terça-feira, 6 de abril de 2010

A Sociedade da Informação e a rede Wi Fi

Antes de "mergulhar" em Barcelona procurei informação sobre a possibilidade de utilizar o meu iPod Touch em ligação a uma rede WiFi e as notícias foram "agradáveis" WiFi Barcelona
Ao chegar ao Hotel pedi informações e deram-me o acesso não a esta rede, mas a duas disponíveis no edifício.
O acesso a partir de uma sala junto à recepção era mais fácil utilizando um dos dois terminais disponíveis do que com o iTouch.
A ligação à rede a partir do quarto-cama obrigou-me a uma pesquisa de qual a melhor posição e localização física do iTouch, o que me levou até meio do corredor, encostado junto a uma das paredes ...
Nos locais públicos procurei a indicação com a placa azul WiFi de que só encontrei um exemplar junto à Fundação Miró. Aí consegui estabelecer uma ligação com o iTouch ao Portal do Ayuntamento de Barcelona, conforme documentado na fotografia

Não consegui ultrapassar o Portal e usar a WiFi em meu proveito. Aliás dentro do edifício da Fundação Miró era impossível estabelecer qualquer acesso quer WiFi quer 3G.
Em qualquer avenida, nomeadamente na Diagonal, o iTouch detectava inúmeras redes privadas, mas a WiFi azul não aparecia ...
Regressei convencido que "um dia" a rede pública WiFi existirá em pleno funcionamento ao serviço da Sociedade da Informação.

Sem comentários: