quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Portugueses usam mais a Internet mas também se protegem menos



Quase metade dos portugueses acede diariamente à Internet mas muitos ainda não tomam as devidas precauções para se defenderem dos perigos.

Este é um dos resultados do mais recente Eurobarómetro, divulgado nesta terça-feira, dia 10, Dia da Internet Mais Segura, pela Comissão Europeia.

O acesso ao mundo online é já feito todos os dias por 48% dos portugueses, um valor que subiu dez pontos percentuais em relação ao ano passado. Apesar de a subida ser considerável, 34% da população nunca utilizou a Internet, um número mais elevado que os 18% da média europeia. 

Consultar o correio eletrónico (82%), ler notícias (67%) e utilizar as redes sociais (76%) são as tarefas mais executadas pelos portugueses no mundo online, sendo que 93% recorrem ao computador para as desempenhar e apenas 38% ao smartphone. Na União Europeia, a utilização de telemóvel para acesso à Internet representa já 61% dos acessos. 

No geral, os portugueses dizem ser conscientes dos riscos a que se sujeitam quando estão ao computador. Cerca de 55% dos inquiridos em Portugal consideram estar bem informados em relação aos riscos do cibercrime, mas 82% diz que «utilizar um software antivírus» é o suficiente para se protegerem dos ataques informáticos. Contudo, ainda segundo o estudo, os cidadãos nacionais são mais descuidados na utilização da Internet do que o resto da comunidade europeia: a média aponta que 61% dos inquiridos instalou um antivírus no computador como forma de prevenir riscos online, mas esse valor desce para 50% em Portugal.

O estudo foi conduzido pela Comissão Europeia e foram analisadas 27.868 entrevistas, 1.002 das quais feitas a portugueses.

Sem comentários: