quinta-feira, 19 de maio de 2011

Apresentação da ferramenta UMIC para teste de Acessibilidade Web (WCAG 2.0)


No "Fórum para a Sociedade da Informação", subordinado ao tema da acessibilidade Web, realizado pela APDSI, através do seu Grupo de Negócio Electrónico, em parceria com a UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, a 5 de Maio em Lisboa, foi apresentada uma nova ferramenta informática para avaliação dos níveis de acessibilidades de páginas na web 2.0, o eXaminator.

Para o engenheiro responsável pelo desenvolvimento desta ferramenta, Jorge Fernandes, da UMIC, o novo eXaminator «resulta da evolução das ferramentas que têm vindo a ser desenvolvidas e aplicadas pela UMIC desde 2005 para a versão 1.0. Na altura o eXaminator era apenas um jogo de um programador mas feitos alguns testes percebi que podia vir a tornar-se uma grande ferramenta». O eXaminator é também "herdeiro" de uma outra ferramenta – o HERA. O eXaminator foi desenvolvido com o objectivo de ultrapassar várias limitações dos outros validadores e de poder ser utilizado para a avaliação da acessibilidade de todas as páginas de um sítio.

A nova versão do eXaminator, agora lançada pela UMIC, vai ajudar a avaliar se os produtores de conteúdos tornam de facto a web mais acessível a um maior número de pessoas que possuam um qualquer tipo de deficiência, que devem conseguir perceber, compreender, navegar e interagir com a Web. Segundo Jorge Fernandes «estas ferramentas são regularmente utilizadas por várias entidades da administração pública e outras».

Ao contrário da maioria dos validadores de múltiplas páginas existentes no mercado, o eXaminator não precisa de ser instalado no computador e corre em qualquer sistema operativo (inclusive dispositivos móveis). O próprio processo de validação é integralmente descentralizado no servidor e pode ser consultado, gratuitamente, em http://www.acesso.umic.pt. Depois de se fazer o teste ao site, a ferramenta devolve um relatório simples e pedagógico. A cada problema ou boa prática descrito no relatório está associado um pequeno texto explicativo da importância do cumprimento desse mesmo ponto. Nos erros também são fornecidas pistas de como os resolver.

Sem comentários: