terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

"Manda-me um Roger" ou a aplicação de um português que venceu as Olimpíadas da Informática da APDSI



Está disponível, desde dezembro do ano passado, uma aplicação desenvolvida por um português que, em 2005, venceu as Olimpíadas Nacionais de Informática da APDSI. Ricardo Vice Santos juntou-se ao sueco Andreas Blixt, ex-colega de trabalho nos escritórios do Spotify nos Estados Unidos, para criar o Roger - aplicação que o New York Times já definiu como o «walkie-talkie do século XXI».

Foi em 2005, quando tinha apenas 19 anos e estudava na escola secundária de Faro, que Ricardo Vice Santos participou e venceu as Olimpíadas Nacionais de Informática da APDSI. Nessa altura já era apaixonado por programação, o que o levou a fazer a licenciatura em Engenharia Informática e Computação, no Instituto Superior Técnico de Lisboa.

A ideia da aplicação nasceu, segundo contou ao New York Times, das dificuldades que tinha em falar com a mãe quando foi para os Estados Unidos: a diferença horária para Portugal era significativa e a senhora não gostava de sms por as considerar demasiado impessoais. Foi a pensar na superação do problema que Ricardo se uniu ao sueco Andreas Blixt para criar a Roger, uma aplicação através da qual se pode deixar mensagens de voz, independentemente do destinatário ter a aplicação ou não, sendo ainda possível deixar o contexto de onde se manda a mensagem, como o estado do tempo e a altura do dia em que foi enviada.

A oportunidade de negócio surgiu, no entanto, quando Ricardo Vice Santos se cruzou com Chamath Palihapitya (um dos homens fortes de Mark Zuckerberg, no Facebook), e conseguiu, em 25 segundos, mais de 900 mil euros para fazer crescer a app. Nessa primeira reunião, Chamath olhou para a app, escolheu alguém da sua lista de contactos e mandou um Roger a dizer: «Olha aqui esta app que estou a testar!». 25 segundos depois teve uma resposta dessa pessoa.

A utilização do Roger é bastante simples, como se o utilizador estivesse a usar um walkie-talkie. Basta selecionar o contacto, tocar no ecrã para falar e voltar a tocar para ouvir a resposta. É também possível ver o estado da pessoa a quem se quer ligar e verificar se está disponível. É uma aplicação gratuita.


Sem comentários: