terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

"Manda-me um Roger" ou a aplicação de um português que venceu as Olimpíadas da Informática da APDSI



Está disponível, desde dezembro do ano passado, uma aplicação desenvolvida por um português que, em 2005, venceu as Olimpíadas Nacionais de Informática da APDSI. Ricardo Vice Santos juntou-se ao sueco Andreas Blixt, ex-colega de trabalho nos escritórios do Spotify nos Estados Unidos, para criar o Roger - aplicação que o New York Times já definiu como o «walkie-talkie do século XXI».

Foi em 2005, quando tinha apenas 19 anos e estudava na escola secundária de Faro, que Ricardo Vice Santos participou e venceu as Olimpíadas Nacionais de Informática da APDSI. Nessa altura já era apaixonado por programação, o que o levou a fazer a licenciatura em Engenharia Informática e Computação, no Instituto Superior Técnico de Lisboa.

A ideia da aplicação nasceu, segundo contou ao New York Times, das dificuldades que tinha em falar com a mãe quando foi para os Estados Unidos: a diferença horária para Portugal era significativa e a senhora não gostava de sms por as considerar demasiado impessoais. Foi a pensar na superação do problema que Ricardo se uniu ao sueco Andreas Blixt para criar a Roger, uma aplicação através da qual se pode deixar mensagens de voz, independentemente do destinatário ter a aplicação ou não, sendo ainda possível deixar o contexto de onde se manda a mensagem, como o estado do tempo e a altura do dia em que foi enviada.

A oportunidade de negócio surgiu, no entanto, quando Ricardo Vice Santos se cruzou com Chamath Palihapitya (um dos homens fortes de Mark Zuckerberg, no Facebook), e conseguiu, em 25 segundos, mais de 900 mil euros para fazer crescer a app. Nessa primeira reunião, Chamath olhou para a app, escolheu alguém da sua lista de contactos e mandou um Roger a dizer: «Olha aqui esta app que estou a testar!». 25 segundos depois teve uma resposta dessa pessoa.

A utilização do Roger é bastante simples, como se o utilizador estivesse a usar um walkie-talkie. Basta selecionar o contacto, tocar no ecrã para falar e voltar a tocar para ouvir a resposta. É também possível ver o estado da pessoa a quem se quer ligar e verificar se está disponível. É uma aplicação gratuita.


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Conferência: As TIC e a Saúde no Portugal de Hoje [2016]


Dando continuidade aos bons resultados anteriores, a APDSI vai promover mais uma edição da conferência "As TIC e a Saúde no Portugal de Hoje" no dia 23 de março, no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa. 

A APDSI continua a trazer momentos de reflexão para a sociedade civil sobre o movimento de transformação do setor da saúde com particular ênfase em Portugal. As TIC são os principais agentes inovadores desta transformação.

"As TIC e a Saúde no Portugal de Hoje", como habitualmente, vai ser desenvolvida em articulação com entidades do Ministério da Saúde, entidades prestadoras de cuidados de saúde públicas e privadas, com instituições universitárias e com fornecedores de soluções e tecnologias.

A conferência, com coordenação da Prof. Doutora Maria Helena Monteiro e da Prof. Doutora Ana Maria Evans, vai contar com a presença de Sua Excelência o Ministro da Saúde, Prof. Adalberto Campos Fernandes. Em breve divulgaremos o programa completo.

A participação na conferência é gratuita para os sócios da APDSI e convidados especiais. Para os restantes participantes a inscrição está sujeita ao pagamento de 30 euros, que inclui o valor da quota para 2016. Todas as inscrições estão sujeitas a inscrição prévia aqui e ficarão condicionadas à disponibilidade de lugares do auditório.

Sessão de encerramento do projeto de fundação da PASC



No próximo dia 25 vai realizar-se a sessão de encerramento do projeto de fundação da PASC - Casa da Cidadania.

A sessão vai realizar-se a partir das 18h00 no Clube Militar Naval, na Avenida Defensores de Chaves, n.º 26, em Lisboa.

PROGRAMA 

18h00 | Recepção dos convidados 

18h15 – 20h00 | Intervenções: 

O Futuro da PASC - Prof. José Dias Coelho, Presidente da Direcção da PASC;
A PASC e a Cidadania - Dr. João Salgueiro, SEDES;
A história da PASC - Dra. Maria Perpétua Rocha, Coordenadora da Comissão Instaladora da PASC;
O Papel da Assembleia - Prof. Dr. António Gentil Martins, Presidente da Mesa da Assembleia da PASC;
O Papel do Conselho Fiscal - Dr. Mário Baptista, Presidente do Conselho Fiscal da PASC;
Observatório da Cidadania - Prof. Dr. João Vieira da Cunha, Universidade Europeia;
O nascimento da PASC - Casa da Cidadania General Garcia Leandro, Presidente da Comissão Eleitoral da PASC;
Código de Conduta - Dra. Paula Barata, Advogada.

20h00 | Porto de Honra

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

APDSI 2015: 14.º Fórum da Arrábida



A APDSI realizou, no dia 16 de outubro de 2015, o 14.º Fórum da Arrábida subordinado ao tema "Repensar o Futuro da Sociedade da Informação - Mercado Único Digital Europeu: transformações económicas, competências e empregabilidade". 

Um tema tão clássico como atual é o da relação entre as tecnologias e o emprego. Sabe-se que as tecnologias, e em particular as tecnologias que caraterizam a SI, destroem emprego, por exemplo substituindo tarefas administrativas por processamentos informáticos; sabe-se também que criam emprego, o chamado "Emprego Digital" que, a propósito, tem merecido uma especial atenção da Comissão Europeia, traduzida em Portugal pela iniciativa "Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital".

Leia aqui o documento final resultante do Fórum e veja,mais abaixo, o vídeo-resumo do encontro.


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Pequeno-Almoço "Gestão de Território 2.0"



A APDSI organizou, a 16 de fevereiro de 2016, mais um Pequeno-Almoço temático, desta vez numa abordagem informal à "Gestão de Território 2.0". Como habitualmente, as duas horas de debate e troca de ideias decorreram na sede da Associação e passaram à volta de assuntos como a participação dos cidadãos no registo territorial através das redes sociais bem como as vantagens e desvantagens de haver dados territoriais abertos.

A Eng.ª Ana Neves dinamizou a conversa na qual participou o moderador do grupo de Sistemas de Informação Geográfica da APDSI, Mário Rui Gomes, representantes da academia, da Segurança Social e vários outros profissionais com percursos ligados à geografia ou à programação informática.

Com o pequeno-almoço em simultâneo, a primeira grande conclusão a que o grupo chegou é que nós, enquanto cidadãos, precisamos dos dados territoriais mas não sabemos exatamente que dados são esses, que entidades os gerem, nem de que entraves concretos se fala quando o acesso à informação não é facultado.

Há projetos-piloto e vários outros já desenvolvidos ao nível autárquico mas foi unânime a convicção de que falta organização e coordenação, que poderiam ser ultrapassadas mediante um inventário do que já foi feito para se evitarem, deste modo, repetições de tarefas, produtos e resultados. Há oferta tecnológica e capacidade para se construírem plataformas mas é necessário agregar dados e construir pontes. 

O princípio de custo-benefício foi outro caminho apontado para se conseguirem bons sistemas georreferenciados integrados e uma boa base cartográfica que os sustente.

No âmbito das experiências positivas partilhadas no encontro "Gestão de Território 2.0" foram deixados os testemunhos de trabalhos (apps) já feitos no mapeamento de casas devolutas e obstáculos para deficientes, também o exemplo da SenseMyCity, uma aplicação desenvolvida para smartphones que regista o dia-a-dia dos utilizadores, para avaliar níveis de stress, nascida no seio do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, também o planeador colaborativo de deslocações em bicicleta em Lisboa, do Instituto Superior Técnico e INESC-ID, Cycle My City, ou, ainda, o exemplo de como a população mundial e, mais especificamente, a comunidade OpenStreetMap se uniu para ajudar a mapear estradas completamente destruídas depois do trágico sismo que, em 2010, afetou o Haiti. 

Nos minutos finais das duas horas dedicadas à "Gestão de Território 2.0" ficou decidido encaminhar o desafio às entidades governamentais que poderão tirar partido de eventuais projetos europeus que existam para a gestão do território no âmbito digital.

O objetivo principal dos Pequenos-Almoços temáticos da APDSI é provocar a discussão sobre como as ferramentas sociais estão a influenciar a sociedade. De recordar que esta foi a 5.ª edição dos Pequenos-Almoços sobre a temática 2.0. No ano passado foram abordados os "Negócios 2.0", em duas sessões, o "Amor 2.0" e a "Educação 2.0". Em abril, a APDSI retomará esta atividade.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Austrália com problemas no acesso à rede



Um dos cabos submarinos que liga a Austrália ao resto do mundo sofreu um corte que está a afetar as ligações à Internet no continente. A notícia é do The Register.

O PPC-1 liga Sidney a Guam e oferece ligações de 1,92 terabits por segundo. O cabo, operado pela TPG, apresenta danos a três mil metros da superfície e terá de ser reparado por um navio especializado. Neste momento estão a ser usadas rotas alternativas como o cabo Southern Cross ou a ligação Austrália-Japão, noticia o The Register.

O grande contratempo da empresa é, agora, encontrar um navio capaz de executar a reparação, numa altura em que o Ile de Re, o navio escalado, vai ser usado para reparar um outro cabo e há dúvidas de que seja capaz de realizar as duas intervenções em tempo útil.

Assim, a TPG, operadora dona do cabo PPC-1, conta ter os trabalhos concluídos em março e já prometeu vir a aumentar as velocidades de download dos clientes.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

« UN's Global Pulse initiative»




«Global Pulse (www.unglobalpulse.org) is an innovation initiative of the UN Secretary-General, harnessing today's new world of digital  data and real-time analytics to gain a better understanding of changes in human well-being».

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Plataforma LegiX celebra 25 anos



A plataforma de dados jurídica LegiX está a assinalar o seu 25.º aniversário na nuvem. A propósito da efeméride, a base de dados jurídica da Priberam foi revista a vários níveis apresentando uma nova interface e novas capacidades, como o acesso através da nuvem. A notícia foi dada em comunicado enviado à imprensa.

A facilidade de utilização foi uma das principais preocupações na renovação da interface do LegiX que agora se assemelha a um motor de busca, com a maioria das opções adicionais a surgirem ao utilizador contextualizadas com a pesquisa ou documentos vistos. Há também uma nova ordem cronológica a ter em linha de conta e uma pesquisa mais "limpa" por artigo ou código de lei.

Além da reformulação da interface, o programa está também totalmente baseado na nuvem, em HTML5 e acessível através de qualquer navegador, estando facilitado o recurso através de tablets e smartphones.

O LegiX é um produto disponível através de subscrição, que também permite uma utilização de acesso pontual por períodos de um dia, uma semana ou um mês através da versão LegiX GO. A subscrição do programa possibilita o acesso direto às bases jurídico-documentais atualizadas regularmente pelo Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, ao Diário da República, à base documental da Comissão Europeia e ao Boletim do Trabalho e Emprego, entre outros.

De recordar que o LegiX foi lançado originalmente em 1991 para o sistema operativo MS-DOS.