quarta-feira, 8 de abril de 2015

APDSI promove as Olimpíadas Nacionais de Informática



A APDSI promove a realização das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI) e a participação portuguesa nas Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI). A 27ª Olimpíada - IOI 2015 - realiza-se este ano na cidade de Almaty, no Cazaquistão, de 26 de julho a 2 de agosto. Portugal vai novamente estar representado no evento internacional em conjunto com cerca de 80 outros países. 

As Olimpíadas Internacionais de Informática, IOI - International Olympiad in Informatics -  são uma das seis Olimpíadas da Ciência. A primeira edição das IOI teve lugar em Pravetz, na Bulgária, em 1989, com o apoio da UNESCO e desde então têm-se realizado todos os anos.

O objetivo principal das IOI é estimular o interesse dos jovens estudantes do ensino secundário pela informática e pelas tecnologias da informação e os seus vencedores, em cada ano, pertencem ao grupo dos melhores jovens cientistas mundiais no domínio da Informática

A equipa portuguesa que participará nas IOI é selecionada através de um concurso de informática nacional ONI - Olimpíadas Nacionais de Informática.

A componente científica da prova é da responsabilidade do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e do Departamento de Engenharia Eletrónica e Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.

A final nacional será no dia 17 de abril e será uma competição presencial, a realizar no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. A lista dos finalistas apurados está aqui

Os concorrentes melhor classificados na prova final poderão ser selecionados para participar num estágio de formação, a realizar em junho de 2015. No final, serão escolhidos quatro, para participarem, em representação de Portugal, nas IOI.

Sem comentários: