segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Fundação Manuel dos Santos cria rede para cientistas no estrangeiro



O Programa de Ciência da Fundação Francisco Manuel dos Santos - FFMS, presidida por António Barreto, pretende criar uma rede informática para ligar os cientistas portugueses no estrangeiro.

O recenseamento dos milhares de investigadores portugueses residentes no estrangeiro e a constituição de uma rede que os articule, fomentando o diálogo entre eles e a sociedade portuguesa, é um dos cinco projetos que a Fundação vai lançar em 2014, no âmbito do Programa de Ciência e Inovação.

Entretanto, a FFMS organiza, no próximo dia 24 de janeiro, na Reitoria da Universidade de Lisboa, uma conferência sobre "Ciência, Cultura e Inovação", que tem como oradores Paul Nurse, presidente da Royal Society (Reino Unido) e Prémio Nobel da Medicina em 2001, e os cientistas portugueses Maria Mota (IMM), Elvira Fortunato (Universidade Nova de Lisboa), Carlos Salema (Instituto Superior Técnico), José Brandão de Brito (Instituto Superior de Economia e Gestão) e João Lobo Antunes.

sábado, 18 de janeiro de 2014

WORLD ECONOMIC FORUM | «Global Risks 2014»

  

 
 
E a Press Release em português (do Brasil) neste endereço, onde, nomeadamente, se pode ler:
«(...)
Nossa dependência crescente da Internet para realizar tarefas essenciais e o aumento exponencial de aparelhos tecnológicos contribuem ao risco de uma queda sistêmica – em uma proporção capaz de destruir os sistemas ou até a sociedade – em 2014, segundo o relatório. As últimas revelações sobre a vigilância exercida pelos governos contribuiu à uma redução da força de votade da comunidade internacional de cooperar para construir modelos de governança afim de reforçar este ponto fraco. Isto poderia resultar em uma balcanização da Internet, o chamado "Armagedão Cibernético", onde prevaleceriam a superioridade destrutora dos ciberpiratas assim como uma confusão generalizada
 
"A confiança na Internet diminui por causa de uma manipulação inapropriada dos dados, da ciberpiratagem e das violações da vida privada", declara Axel P. Lehmann, Diretor de Análise de Riscos na Zurich Insurance Group. "A fragmentação da Internet não é o o melhor meio de ação pois destruiria os benefícios que ela traz a todos. Em vez de erguer muros em volta dos jardins, tem de se agir definindo padrões de segurança e reconquistando a confiança». (...)».

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

App portuguesa para daltónicos ganha prémio internacional



A aplicação portuguesa ColorADD venceu o prémio internacional Mobile for Good Europe Awards 2013 da Fundação Vodafone, na categoria Acessibilidade, entregue em Bruxelas, na Bélgica.

A ColorADD permite aos mais de 350 milhões de daltónicos em todo o mundo perceber as cores dos objetos através da câmara de um telemóvel. No topo do ecrã aparece o nome da cor acompanhada do símbolo ColorADD correspondente.

Além de analisar imagens em tempo real, apontando a câmara do telemóvel para o objeto, o utilizador pode analisar fotografias previamente gravadas. As imagens geradas podem ser partilhadas nas redes sociais.

Os portugueses que desenvolveram a aplicação receberam um prémio de 30 mil euros que será investido na evolução da ColorADD, nomeadamente no melhoramento do desempenho da aplicação, no adicionar de novas funcionalidades à versão existente, como novas línguas (espanhol e francês), e no desenvolvimento de um sistema de voz para ditar a cor. A app ainda só está disponível para iPhone.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Advogados discutem o recurso às TIC no setor


Na próxima quarta-feira, dia 22 de janeiro, realiza-se a terceira edição do IT4Legal, no Museu da Eletricidade, em Lisboa.

No fórum de 2014 vai debater-se o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação entre a comunidade de advogados, num dia que se divide em três sessões que pretendem analisar o impacto do uso das TIC na produtividade dos advogados, mas também questões relacionadas com a segurança e privacidade.

As sessões encerram com a apresentação de um estudo sobre o uso das TIC naquele grupo profissional. O IT4Legal tem entrada livre mas implica inscrição prévia no sítio na web do evento.


terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Mário Durão recebe Distinguished Award for Excelence in IT



O Contra-Almirante Mário Durão foi agraciado com a AFCEA Distinguished Award for Excelence in IT, cuja atribuição é feita anualmente apenas a um associado em todo o mundo.

A cerimónia decorreu a 23 de outubro de 2013, durante o TechNet Internacional 2013, em Lisboa. O prémio foi entregue por Mr. Kent Schneider, President & CEO, AFCEA Internacional (foto acima).

Os nomeados para este prémio têm, obrigatoriamente, de ter uma carreira de 15 anos ou mais de compromisso para com a engenharia, sucesso comprovado no desenvolvimento de aplicações com benefícios para o público em geral, o desenvolvimento de estratégias com impacto no Governo, nomeadamente na criação de intercâmbios entre comunidades, e um compromisso para com a missão, valores e atividades desenvolvidas pela AFCEA - Associação para as Comunicações, Eletrónica, Informações e Sistemas de Informação para Profissionais.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Médicos obrigados a fazer registo de óbitos online



Os médicos têm, obrigatoriamente, que fazer o registo de óbitos online. A medida, válida desde o início deste ano, estava prevista desde Outubro.

A plataforma SICO - Sistema de Informação dos Certificados de Óbito - aplicada por despacho do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, tem por objetivo permitir a articulação entre todas as entidades intervenientes no processo de certificação de óbitos, garantindo, segundo se lê em comunicado, «a comunicação eletrónica de óbitos às conservatórias do registo civil e a melhoria do sistema de identificação das causas de morte».

O SICO integra informação do Ministério Público, das autoridades policiais, dos hospitais, dos centros de saúde e do Instituto de Medicina Legal e começou por ser testado nos Hospitais da Universidade de Coimbra e nos serviços da Delegação Centro do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Investimento em publicidade móvel foi o que mais cresceu no ano passado



O investimento por parte dos anunciantes no formato móvel cresceu mais de 100% em 2013 face ao ano anterior.

A notícia é dada pela Millennial Media que recolheu dados comprovativos de que o maior anunciante em publicidade móvel foi a indústria farmacêutica, com um crescimento de 744% no trimestre de julho a setembro, face ao período homólogo em 2012. Os media aparecem em segundo lugar com um aumento de 530%, e a área do desporto completa o pódio, em terceiro lugar, com uma subida de 411%.

A evolução positiva deste segmento publicitário deverá continuar nos próximos anos, embora de forma menos acentuada, prevendo-se que em 2014 o crescimento do investimento em publicidade móvel abrande para os 62,1%, o que corresponde a mais de 22 mil milhões de euros.

A tendência só se prevê que pare em 2017, quando é esperado que a despesa em anúncios para dispositivos móveis esteja próxima dos 53 mil milhões de euros.