segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

A APDSI deseja-lhe Festas Felizes!


Estando a terminar o ano de 2024, gostaria de aproveitar este momento para agradecer a sua presença e participação na dinâmica da APDSI que, com o seu apoio, concretizou cerca de 30 iniciativas este ano.

Mantemo-nos fiéis à nossa visão na Promoção e Desenvolvimento de uma Sociedade da Informação Inclusiva, Participativa e Segura.

Foi um ano fantástico, que não teria sido o mesmo sem si.

Destacamos algumas das nossas conferências, que abordaram os seguintes desafios e as oportunidades:

  • Tecnologia e Desporto XXI;
  • Regulação Digital da Inteligência Artificial;
  • IA-Um modelo de governance e uma estratégia para Portugal;
  • O Espaço Europeu dos Dados em Saúde;
  • Como repensar a Educação com a Inteligência Artificial?
  • A Inovação em Saúde: o Impacto dos Dados Hoje e no Futuro.

Relembramos ainda a organização, em colaboração com a Universidade do Porto, das Olimpíadas de Informática, aos diferentes níveis:

  • Olimpíadas Nacionais
  • Olimpíadas Ibero-americanas
  • Olimpíadas Internacionais
  • Olimpíada Europeia Feminina

Destacamos, igualmente, um momento de debate sobre os desafios do RGPD, num ano de comemoração dos 30 anos da CNPD.

Organizámos a 4ª edição do Prémio de Transformação Digital, para o qual recebemos cerca de 40 candidaturas, com projetos muito expressivos de inovação em Portugal.

A sua participação – como orador, patrocinador ou participante – fez toda a diferença.

Os insights partilhados e as relações construídas nestas iniciativas fortalecem o nosso conhecimento e a nossa capacidade de contribuir para um mundo melhor em colaboração.

Todas estas iniciativas podem ser encontradas em https://apdsi.pt/produtos/.

Como em todos os anos, temos sempre o objetivo de, com entusiasmo e determinação, realizar iniciativas sobre transformação digital, consigo e para si, em relação aos setores publico, privado e social.

A APDSI vem desejar-lhe, neste fim de ano de 2024, Festas Felizes e um 2025 repleto de êxitos pessoais e profissionais.

Estamos convosco.

Boas festas e um 2025 repleto de conexões positivas e inesquecíveis!

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

APDSI divulga estudo sobre "Educação para a Cibersegurança no Ensino Básico e Secundário em Portugal"


APDSI divulga estudo sobre a Educação para a Cibersegurança no Ensino Básico e Secundário em Portugal, realizado pela Universidade do Porto para o Observatório de Cibersegurança do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), através do qual se faz o mapeamento das iniciativas, programas e conteúdos curriculares de cibersegurança no ensino básico e secundário em Portugal, comparando essas práticas com outros países da União Europeia.

Este estudo incluiu a análise de documentos estratégicos, manuais escolares e um inquérito feito aos Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas a nível nacional, para identificar as iniciativas desenvolvidas e a frequência com que a cibersegurança é abordada nas disciplinas. Além disso, foram realizadas entrevistas com professores e outros atores relevantes com o objetivo de recolher as perspetivas sobre as práticas escolares e as necessidades na educação para a cibersegurança, permitindo, desta forma, ter uma visão detalhada da situação atual e das lacunas existentes.

Consulte a versão integral do estudo.

APDSI realizou Cerimónia para entrega dos Prémios Transformação Digital (4.ª Edição)



A APDSI realizou a cerimónia de entrega dos prémios Transformação Digital, nas instalações da Oracle Portugal, no passado dia 03 de dezembro.

A APDSI entregou os prémios aos projetos vencedores das três categorias do Prémio Transformação Digital 2024.

A sessão de abertura da cerimónia foi conduzida pela Presidente da Direção da APDSI, Maria Helena Monteiro, por Filipa Fixe, Vogal da Direção da APDSI, e por João Mota Lopes, Country Leader da Oracle, patrocinadora da iniciativa.

Na categoria Eficácia/Eficiência das Organizações, o vencedor foi a instituição Águas e Energia do Porto, com o projeto “InnoWave”. As menções honrosas foram atribuídas ao projeto “AI4CMR” da AI4Medimaging e ao projeto “Digital DROTe” desenvolvido pela Direção Regional do Ordenamento do Território.

Na categoria Proximidade com o Cidadão e Sociedade Mais Inclusiva, venceu o projeto “i-tree: Plataforma Omnicanal Integrada na Saúde”, da Unidade Local de Saúde de Santo António (ULSSA). As menções honrosas foram atribuídas ao projeto “Abono de Família Automático” do Instituto de Informática e ao projeto “Tradutor Multilinguístico para migrantes” do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Já na categoria de Promoção da Sociedade mais Inovadora e Digital, o prémio foi entregue à Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia pelo projeto “Arquivo.pt”, enquanto as menções honrosas foram atribuídas ao projeto “Balcão e-Clic” do Instituto de Informática e ao projeto da Direção Regional do Ordenamento do Território “Sistema Regional de Informação Cadastral”.

À cerimónia de entrega dos prémios seguiu-se um momento de confraternização entre as equipas dos projetos distinguidos, os elementos da Direção da APDSI, os representantes da Oracle e os elementos do Júri.

O objetivo da APDSI nesta iniciativa é reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção e implementação das tecnologias de informação e comunicação (TIC), com vista a uma sociedade mais digital sustentada por instituições públicas e privadas mais eficientes e mais próximas do cidadão.

Gravação e conclusões do evento disponíveis aqui.

CONCLUSÕES | Conferência-Debate “Como repensar a Educação com a Inteligência Artificial?"


A APDSI, no âmbito da atividade do seu Grupo de Missão de  Inteligência Artificial, realizou a Conferência-Debate “Como repensar a Educação com a Inteligência Artificial?", no passado dia 22 de novembro, cujas conclusões estamos agora a difundir.

Gravação e conclusões disponíveis aqui.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

APDSI associa-se à Campanha do Mês da Anticorrupção



No âmbito do Mês Anticorrupção, a APDSI orgulha-se da sua associação à Plataforma Portuguesa para a Integridade (PPI), uma iniciativa da United Nations Global Compact Network Portugal e da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, e reforça o seu compromisso em prol da integridade.

O mês de dezembro foi instituído como mês da anticorrupção pela Estratégia Nacional Anticorrupção (ENAC), aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 37/2021, de 6 de abril.

A Plataforma Portuguesa para a Integridade (PPI), uma iniciativa conjunta da United Nations Global Compact Network Portugal e da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, mantém o seu alinhamento com as Nações Unidas, em concreto com as iniciativas da UN Office for Drugs and Crime (UNODC), que este ano dirige a sua atenção para os jovens, que serão os líderes íntegros de amanhã. Pretende-se proporcionar aos jovens uma voz e promover a sua capacitação para liderarem os esforços anticorrupção e assim promover a mudança. 

Com estas premissas, a PPI, associa-se à campanha internacional e demonstra o seu apoio ao mês anticorrupção através do lançamento do Selo da Integridade.

A Plataforma Portuguesa para a Integridade é uma iniciativa multistakholder que apela aos governos para enfatizar a prevenção da corrupção, a transparência e a boa governação como pilares fundamentais de uma economia global sustentável e inclusiva. É uma plataforma aberta a todos os stakeholders organizacionais que pretendam publicamente reforçar o seu compromisso com a integridade.

#MêsAnticorrupção #Integridade #Sustentabilidade #ÉticaEmpresarial #Anticorrupção #UnitedNationsGlobalCompact #APEE #ODS16 #NegóciosResponsáveis

APDSI participou no VI Encontro Nacional da APDPO


A APDSI participou no VI Encontro Nacional da APDPO PORTUGAL - Associação dos Profissionais de Proteção e de Segurança de Dados, no passado dia 22 de novembro, dedicado ao tema "O papel da proteção de dados pessoais na nova economia digital".

Neste Encontro, a APDSI esteve representada pelo Professor Alexandre Sousa Pinheiro, membro do Grupo de Missão "RGPD - Implementação" no âmbito do Regulamento de Inteligência Artificial.