segunda-feira, 21 de setembro de 2015

C-Days 2015 a 7 e 8 de outubro



O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), em parceria com o ISCTE, vai promover nos próximos dias 7 e 8 de outubro, o "C-Days 2015", no Auditório Principal do ISCTE-IUL. É objetivo do CNCS que este seja um evento internacional, com periodicidade anual, e um importante espaço para a discussão de todas as questões estratégicas, operacionais e ainda técnicas relacionadas com cibersegurança.

O CNCS, enquanto entidade pública com um papel central na promoção de uma cultura de cibersegurança, acredita que é de extrema importância a discussão aberta sobre o tema, bem como a participação ativa de todos os que intervêm nos seus diversos domínios.

O evento vai decorrer durante os dois dias que coincidem com o primeiro aniversário do CNCS e vai focar-se na partilha de informação, com intervenções da academia, indústria e setor público, «procurando mostrar uma visão atual do estado-da-arte da cibersegurança», lê-se na nota oficial do Centro.

Sensibilização, estratégia, gestão do risco e segurança da informação, são alguns dos temas obrigatórios no que respeita à cibersegurança e que vão ser discutidos no "C-Days 2015".

A participação no evento é gratuita mas sujeita a inscrição que deve fazer aqui.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

5.ª Edição do jantar-debate "Um Outro Olhar sobre o Hospital"



A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH), está a organizar mais uma edição do jantar-debate "Um Outro Olhar sobre o Hospital" no qual, de forma informal, se pretende estimular a discussão sobre o "Acesso e/à Inovação em Saúde". A 5.ª edição do jantar-debate vai realizar-se no Restaurante "Olhó Rio", em Lisboa, no dia 9 de outubro.
  
A atual crise económico-financeira implicou uma forte racionalização dos recursos e um rigoroso controlo dos custos, com impacto significativo nas organizações de saúde, nomeadamente nos hospitais. Associado a esta problemática os sistemas de saúde enfrentam outros desafios, como as alterações demográficas e de estilos de vida, o empobrecimento da população, a dificuldade de acesso aos cuidados de saúde e o enfraquecimento dos sistemas de proteção social, o desenvolvimento das tecnologias da informação e biomédicas, o aumento das doenças crónicas e de evolução prolongada, com consequente aumento da incapacidade, e o elevado ónus que estas representam para o sistema.

Neste âmbito, tem vindo a assistir-se a um vertiginoso aumento das taxas de incidência, entre outras, das perturbações psiquiátricas, das doenças oncológicas, cardiovasculares e respiratórias, bem como da diabetes, ou da infeção pelo vírus da hepatite C.
   
Por outro lado, importa salientar que as terapêuticas inovadoras representam um vetor muito importante, contribuindo para grandes avanços no tratamento de doenças como o cancro, sendo estimado que, de acordo com a evidência, os novos medicamentos contribuíram em cerca de 50-60% para o aumento das taxas de sobrevivência do cancro desde 1975.

Para marcar presença preencha o formulário de inscrição aqui, até ao dia 7 de outubro. A inscrição é validada após a confirmação do respetivo pagamento. O preço da inscrição é de 22 euros para os sócios da APDH e 27 euros para os não-sócios.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Conferência Going Local Portugal 2015 dedicada ao "Mercado Único Digital"


A conferência sobre "O Mercado Único Digital", coorganizada pela Comissão Europeia e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, decorre no dia 18 de setembro nas instalações da Representação da Comissão Europeia em Portugal, entre as 10h00 e as 17h00. Cabe ao Comissário Carlos Moedas fazer o discurso de encerramento da conferência pelas 16h30.

A iniciativa, coorganizada pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP e pela Comissão Europeia, faz parte de um exercício de debate ao nível europeu que se realiza em todos os Estados Membros da União Europeia e que visa identificar sinergias entre a agenda política europeia e as prioridades nacionais na área das políticas públicas da Sociedade da Informação, através de um debate junto dos stakeholders nacionais que inclui governos, as comunidades técnica e académica, o setor privado e a sociedade civil.

Na conferência, a ANACOM vai abordar os seguintes temas divididos em painéis: mercado único digital, acesso dos consumidores e empresas aos bens e serviços digitais, desenvolvimento de redes digitais e serviços inovadores e, também, coligação portuguesa para a empregabilidade digital.

A participação é gratuita, requerendo no entanto um pré-registo que deve ser feito aqui.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Directions 2015 - IDC Portugal: sócios da APDSI beneficiam de condições especiais



A IDC vai realizar a 18.ª edição do Directions 2015 sobre "O impacto da 3.ª Plataforma na Transformação Digital", no Centro de Congressos do Estoril, no dia 22 de outubro.

Temos assistido a uma rápida transformação tecnológica, que a IDC designa como "3.ª Plataforma Tecnológica, de inovação e crescimento", e que assenta em quatro pilares fundamentais: Mobilidade, serviços Cloud, Tecnologias Sociais, e Big Data. Neste contexto, a International Data Company prevê que as organizações podem vir a obter ganhos de competitividade superiores, quer para suportar processos de internacionalização, quer para aumentar a eficiência operacional, inovar ao nível da oferta e tornarem-se mais ágeis e capazes de se adaptarem às condições de mercado.

Os associados da APDSI beneficiam de condições excecionais de inscrição no evento:
- Associados de empresas utilizadoras - inscrição gratuita;
- O preço da inscrição para as empresas de TI e associados individuais convidados pelas Associações que apoiam o Directions 2015 tem o valor de 150 euros + IVA.

Para beneficiar das condições especiais de participação, deve enviar um email com a sua inscrição para: portugal@idc.com.

Encontra aqui mais informações sobre o evento.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Seminário anual Coastwatch do GEOTA realiza-se esta semana


O GEOTA vai realizar o seminário anual Coastwatch, intitulado "25 anos do Projecto Coastwatch  - perspetivando a educação ambiental sobre o litoral". O evento vai realizar-se nos dias 10 e 11 de setembro na sala "O Século", do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia na Rua do Século, n.º 63, em Lisboa.

O GEOTA é uma Organização Não Governamental de Ambiente, sem fins lucrativos e coordena, a nível nacional, o projeto Coastwatch, através do qual desenvolve, todos os anos, campanhas anuais de monitorização das condições ambientais e de ocupação dos 500 metros da faixa costeira, no continente e ilhas. Participam nessas campanhas anuais entre 2000 a 4000 pessoas, desde estudantes dos vários graus de ensino, professores, outras ONG, autoridades locais e áreas protegidas, numa estrutura organizada de coordenações regionais e locais. O GEOTA é uma associação PASC.

Todos os anos é, também, organizado um seminário de apresentação de dados e do relatório anual, com os coordenadores da campanha, aproveitando para fazer a formação de professores e para promover a participação de peritos em vários temas de interesse para o projeto, como a erosão costeira, ocupação e ordenamento do litoral, alterações climáticas e fenómenos climáticos extremos, biologia marinha, sistemas de informação geográfica e outros.

O Coastwatch é também um projeto internacional, participando regularmente nas campanhas de monitorização organizações de vários países litorais da Europa.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Entretanto, o GEOTA vai, também, promover uma ação de formação sobre "Liderança e Inteligência Emocional: dialética coração-razão".

O curso destina-se a dirigentes das associações de jovens inscritas e efetivas no RNAJ, ou seja, os formandos que poderão participar nos planos de formação apoiados pelo Programa FORMAR devem pertencer aos órgãos sociais de associações do RNAJ. Também poderão participar dirigentes do GEOTA.

As primeiras datas realizam-se a 12 e 19 de setembro. Há mais informação sobre a formação aqui.


sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Pós-graduação em Sistemas e Tecnologias de Informação para as Organizações



Estão abertas as inscrições para a pós-graduação em Sistemas e Tecnologias de Informação para as Organizações (STIO), promovida pelo Instituto para o Desenvolvimento e Estudos Económicos, Financeiros e Empresariais do ISEG.

A pós-graduação destina-se a executivos e a quadros médios e superiores que desempenham ou pretendem vir a desempenhar, funções na área dos sistemas e tecnologias da informação.

O plano de estudos do curso concilia a tradição que a pós-graduação tem obtido no mercado, uma vez que já vai na 26.ª edição, com uma revisão de matérias e de conteúdos considerando as mais recentes tendências do mercado de sistemas de informação para as organizações.

Para mais informações consulte a página oficial do curso.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Email 0 - Produtividade 10



Está cansado de chegar de férias e ter a inbox do seu e-mail profissional com centenas de contactos à espera de uma resposta? A capacidade do seu e-mail de trabalho estourou só porque foi 8 dias de férias? Estes são apenas dois dos 5 Grandes Problemas do Email que pode encontrar aqui: http://kmol.pt/blog/2015/09/01/5-grandes-problemas-do-email

Segundo Luis Suarez qualquer um de nós pode reduzir em 80% o recurso ao e-mail no contexto profissional em apenas cinco semanas, tirando partido das ferramentas sociais corporativas, sem qualquer prejuízo para o ritmo de trabalho e gestão do conhecimento. O consultor em Social Business & Digital Transformation propõe uma redefinição da forma como usamos o e-mail tornando o trabalho mais transparente e colaborativo através da adoção de novas políticas e de um sistema de gestão de fluxo de e-mails diferente daquele a que estamos habituados.

Sugestões para reduzir o volume de e-mails e para não deixar o conhecimento "morrer" nas caixas de e-mail serão a proposta de Luis Suarez no workshop "Working Smarter with Less Email", organizado pela Knowman, e que decorre no hotel Tivoli Oriente, em Lisboa, no dia 24 de setembro.

Ambos os workshops contam com o contributo de Ana Neves, sócia fundadora e CEO da Knowman, que trará sugestões sobre como as plataformas sociais corporativas podem ser usadas para melhorar a produtividade e acelerar partilha e retenção de conhecimento.

Os formandos vão beneficiar de uma forte componente prática, sendo este o método de eleição das atividades promovidas pela Knowman.

As inscrições podem ser feitas aqui: http://www.knowman.pt/servicos/workshopskm/

Outro workshop na série: "Reducing Risk and Enhancing Value by Capturing and Exploiting Critical Knowledge". Hotel Tivoli Oriente, Lisboa, 29 de outubro. Liderado por Paul Corney, consultor em gestão do conhecimento com larga experiência de trabalho em organizações públicas e privadas de todo o mundo. http://www.knowman.pt/servicos/workshopskm/#pcorney


Sobre a Knowman:
A Knowman é uma empresa privada especializada em gestão de conhecimento e colaboração organizacional. Presta também serviços de consultadoria e formação nas áreas das redes sociais, mudança cultural e cidadania 2.0. Para mais informação sobre serviços, clientes e projetos: http://knowman.pt

Sobre Luis Suarez:
Luis Suarez é um experiente evangelista de Social / Open Business e utilizador de ferramentas sociais. Tem mais de 15 anos de experiência em gestão de conhecimento, colaboração, aprendizagem, comunidades online e redes sociais corporativas. Em 2008 iniciou uma "vida sem email" desafiando o status quo de como os trabalhadores do conhecimento colaboram e partilham o seu conhecimento. As suas práticas de trabalho promovem a abertura, a transparência, a confiança, o crescimento sustentável e o trabalho inteligente. Luis Suarez pode ser contactado através do Twitter onde partilha as suas ideias como @elsua.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Portugal conquista três medalhas no Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência

Equipa portuguesa nas IOI, no Cazaquistão

De 26 de julho a  2 de agosto realizou-se em Almaty, no Cazaquistão, a 27.ª edição das Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI), um evento que coloca à prova os conhecimentos informáticos e algorítmicos de alunos do ensino secundário.

Desde 1991 que Portugal participa neste evento, enviando os seus melhores alunos selecionados através das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI), organizadas anualmente pela APDSI. Este ano a delegação portuguesa foi constituída pelos alunos Gonçalo Paredes (11.º ano da Escola Secundária Avelar Brotero, em Coimbra), José Correia (12.º ano da Escola Secundária da Amadora), João Lago, (12.º ano do Colégio Internato dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia) e Fábio Colaço (12.º ano do Agrupamento de Escolas do Forte da Casa).

Segundo o professor Pedro Ribeiro, que acompanhou a comitiva nacional, «a participação dos alunos portugueses nas IOI decorreu de forma satisfatória, mas infelizmente não conseguimos nenhuma medalha». O aluno Gonçalo Paredes esteve na luta pelas medalhas até aos últimos momentos da prova, mas ficou a 3 pontos da medalha de bronze (numa escala de pontuação de 0 a 600). A classificação completa pode ser consultada aqui.

Como habitual, durante as IOI foi feita a entrega de prémios do CIIC, Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência (CIIC), uma prova internacional destinada a preparar os melhores alunos de vários países da América Latina e da Península Ibérica para as IOI. Além de Portugal, participaram nos CIIC Espanha, Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, México e Venezuela. Portugal obteve uma medalha de prata (Gonçalo Paredes, que ficou perto do ouro) e duas de bronze (Fábio Colaço e João Lago). De referir que, de todos os países do CIIC, apenas o Brasil conseguiu medalhas (dois bronzes) nas IOI.

Em 2016 teremos nova edição das ONI, em várias fases, culminando na seleção dos alunos que irão representar Portugal nas IOI'2016. Segundo os responsáveis, o professor Pedro Ribeiro e o deputy leader Miguel Ferreira, a organização portuguesa vai procurar estar melhor preparada em 2016 para voltar a lutar por medalhas nas próximas IOI que se vão realizar em Cazã, na Rússia.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Fórum para a Sociedade da Informação - Governação da Internet realiza-se no Porto



A APDSI, em conjunto com a Câmara Municipal do Porto, DNS.PT, ERC, FCT, IAPMEI, Instituto Politécnico do Porto e ISOC Portugal Chapter, está a organizar a 4.ª edição do Fórum para a Sociedade da Informação - Governação da Internet, que tem como principais objetivos informar e debater, sob uma perspetiva nacional, alguns dos principais temas sobre a Governação da Internet.

As linhas gerais do programa estão orientadas para seis eixos, julgados os mais relevantes na atual fase de discussão e de desenvolvimento da Internet:

1) O futuro da governação da Internet: ponto de situação das discussões ao nível internacional;
2) Novos media: os atuais formatos de consumo e a literacia mediática;
3) Competências digitais, empregabilidade e inclusão social;
4) Privacidade, segurança na Internet e gestão de risco: motores de inovação;
5) Domínios Internet: um novo paradigma na estratégia de comercialização da empresa;
6) Debate com os partidos políticos sobre os atuais desafios que se colocam na Governação da Internet.

O Fórum  para a Sociedade da Informação vai realizar-se no dia 10 de setembro, no Porto Design Factory, na cidade do Porto. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição e à disponibilidade de lugares.

Para consulta do programa,  inscrições e mais informações, consulte a página do evento.

A comissão organizadora do Fórum:





Como chegar: