segunda-feira, 4 de maio de 2015

17.ª Tomada de Posição do Grupo de Alto Nível da APDSI


O Grupo de Alto Nível (GAN) da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI) vai fazer a apresentação pública da sua 17.ª Tomada de Posição com o tema "Internacionalização das TICs - Impacto das Medidas 23 e 24 do PGE".

A exposição vai ter lugar no Auditório do CIUL - Centro de Informação Urbana de Lisboa, no Picoas Plaza, Rua Viriato, n.º 13, no próximo dia 14 de maio pelas 17h30.

Com o arrefecimento da economia nacional a partir do início da crise financeira, era de esperar que a Indústria Nacional de TIC se visse na contingência de procurar novos negócios em novas geografias, para permitir sustentar o mesmo nível de valor produzido. É importante lembrar que o consumo de tecnologias de informação em Portugal está fortemente concentrado em três grandes setores: Financeiro, Telecomunicações e Setor Público que, por razões que hoje são fáceis de explicar, reduziram fortemente o investimento nestes últimos anos.

O eventual sucesso em estratégias de diversificação, particularmente no investimento em novos mercados/geografias, pode ter sido determinante na sobrevivência de muitas das PMEs nacionais e consequentemente na salvaguarda de muitos postos de trabalho.

Uma das formas mais eficazes de internacionalizar é através da exportação de conhecimento, tecnologias e soluções gerados e consolidados no mercado nacional, por isso o GAN recomenda sobre a medida M24 - Internacionalização de metodologias, soluções TIC e conhecimento público: «fomentar a valorização de potenciais parcerias entre a indústria nacional e os organismos da AP sempre que se esteja perante oportunidades de exportação de tecnologias, soluções e conhecimento criados em Portugal».

Para uma avaliação mais sustentada da importância e impacto da Medida 24 e da diplomacia económica no negócio das empresas Portuguesas, foi elaborado um inquérito online, enviado para as 1000 maiores empresas do setor das TIC. Na apresentação de dia 14 vamos reportar o resultado do inquérito, bem como algumas recomendações relevantes para a internacionalização deste setor.

A inscrição para a apresentação da 17.ª Tomada de Posição do GAN é gratuita mas obrigatória para secretariado@apdsi.pt

PROGRAMA
17h30 - Receção dos Convidados
18h00 - Intervenção do presidente da APDSI, Dr. Raúl Mascarenhas
18h10 - Apresentação da 17.ª tomada de posição
18h45 - Encerramento e cocktail



Sem comentários: