terça-feira, 31 de março de 2015

3.º Congresso da Cidadania Lusófona



À semelhança do que aconteceu em abril de 2014, a PASC vai organizar o III Cidadania Lusófona. Trata-se de um congresso que vai reunir uma série de personalidades que, na teoria e na prática, se têm dedicado ao reforço dos laços entre os países e regiões do espaço da Lusofonia - no plano cultural, desde logo, mas também no plano social, económico e político. O Cidadania Lusófona vai realizar-se no dia 1 abril de 2015.

Adriano Moreira vai ser o Presidente Honorário do Congresso que vai reunir várias Associações da Sociedade Civil, de todo o espaço da Lusofonia, que estão cada vez mais conscientes da importância estratégica deste desígnio.

Tal como ocorreu nos I e II Congressos, também neste vai ser entregue o Prémio Personalidade Lusófona, promovido pelo MIL, com o patrocínio do Instituto Internacional de Macau. já foi premiado premiado Lauro Moreira, Ximenes Belo, Adriano Moreira, Domingos Simões Pereira e, mais recentemente, Ângelo Cristóvão. Desta vez o galardão vai para será Gilvan Müller de Oliveira, em reconhecimento de todo o seu incansável trabalho em prol da difusão da Lusofonia, à frente do Instituto Internacional da Língua Portuguesa.



O IPV6 na Administração Pública



O projeto Europeu GEN6 - Governments ENabled with IPv6 - tem por objetivo promover a adoção do protocolo IPv6 na Administração Pública e serviços governamentais ao nível europeu. No âmbito do projeto, o Instituto Superior Técnico, em conjunto com a ISOC Portugal e o apoio da Comissão Europeia, promove no próximo dia 9, no Centro de Congressos do IST, um evento destinado a decisores e dirigentes da Administração Pública, técnicos, entidades reguladoras e operadores, com o objetivo de discutir e apoiar a introdução do protocolo IPv6 na Administração Pública em Portugal.

Da parte da manhã serão discutidos principalmente aspetos estratégicos aconselháveis para a adoção do protocolo na Administração Pública. Este período conta com apresentações de responsáveis da Comissão Europeia, de especialistas internacionais do projeto GEN6, que trazem a experiência de outros países europeus nesta matéria, e conta também com intervenções de autoridades nacionais e operadores de telecomunicações com a sua visão sobre a introdução do protocolo.

A tarde será preenchida com exemplos práticos de aplicação em cenários diversos e com sessões técnicas focadas em aspetos práticos de implementação do protocolo.

A participação no evento é livre, mas a inscrição é obrigatória e tem de ser feita aqui.

quarta-feira, 25 de março de 2015

FCT dinamiza a "Get Online Week"



Até 29 de março, a Europa participa numa iniciativa que destaca os benefícios do mundo digital. A "Get Online Week - a capacitar uma Europa Digital" pretende, em Portugal, colocar online os 30% da população que ainda não está e sensibilizar 49% dos portugueses para o aproveitamento de oportunidades que o mundo digital oferece.

Segundo a Digital Agenda scoreboard - Digital inclusion and skills in the EU 2014, 20% dos europeus que nunca utilizou a Internet e 39% da força de trabalho europeia não possui as competências digitais necessárias para colmatar oportunidades disponíveis.

A campanha aborda duas questões fundamentais e é construída em torno de mensagens simples:

- Capacitação digital - sensibilizar os cidadãos e promover o desenvolvimento das competências necessárias no âmbito da empregabilidade digital;

- Inclusão Digital - assegurar que ninguém fica para trás com ações de sensibilização e através do incentivo à utilização da Internet pelos offliners e grupos desfavorecidos.

Em 2015, a "Get Online Week - a capacitar uma Europa Digital" quer contribuir para alargar a campanha "eSkills for Jobs da Comissão Europeia".

Portugal participa pela primeira vez na iniciativa europeia dinamizada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Segundo os dados da Internet Society, Portugal está na 56ª posição no uso da Internet no mundo, com uma taxa de utilização de 62,1%, ficando atrás de países como o Chipre, Chile e Croácia.

terça-feira, 24 de março de 2015

A propósito das "Listas VIP"

Depois de ver o Pros & Contras do dia 23 de Março, fiquei ainda mais convencido que a comunicação social e os políticos estão a fazer um mau serviço público no caso das Listas VIP. Ora vejamos o que verdadeiramente está em causa e que se perde no meio de tanta demagogia e iliteracia tecnológica:
- Está-se a dar palco e a ser cúmplice de um sindicalista que apenas pretende suster processos disciplinares e voltar à impunidade dos seus associados;
- Se os "alarmes" de acessos disparassem para TODOS os cidadãos,seria mau sinal e a máquina fiscal parava para averiguações disciplinares;
- Só com listas de risco geradas dinamicamente por máquinas a partir do UNIVERSO dos contribuintes é que UNIVERSALMENTE ficamos protegidos;
- As listas de risco dinâmicas não podem estar à espera de pareceres da CNPD ou de leis da Assembleia da República, pois as listas expressas em lei são um disparate do ponto de vista de análise de risco e de proteção da segurança;
- O que está em causa é a vigilância dos acessos indevidos dos funcionários e não a proteção de contribuintes "VIP".
Só acredito num sistema de proteção que faculte acessos e escrutínios a todos contribuintes, não apenas em relação aos seus dados de cadastro, como já acontece hoje, mas também aos procedimentos de consulta e escrita que são desencadeados a seu respeito e à prova das disposições da CNPD e da CADA e ao mesmo tempo blindada à NSA norte americana ou a outras agências congéneres.
A "Visão do Contribuinte" não deve estar apenas acessível aos funcionários do fisco, ma também individualmente a cada um de nós, com a possibilidade de auditar quem consultou ou atuou sobre os nossos dados.

terça-feira, 17 de março de 2015

Questionário às Empresas: Fit4jobs




O "Programa Escolhas" é parceiro do projeto europeu Fit4jobs, que conta com outras entidades da Bélgica, Espanha, Grécia, Irlanda, Letónia e Lituânia. O Fit4jobs é uma iniciativa de formação intensiva, centrada em competências TIC, com o objetivo de gerar profissionais competentes do ponto de vista técnico e no domínio das soft skills.

A primeira fase do Fit4jobs, consiste num convite dirigido às empresas para que possam colaborar na escolha do currículo de formação, assim como na identificação de diferentes formas de colaboração. O questionário está disponível para preenchimento até ao dia 23 de março e pode responder aqui.

Numa segunda fase, o "Programa Escolhas", através do Fit4jobs, vai financiar uma ação de formação intensiva, com a duração de três meses, prevista para maio de 2015, para um total de 30 participantes entre os 20 e 30 anos.

segunda-feira, 16 de março de 2015

COM.escolha: o comparador de tarifários da ANACOM



A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) disponibilizou um comparador de tarifários de Internet, Internet-mobile, telemóvel, telefone fixo e televisão.

O "COM.escolha" tem por objetivo ajudar o consumidor a fazer a escolha que melhor se adequa a si.

Atualmente as diferenças entre os vários produtos resultam, muitas vezes, dos custos de instalação/activação e dos custos de aquisição /aluguer de equipamentos, por isso a ANACOM passa a incluir estes valores no custo médio divulgado para cada tarifário. Uma vez que se trata de valores que o consumidor tem que suportar, estes custos são relevantes quando se comparam ofertas com e sem fidelização.

Outra das novidades do COM.escolha é que nas consultas e nas simulações passa a ser também apresentada informação específica sobre os custos de rescisão dos contratos.

A informação sobre ofertas/tarifários é introduzida pelos operadores e acompanhada pela ANACOM, que aproveitou este desenvolvimento para implementar um conjunto de melhorias que facilitam a introdução dos dados por parte dos operadores.

sexta-feira, 13 de março de 2015

ENSP promove ciclo de seminários ao sábado




A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/UNL) promove durante os meses de maio e junho de 2015, o ciclo de seminários aos sábados subordinados ao tema "Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação nos Hospitais".

Os seminários, organizados por Rita Veloso Mendes e Teresa Magalhães, têm os seguintes temas e datas de realização:


Processo clínico eletrónico - 9 de maio (manhã); 
Farmácia hospitalar - 9 de maio (tarde);
Logística e BPM (Business Process Management) aplicado à saúde - 23 de maio (manhã); 
ERP's (Enterprise Resources Planning) - Aprovisionamento, Financeiro, RH - 23 de maio (tarde); 
Business Intelligence - 30 de maio (manhã); 
Laboratório e Imagem (MCDT's) - 6 de junho (manhã); 
Telemedicina - 6 de junho (tarde); 
Estratégias SI / TI - que futuro? - 20 de Junho (manhã).

 
Os seminários pretendem promover a ligação entre o setor de conceção e o de implementação das tecnologias e sistemas de informação e comunicação no setor da saúde, reunindo decisores e compradores destes serviços e os seus principais utilizadores, quer no setor público quer no privado, bem como desenvolver uma análise crítica das necessidades específicas do setor e da capacidade de lhes dar resposta, envolvendo todos os intervenientes no processo de uso das TIC/SI na saúde.


quinta-feira, 12 de março de 2015

Já há data para a Conferência Internacional JURIX - Legal Knowledge and Information Systems 2015




A Conferência Internacional JURIX - Legal Knowledge and Information Systems 2015 vai realizar-se entre os dias 9 e 15 de Dezembro, na Universidade do Minho, em Braga, nas instalações da Escola de Direito. A conferência reúne os mais conceituados especialistas internacionais nas matérias relativas aos sistemas de informação e as suas aplicações no Direito.

A organização espera que a conferência venha a ter uma significativa expressão internacional, uma vez que, entre o público, deverá estar cerca de uma centena de elementos provenientes dos mais variados países da Europa, América do Norte e do Sul, Ásia e Austrália.

Em breve serão divulgadas mais informações.

domingo, 8 de março de 2015

NO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

 
Hoje apenas queremos assinalar o DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES. É  8  de março! Escolhemos uma iniciativa que se realizou ontem (na imagem)  quase como pretexto para chegarmos à  WITI ( divulgou-a)  que tem como missão:

«WITI's mission is to empower women worldwide to achieve unimagined possibilities and transformations through technology, leadership and economic prosperity».
 
Tudo inspirador! Para homens e mulheres. Atingir a igualdade é trabalho de todas as pessoas. Se quer saber de mais acontecimentos a propósito deste dia das Mulheres, por exemplo, através do Em Cada Rosto Igualdade.
E aproveite-se a ocasião para  sublinhar a conferência anual da WITI:


 

sexta-feira, 6 de março de 2015

DGT disponibiliza Carta de Uso e Ocupação do Solo 2007


A Direção-Geral do Território (DGT), detentora da ferramenta para o conhecimento do território, está a disponibilizar gratuitamente, no âmbito da iniciativa de dados abertos, a Carta de Uso e Ocupação do Solo 2007 (COS 2007) à Administração Pública e às instituições de ensino e de investigação, visando «fomentar a utilização e divulgação da informação geográfica produzida, bem como estimular o conhecimento, dinamizar o emprego e a partilha de dados», informa.

A COS2007 é uma cartografia temática que pretende caracterizar com detalhe a ocupação/uso do solo no território de Portugal Continental. A Carta foi produzida com base na interpretação visual de imagens aéreas ortorrectificadas, de grande resolução espacial (50 cm) e quatro bandas espectrais (azul, verde, vermelho e infravermelho próximo). No processo de produção, bem como no controlo de qualidade, foram usadas bases de dados auxiliares provenientes de fontes diversas, incluindo séries multi-temporais intra-anuais de imagens de satélite.

A informação cartográfica da COS2007 encontra-se em formato vetorial e possui uma unidade mínima cartográfica de 1ha. A nomenclatura é constituída por um sistema hierárquico de classes de ocupação/uso do solo, com cinco níveis, e possui 193 classes ao nível mais detalhado. Como resultado do controlo de qualidade realizado, a DGT afiorma que «a COS2007 possui uma exatidão posicional melhor ou igual a 5,5 m e uma exatidão temática global de 85.13% com um erro de 2.00% para um nível de confiança de 95%».
A DGT tem como missão, em matéria de atividades no domínio da cartografia, promover a cobertura cartográfica nacional através da criação e manutenção de bancos de dados de informação geográfica, assegurando ainda a sua publicação e distribuição.

O acesso à COS 2007 pode ser solicitado através do formulário disponível no endereço eletrónico: loja@dgterritorio.pt

quarta-feira, 4 de março de 2015

Facestore em Angola e no Brasil



A plataforma portuguesa Facestore, que ajuda a criar lojas no Facebook, vai expandir o negócio a Angola e ao Brasil.

A Facestore nasceu em 2013 e já ajudou a criar cerca de 10 mil lojas. Segundo o Sapo Tek terá sido o «crescimento acelerado do número de lojas nos últimos três trimestres do ano passado» que estará a conduzir a este novo passo. Entre os objetivos mais imediatos da plataforma está o alargamento à Europa e aos Estados Unidos, logo a seguir à implementação do serviço no Brasil e em Angola.

De recordar que a plataforma pode ser usada gratuitamente para mostrar até 10 produtos, ou com subscrição mensal para necessidades mais exigentes. 

Já durante o mês de março a Facestore deverá ter uma versão beta para Angola. Ainda segundo a mesma fonte, no mês seguinte a versão beta chega ao Brasil e durante a segunda metade do ano chegam as versões definitivas da plataforma de criação de lojas para os dois países, com integração de meios de pagamentos e transportadoras locais. 

A Facestore também foi incluída no Bizspark, o programa da Microsoft que já chegou às 900 startups às quais presta apoio ao empreendedorismo e confere exposição mundial, graças à integração numa rede global de empresas. O programa tem a duração de três anos.