segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Fomentar as TIC traz ganhos de produtividade



A APDSI concluiu, na edição de quarta-feira, 6 de fevereiro, do Observatório da Economia da Informação em Portugal, dedicado ao tema "Investimento em TIC", que fomentar as Tecnologias de Informação e Comunicação traz significativos ganhos de produtividade.

Esta conclusão é sustentada pelo documento elaborado por Joaquim Alves Lavado, um dos membros do Grupo de Alto Nível da APDSI, que reflete a observação feita sobre o investimento nas TIC em Portugal e noutros países, bem como a sua importância no mercado de trabalho nacional, onde predominam as pequenas e médias empresas.

No documento apresentado, cujos dados estatísticos remontam ao período correspondente a 2000-2009, conclui-se que o investimento nas TIC oscila com o comportamento da economia mas tem um grande efeito sobre a produtividade. A crise dot.com, caracterizada pelo declínio da Internet comercial, é apontada como a responsável pelo abrandamento do investimento neste setor em 2003.

Hoje em dia, para Joaquim Alves Lavado é necessário haver um equilíbrio entre investimento, oferta e consumo: "Para aumentar a produtividade das empresas tem de se fazer um investimento em TIC mas tem de ser feito em software e só depois em computação e telecomunicações e Portugal não faz isso, faz exatamente o contrário; em Portugal investe-se na informática de consumo", observou.

Portugal é, também, o país que menos investe em capital de risco para otimizar as TIC, só com uma percentagem entre os 5 e os 6%.

De entre as várias recomendações apontadas pela APDSI ao nível nacional, resultantes da análise dos indicadores, destacam-se o fomento do investimento em TIC mais centrado no software, a priorização das políticas de banda larga e o recurso ao capital de risco. "Capital humano, capital físico e progresso técnico são os três vetores nos quais assenta a evolução das indústrias", disse Joaquim Alves Lavado, na sessão da APDSI, onde acrescentou que a gestão de empresas e as indústrias de cultura e informação são as que fazem um maior investimento em TIC (entre os países da OCDE).

A apresentação desta sessão, cujas conclusões e recomendações foram apresentadas na sede da APDSI, já está disponível online no sítio na Web da Associação.

A primeira parte desta sessão sobre "Mercados dos Produtos e Serviços da Informação" foi apresentada em julho do ano passado.

Sem comentários: