terça-feira, 9 de maio de 2023

OLIMPÍADAS DE INFORMÁTICA 2023 | APDSI acompanha Final Nacional da 35.ª edição das Olimpíadas da Informática em 2023


 Olimpíadas de Informática 2023

APDSI acompanha Final Nacional da 35.ª edição das Olimpíadas da Informática em 2023

  

Lisboa, 09 de maio de 2023 – A APDSI organiza a 35.ª Edição das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI) e promoverá a participação da representação portuguesa em mais uma edição das Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI).


Já são conhecidos os 30 finalistas das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI’2023), um concurso de âmbito nacional, promovido e organizado pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e a Universidade de Princeton, destinado aos jovens que frequentam o ensino secundário ou o ensino básico em todo o território nacional.

Os 30 melhores concorrentes desta primeira fase vão participar na segunda fase do concurso – a prova final que é individual e é realizada usando o mesmo sistema da prova preliminar, no próximo dia 20 de maio, e será no Departamento de Ciência de Computadores, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Inscreveram-se cerca de 199 alunos nas Olimpíadas de Informática de 2023, muitos inscritos pela primeira vez e alguns veteranos e abrangendo desde o 9º ao 12º ano, de 44 escolas distribuídas geograficamente por todo o país.

Os finalistas de 2023 pertencem a vários distritos. Qualificaram-se 9 alunos de Lisboa, 8 do Porto, 4 de Coimbra, 3 de Setúbal, 2 de Viseu, 1 de Viana do Castelo, 1 da Guarda, 1 de Faro e 1 aluno de Aveiro. Destes alunos, 18 alunos do 12º ano, 6 do 11º ano, 5 do 10º ano e 1 aluno do 9º ano.

Em 2023, qualificaram-se 4 raparigas nos 30 primeiros, um número superior ao habitual e que a organização se congratula pelo aumento da representação deste género nesta competição.

Qualificaram-se ainda para a final nacional, 3 alunos não lusófonos.

Trata-se de uma iniciativa de alta competição em TIC, que serve para fomentar o gosto dos jovens por esta área, que contará com o alto patrocínio da Presidência da República Portuguesa, e com o apoio da Ciência Viva, da  Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da NTT Data Portugal. Os melhores alunos irão integrar a delegação portuguesa que disputará as Olimpíadas Internacionais da Informática.


Links úteis:

Sem comentários: