terça-feira, 27 de outubro de 2015

Geocompetitivo 2015 - Partilha de SIG em Serviços de Utilidade Pública em novembro



A APDSI vai realizar, a 18 de novembro de 2015, entre as 9h00 e as 13h00, o workshop "Geocompetitivo 2015 - Partilha de SIG em Serviços de Utilidade Pública", sob a coordenação do Prof. Mário Rui Gomes. O encontro vai realizar-se em Lisboa, no Auditório da Escola Profissional Gustave Eiffel, no Campus Académico do Lumiar (Alameda das Linhas de Torres, 179), e vai ser dedicado à questão da partilha de infraestruturas geográficas nas utilities em Portugal, designadamente nos setores das comunicações, energia, mobilidade terrestre, águas e saneamento.

Em outubro do ano passado o Grupo Permanente de Sistemas de Informação Geográfica da APDSI, organizou o encontro "Sistemas de Informação Geográfica - Que políticas afinal?", para uma audiência de mais de uma centena de dirigentes e quadros superiores da administração pública, no qual se debateu, com responsáveis políticos e entidades reguladoras, a estratégia para a criação do cadastro predial. Recorde aqui a conferência de 2014.

É na sequência desse evento que a APDSI promove, agora, o workshop "Geocompetitivo 2015". A organização do workshop inclui dois painéis, sendo um dedicado à partilha de SIG nas Comunicações e outro à partilha de SIG nos setores das Águas, Energia e Mobilidade. Em debate vai estar a representação geográfica e de tecnologia SIG na gestão de redes e na gestão de outro tipo de infraestruturas, sublinhando o retorno dos investimentos decorrente de boas práticas colaborativas entre os operadores.

A participação na conferência é gratuita. Todas as inscrições estão sujeitas a inscrição prévia aqui e ficarão condicionadas à disponibilidade de lugares do auditório.

O programa completo já está disponível no sítio na web da APDSI.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Concurso europeu eSkills for Jobs 2015


As candidaturas para o concurso europeu eSkills for Jobs 2015, organizado no âmbito da Campanha de Sensibilização eSkills for Jobs 2015, coordenada em Portugal pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., estão a decorrer até 31 de outubro.

O eSkills for Jobs é uma oportunidade para destacar e premiar quem demonstre, a nível europeu, um elevado nível de literacia e competências digitais.

A competição foca-se em identificar iniciativas concretas através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ou domínio das mesmas. O objetivo é alcançar jovens altamente talentosos e motivados (a partir dos 16 anos), líderes empresariais (CEOs / CIOs), decisores políticos, profissionais em TIC, organizações não-governamentais, formadores, candidatos a ofertas de emprego e empreendedores.

Existem cinco categorias de candidatura possível:
- Cidadania Digital (públicos-alvo: líderes empresariais, profissionais em TIC e organizações não-governamentais);
- Empreendedorismo Digital (público-alvo: empreendedores);
- Carreira mais inspiradora (público-alvo: candidatos a ofertas de emprego ou que pretendam mudar de carreira);
- Talento jovem digital (público-alvo: jovens do 16 aos 30 anos);
- Excelente utilização das TIC (público-alvo: professores).

Serão selecionados, ao nível europeu, um vencedor e um segundo classificado por categoria que serão notificados dos resultados do concurso, via e-mail, em meados de novembro de 2015.

Para mais informações, consulte o sítio na web oficial do concurso.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Foi publicado o livro "O Valor da Inovação, Criar o Futuro do Sistema de Saúde"



"O Valor da Inovação , Criar o Futuro do Sistema de Saúde" é o título do livro de Casimiro Cavaco Dias, publicado em setembro, pelas Edições Almedina.

O livro resulta de um estudo sobre o impacto da inovação no desempenho do Sistema de Saúde em Portugal e recebeu o prémio Dr. António Arnaut para a Excelência da Investigação em Saúde, atribuído pelas Edições Almedina e pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Na visão do autor, o futuro do sistema de saúde passa por revisitar a finalidade com que foi criado e imaginar novas formas, mais efetivas, de lhe acrescentar valor. O foco no valor, premiando resultados na saúde em relação aos custos, permite libertar o enorme potencial de inovação do sistema de saúde para enfrentar os novos desafios.

A natureza da inovação em saúde vai além das novas tecnologias, está mais focada nas pessoas enquanto coprodutoras, e é cada vez mais aberta a outros sectores da sociedade. «O livro traz uma compreensão dinâmica da inovação para os profissionais de saúde, as universidades, a indústria tecnológica, os políticos e o cidadão em geral, no atual debate sobre a sustentabilidade do sistema de saúde», lê-se na sinopse de apresentação. O tema ganha particular interesse no contexto de crise económica e financeira.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

ANPRI realizou o 1.º Congresso dos Professores de Informática



A ANPRI realizou nos dias 2 e 3 de outubro o 1.º Congresso Nacional de Professores de Informática, no auditório Azure da Microsoft (junto ao Oceanário no Parque das Nações). Luís Vidigal, da Direção da APDSI, foi um dos oradores do congresso.

O congresso, que teve como lema "Build The Network", reuniu professores de todo o país, naquele que se tornou num espaço de exposição de parceiros e debate para partilha de boas práticas e experiências em informática educacional.

Durante dois dias foram apresentados vários estudos realizados por instituições no âmbito das TIC, quer na perspetiva das empresas, quer sobre as linguagens de programação mais solicitadas no mercado, mas também sobre empregabilidade digital e outros assuntos relacionados com o tema.

Neste debate e partilha de ideias, Luís Vidigal, da Direção da APDSI, fez uma apresentação intitulada "O Papel da Sociedade Civil no Desenvolvimento da Sociedade da Informação - Ajudando a construir a Sociedade Digital", que pode no sítio na web da APDSI.