sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

IoT dá mais um passo com a IBM e a Bosch



A IBM e a Bosch juntaram-se para trabalharem em projetos de Internet of Things industrial, com o objetivo de «atualizar eficazmente milhões de dispositivos IoT», lê-se no comunicado da Bosch.

Graças à iniciativa conjunta das duas multinacionais, a reconhecida empresa de consultoria Gartner já faz previsões que apontam para que, em 2020, existam 20,8 mil milhões de aparelhos conectados. As empresas acreditam que os consumidores pretendem que os seus dispositivos tenham sempre as actualizações mais recentes para usufruirem das respetivas melhorias de desempenho.
Já se sabe que os clientes de ambas as marcas vão poder aceder a serviços de implantação através da cloud da IBM.

As empresas explicam que, por exemplo, num futuro próximo os fabricantes de automóveis passam a poder agendar e organizar as atualizações de software de milhões de veículos de forma «segura e eficiente», sem necessitar que se desloquem a uma oficina.

De recordar que a APDSI realizou, a 27 de junho de 2016, na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, um debate sobre o futuro, intitulado "O Aprofundamento da Era Digital - Um Cenário para 2030". Nele foram debatidas questões também relacionadas com a IoT.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

itSMF Portugal volta a organizar o encontro "IT'S TIME TO TALK ABOUT"



A itSMF Portugal organiza mais uma edição do evento "IT'S TIME TO TALK ABOUT...", desta vez sob o tema "Gestão de Serviços TI, certificação e internacionalização". O encontro realiza-se na próxima quinta-feira, dia 23 de fevereiro, na Universidade Lusófona do Porto, a partir das 14h45.

Um grande número de empresas de Tecnologias de Informação são motivadas para a certificação por necessidades relacionadas com a manutenção da competitividade no mercado, outras pelo objetivo estratégico de melhorar o seu desempenho e capacidade de resposta, através da melhoria dos seus processos.

A norma internacional ISO 20000-1, com requisitos para processos baseados em ITIL, tem em Portugal um número crescente de organizações interessadas na sua implementação e certificação,muito devido ao objetivo da internacionalização.

Nesta edição do "IT'S TIME TO TALK ABOUT" vai ser analisado o roadmap para a Implementação e Certificação pela ISO 20000-1 em especial numa PME.

"IT'S TIME TO TALK ABOUT" é uma iniciativa da itSMF Portugal coordenada por Joaquim Morgado e José Carlos Martins. A realização desta edição tem a coordenação de Mário Rui Costa e conta com o apoio da Universidade Lusófona do Porto.


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Reino Unido vai reforçar cibersegurança com o apoio de privados


O National Cyber Security Centre do Reino Unido, situado desde outubro de 2016 no centro de Londres, desafiou as empresas do setor privado a "treinar e a colaborar" na defesa cibernética do país. A notícia é avançada pela agência Reuters que lembra que nos últimos três meses foram registados 188 ataques a estruturas do país.

A iniciativa, intitulada "NSCS Industry 100" quer envolver os intervenientes da indústria para "identificar ameaças, vulnerabilidades e desenvolver conselhos para combater ataques cibernéticos".

A Lockheed Martin foi uma das primeiras empresas a aceitar o pedido de colaboração e anunciou que vai lançar um "programa de trabalho-estudo" destinado aos alunos universitários.

Segundo a Reuters, o National Cyber Security Centre faz parte de um investimento de cerca de 2,23 mil milhões de euros, e pretende aumentar as defesas cibernéticas do Reino Unido.

De recordar que a cibersegurança foi um dos temas do 15.º Fórum da Arrábida da APDSI, que decorreu também em outubro do ano passado, e cujo relatório final pode ler aqui.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

ERSAR renova site e aposta na interatividade


A ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos renovou o site e fez uma aposta na interatividade numa nova forma de apresentação de informações. O trabalho resulta de uma colaboração com a Create IT. A integração de repositórios permite, agora, por exemplo, serviços de comparação de tarifas praticadas pelas várias entidades.

O site assenta em tecnologias da plataforma Sharepoint, da Microsoft, e também apresenta elementos sobre a gestão de reclamações em formato de gráfico e tabela. É multilingue e está pensado para suportar a visualização em vários tipos de dispositivos. O utilizador pode fazer pesquisa sobre relatórios e outra documentação, tarifas, qualidade dos serviços e da água.

"No contexto da nossa estratégia de aproximação ao consumidor estávamos perante a necessidade de criar um novo site que permitisse dar corpo a essa estratégia, fazendo uso de uma linguagem acessível e disponível em qualquer plataforma, com particular destaque para os dispositivos móveis", afirma Luís Engrossa, director de TI da ERSAR à Computerworld.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Empresas de TIC fazem exposição anti-Trump



97 empresas de tecnologia e de outros setores similares apresentaram no tribunal de recursos dos Estados Unidos, uma declaração contra a ordem de controlo de imigração do presidente do país, Donald Trump.

Google, Facebook, Intel, Netflix, Microsoft, Apple e Twitter estão entre o grande segmento empresarial.

No documento as empresas aludem ao «potencial disruptivo das restrições» agora implantadas e defendem «os benefícios de regras liberais de imigração para as indústrias, em geral». O documento lembra ainda que «os imigrantes estão entre os nossos principais empresários, políticos, artistas e filantropos».

A ordem executiva assinada pelo presidente a 27 de Janeiro suspendeu por 90 dias a entrada de imigrantes e não-imigrantes originários do Irão, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iémen. As empresas de TIC consideram a medida como a primeira de uma série, planeada pela administração Trump para restringir a entrada nos Estados Unidos de trabalhadores qualificados de que a indústria depende.

Além de ordem de Trump «dificultar a capacidade das empresas americanas para atrair grandes talentos, aumenta os custos impostos às empresas», alega a declaração das empresas.

Entretanto, nesta sexta-feira, o decreto anti-imigração continua suspenso e o tribunal mantém a decisão de rejeitar o recurso de Trump.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Adira ao Grupo Glossário da Sociedade da Informação da APDSI


O Grupo Glossário da Sociedade da Informação da APDSI convida os sócios a integrarem o seu espaço de debate e de trabalhos, contribuindo para o enriquecimento de uma das mais prestigiadas e reconhecidas apostas da Associação.

Os Grupos Permanentes são constituídos por sócios individuais da APDSI, por representantes de sócios coletivos, ou ainda por individualidades de relevo na área temática, expressamente convidadas a colaborar temporária ou permanentemente. Estes grupos são estruturas dinâmicas e configuradas como redes colaborativas.

O grupo de trabalho permanente do Glossário da Sociedade da Informação funciona desde 2005 e tem como objetivos a recolha, sistematização e divulgação da terminologia portuguesa usada ou considerada mais adequada para exprimir os conceitos relevantes da Sociedade da Informação. 

Este projeto conduziu à elaboração do Glossário da Sociedade da Informação, que está disponível aqui, e conta atualmente com mais de mil termos.

Na sequência da continuação do trabalho desenvolvido até agora, a APDSI convida os sócios interessados nesta matéria a integrarem o grupo, que reúne de três em três semanas, na sede da APDSI, das 14h30 às 18h00.

Para integrar o Grupo Glossário da Sociedade da Informação contacte o secretariado da APDSI, para secretariado@apdsi.pt.

Assembleia-Geral eleitoral da APDSI com data marcada


Nos termos do n.º 1 do Art.º 10.º dos Estatutos, convocamos os associados da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, para a Assembleia-Geral Eleitoral Ordinária, a realizar no dia 7 de março de 2017, pelas 18h00 na sede da APDSI, na Rua Alexandre Cabral, 2C - Loja A, em Telheiras, Lisboa, Lisboa, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Apreciação e votação do relatório, balanço e contas apresentado pela Direção, bem como o parecer do Conselho Fiscal, relativos ao exercício de 2016;
2. Eleição dos  Órgãos Sociais para o triénio 2017-2020;
3. Discussão e aprovação da proposta de Orçamento ordinário e do Plano de Atividades para o exercício do ano de 2017 da lista eleita;
4. Outros assuntos de interesse associativo.

Não se encontrando presentes aquela hora a maioria dos associados com direito a voto, a reunião realiza-se meia hora depois, em segunda convocatória, funcionando com qualquer número de associados.

Os sócios da APDSI também podem participar na Assembleia Geral Eleitoral através de videoconferência WebEx. Neste sentido, devem manifestar a sua vontade em participar por este meio até as 12h00 da próxima segunda-feira, dia 6, para que se possam atribuir as respetivas permissões de acesso.

Também é possível exercer o direito ao voto por procuração. Informe-se em secretariado@apdsi.pt.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Comissão Nacional de Proteção de Dados quer mais recursos para aplicar o novo regulamento europeu



A Comissão Nacional de Protecção de Dados precisa de mais recursos para aplicar o novo regulamento europeu, que implica um maior acompanhamento por parte da entidade. A revelação foi feita pela presidente da CNPD, Maria Filipa Calvão, num debate promovido pela ACEPI.

A presidente aconselhou as empresas fornecedoras de serviços de proteção de dados a usarem o enquadramento legal em perspetiva, para se protegerem.

A responsável assinalou que a organização tem falta de recursos humanos (apenas três pessoas com conhecimentos em TIC) para fazer face às solicitações que, no caso das startups, são muito frequentes. "O problema deverá agudizar-se devido a mudanças no tipo de ação que a comissão terá de adotar: mais no sentido de orientar as empresas e acompanhar os estudos de impacto, que as organizações terão de fazer", afirmou Maria Filipa Calvão.

Apesar de reconhecer que é aconselhável a redução do número de membros do corpo central da comissão, ressalva ser necessário o reforço de recursos humanos da organização no todo.

Filipa Calvão avançou ainda que a CNPD está a trabalhar com congéneres europeias para se alcançar uma maior harmonização do novo regulamento na União Europeia.