sexta-feira, 20 de junho de 2014

Criadores do QR Code ganham Oscares Europeus da Tecnologia e Inovação



Os japoneses Masahiro Hara e Takayuki Nagaya, inventores do QR Code, destacaram-se nos Oscares Europeus da Tecnologia e Inovação, ao ganharem na categoria Popularidade. A cerimónia decorreu nesta terça-feira, 17 de junho, em Berlim, na Alemanha.

Dos quinze inventores (e equipas) a concurso pelo prémio de Popularidade, 29% dos europeus que participaram nas votações online escolheram Masahiro Hara e Takayuki Nagaya, japoneses responsáveis pelo QR Code. A vitória foi celebrada de forma efusiva pela equipa que, em palco, prometeu introduzir em breve mais inovações ao código que inventaram.

Os europeus são quem mais gosta de usar o QR Code, os "quadrados mágicos" que têm substituído os códigos de barras. Esta inovação, tão presente no nosso dia-a-dia, não ganhou, no entanto, na categoria principal para a qual estava nomeada. O vencedor na categoria que prestava homenagem a inventores de países não-europeus foi Charles W. Hull, cujo trabalho com luzes ultravioleta acabou por tornar possível as inovadoras impressoras 3D.

Sem comentários: