovens empresários e empreendedores.

A participação na conferência é gratuita mas implica inscrição prévia e está sujeita à disponibilidade de lugares no auditório. Inscreva-se aqui.

Quinta tecnológica nasce em Singapura



A empresa japonesa Panasonic está a fazer uma aposta na produção agrícola através da sua primeira "quinta tecnológica", instalada em Singapura. Alfaces, espinafres e rabanetes são ali produzidos em condições de temperatura e humidade controladas, mas em vez do sol, os vegetais são acompanhados por luzes LED cor-de-rosa. A notícia foi divulgada pela BBC.

A escolha de Singapura é justificada pela marca por este ser um dos países mais povoados do mundo, quase sem terrenos disponíveis, o que o torna fortemente dependente das importações (90% dos alimentos são importados).

Hideki Baba, diretor da delegação da Panasonic na Ásia-Pacífico, prevê que a produção de vegetais com recurso a alta tecnologia venha a ser um setor de grande expansão no futuro «dada a escassez das terras cultiváveis, das alterações climáticas e da necessidade crescente de alimentos de qualidade».

A "quinta" da Panasonic tem 248 metros quadrados e está instalada numa fábrica da empresa na ilha Jurong, onde estão a ser produzidos 10 tipos de vegetais sem recurso a pesticidas nem qualquer intervenção genética. Ainda não se conhecem os eventuais preços a que estes produtos possam vir a ser vendidos mas a Panasonic adianta que vão ser «atrativos».

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Carlos Moedas é o novo comissário da Investigação, Ciência e Inovação



Carlos Moedas é o novo comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação. O antigo secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, de 44 anos, faz parte da Comissão que nos próximos cinco anos é liderada pelo luxemburguês Jean-Claude Juncker, do Partido Popular Europeu, de centro-direita.

Moedas vai ser o responsável pelo maior programa-quadro de sempre de investigação e inovação da União Europeia, o Horizonte 2020, dotado de um orçamento de quase 80 mil milhões de euros para os próximos sete anos.

«A inovação e a investigação são a chave para o crescimento que queremos na Europa: um crescimento sustentável que promova a qualidade de vida dos europeus», afirmou Carlos Moedas, em comunicado considerando que estas áreas «são a chave para aumentarmos a produtividade e dinamismo das nossas empresas, para competirmos pela excelência e não pelos baixos custos».

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Academia de Música de Telheiras com aulas gratuitas



Cidadania, sentido de responsabilidade, disciplina e solidariedade aliadas ao gosto pela cultura são algumas das linhas que pautam a actuação da Academia de Música de Telheiras.

Situada na Rua Armindo Rodrigues, perto das instalações da APDSI, a Academia está a preparar o arranque de um novo ano letivo e, para isso, de 22 a 27 de setembro vai proporcionar a "Semana Aberta", na qual os alunos se podem inscrever de forma gratuita e sem compromisso.

Se sempre pensou em experimentar piano, violino, guitarra ou até ter aulas de canto, esta pode muito bem ser uma boa oportunidade.

Os seus conteúdos programáticos são definidos de acordo com os critérios exigidos pela Associated Board of the Royal Schools of Music (ABRSM), um organismo reconhecido internacionalmente na atribuição de diplomas na área da música.

Windows 9 chega este mês



O Windows 9 vai ser apresentado ao público no próximo dia 30. A notícia foi avançada pelo The Verge que também dá conta que a Microsoft reservou para a última terça-feira deste mês o lançamento da versão prévia da próxima geração do sistema operativo, identificado com o nome de código Thresold.

A nova geração do Windows vai surgir com várias alterações ao nível do interface e com um novo menu Start. O The Verge também indica que a Microsoft está a trabalhar numa versão do Cortana para o novo Windows, mas não assegura que a funcionalidade seja já integrada na preview de dia 30.

sábado, 6 de setembro de 2014

«M2M and IoT Immersion»

 


Gosto de seguir a construção de conferências e afins, penso que é um bom processo para mergulharmos em determinada matéria, nomeadamente quando não se é especialista no assunto, que é o caso. Neste momento persigo iniciativas relacionadas com «M2M -Machine-to-Machine» e «IoT -  Internet of Things» (não é acidental o meu post anterior). Neste ambiente, cheguei à  conferência Get M2M & IoT Strategies You Can Implement Today que vai ter lugar no início do próximo ano, em Miami. Em regra, mostram-nos agendas atuais e futuras.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

4ª edição do “Cidadania 2.0” estreia-se no Porto




O Porto vai receber, pela primeira vez, o “Cidadania 2.0” nos dias 26 e 27 de setembro, no Teatro Rivoli.

Tendo em conta que plataformas online e aplicações móveis como o Facebook, Twitter, LinkedIn ou Instagram são cada vez mais utilizadas no dia-a-dia, o “Cidadania 2.0” pretende, em dois dias, dar a conhecer projetos que ponham os cidadãos a falarem entre si e com as instituições públicas e ONGs, num exercício da cidadania em torno das mais variadas causas, sempre com as ferramentas sociais como suporte.

No seio do “Cidadania 2.0” cultura, inclusão social e civismo pretendem tornar-se mais presentes na vida em comunidade, de forma cívica, e aproveitando as fontes de dados abertos.

No primeiro dia desta 4ª edição, Franco Accordino, líder do grupo de trabalho “Digital Futures” da Comissão Europeia, mostra o projeto “Futurium” sobre o papel das tecnologias nas nossas vidas em 2050. Seguem-se as apresentações dos projetos “Adoeci”, na área da saúde, o “Sense My City”, sobre as cidades do futuro, e o espanhol Flipover para identificação e resolução de desafios sociais. Ainda no primeiro dia do “Cidadania 2.0”, serão apresentados o projeto brasileiro “QEdu”, para estudar a evolução da educação e do rendimento escolar no Brasil, o português “POPSTAR”, acerca da agregação de opiniões políticas e económicas que vão sendo espalhadas online, e o “Portal da Transparência Municipal”, recentemente lançado pela DGAL - Direção-Geral das Autarquias Locais, e pela AMA - Agência para a Modernização Administrativa.

No sábado de manhã, dia 27, serão apresentadas e debatidas outras iniciativas. Embora em diferentes fases de desenvolvimento, todas elas são exemplos adicionais de movimentos de envolvimento cívico assentes em ferramentas sociais e dados abertos.

A inscrição no evento “Cidadania 2.0”, sem fins lucrativos, é gratuita mas obrigatória e pode fazê-la aqui, bem como consultar o programa.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

ISCTE recebe a 9th International Conference on Legal, Security and Privacy Issues in IT Law


A "9th International Conference on Legal, Security and Privacy Issues in IT Law", organizada pela International Association of Information Technology Lawyers (IAITL), vai realizar-se entre os dias 15 e 17 de outubro, no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), na Av. das Forças Armadas. 

O Call for Papers está aberto até 15 de setembro.

No dia 15 de outubro, a sessão vai decorrer nas instalações da Vieira de Almeida & Associados, na Av. Eng. Duarte Pacheco, também em Lisboa.

«IoT - Internet of Things»


 

Do nosso ponto de vista, a não perder o artigo «'Industry 4.0' and the next wave of embedded machines»: aqui, no GreenBiz.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Sócios da APDSI com descontos no IDC Directions 2014



A IDC vai promover o seu maior evento, o Directions 2014 "Inovação e Transformação do Negócio na 3ª Plataforma Tecnológica", no Centro de Congressos do Estoril, no dia 16 de outubro.
 
«Neste contexto de crescimento e transformação tecnológica, trazendo grandes desafios mas também oportunidades para todas as organizações nacionais, a IDC acredita que a capacidade para abraçar esta 3ª plataforma tecnológica irá redefinir a liderança em todos os setores económicos e na administração pública», lê-se no site oficial do evento.

A 17ª edição do IDC DIRECTIONS® pretende analisar quais as melhores práticas e estratégias que as organizações, em Portugal e em todo o mundo, têm vindo a adotar no sentido de transformar as suas organizações através de soluções de negócio digitais e inteligentes.

Os sócios da APDSI beneficiam de condições excecionais de inscrição no evento. Para Associados utilizadores finais a inscrição gratuita e para associados individuais ou associados profissionais de empresas de serviços de TI a inscrição tem um custo de 65 euros (beneficiando de um desconto de 45 euros). Ambas as inscrições dão acesso à conferência com direito a refeições e documentação.