quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Zuckerberg quer todo o planeta ligado à Internet


O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, juntou-se às grandes tecnológicas do mundo para anunciar o lançamento do projeto internet.org. Trata-se de uma aliança mundial de grandes empresas de tecnologia com o objetivo de reduzir os custos dos serviços de Internet nos países em vias de desenvolvimento, o que tem implicações, segundo dados divulgados pela campanha, em cinco mil milhões de pessoas.

«Tudo o que o Facebook fez até agora foi dar às pessoas de todo o mundo a oportunidade de se conhecerem», disse Zuckerberg num comunicado. «Há grandes entraves nos países em via de desenvolvimento para se ligarem e juntarem à economia do saber. Internet.org é uma parceria global destinada a resolver estes desafios, entre os quais tornar o acesso à Internet acessível para os que a não podem ainda ter», acrescentou. Veja, mais abaixo, o vídeo da campanha.


Para conseguirem chegar a toda a população mundial, as empresas envolvidas vão procurar desenvolver projetos comuns, partilhar conhecimentos e mobilizar governos. Além do Facebook, fazem parte da parceria nomes como a Nokia (Finlândia), Ericsson (Suécia), o gigante sul-coreano de eletrónica Samsung, os fabricantes de componentes norte-americanos Qualcomm e Media Tek e o browser de Internet norueguês Opera. As redes sociais Twitter e LinkedIn também vão colaborar.

De recordar que esta foi, também, uma das preocupações que teve eco na edição do ano passado do Fórum da Arrábida da APDSI, sobre o qual encontra toda a informação aqui.

Sem comentários: