terça-feira, 9 de maio de 2017

Olimpíadas Nacionais de Informática (edição 2017)




Estão apurados os finalistas das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI'2017), um concurso de âmbito nacional, promovido e organizado pela APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, destinado aos jovens que frequentam o ensino secundário ou o ensino básico em todo o território nacional.

Os finalistas são:
Henrique Navas - 12.º ano da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre (Lisboa)
Duarte Nascimento - 12.º ano da Escola Secundária da Amadora (Amadora)
Guilherme Penedo - 12.º ano dos Salesianos do Estoril (Estoril)
Kevin Pucci - 10.º ano do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins (Chaves)
Rodrigo Rosmaninho - 12.º ano do Colégio Nossa Senhora da Assunção (Anadia)
Henrique Dias - 12.º ano da Escola Básica e Secundária de Ourique (Ourique)
Tiago Verdade - 12.º ano do Colégio Nossa Senhora da Assunção (Anadia)
David Nassauer - 10.º ano da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre (Lisboa)

Estes oito alunos apurados na final, que decorreu no dia 8 de maio, vão agora ter um estágio de preparação. No final desse estágio será feita uma nova prova da qual sairão os quatro alunos que representam Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática 2017, que se realizam em Teerão, no Irão, de 28 a 4 de agosto.

Desde 1992 que Portugal participa neste evento, enviando os seus melhores alunos selecionados através das Olimpíadas Nacionais de Informática, organizadas pela APDSI. A componente técnica desta atividade é gerida em colaboração com instituições universitárias, contando também com o contributo da Associação Nacional de Professores de Informática.

O sucesso da iniciativa tem sido significativo, tanto em interesse e intensidade das participações, como em número de alunos e de escolas. Nos últimos anos, os participantes portugueses têm conquistado posições relevantes nas classificações finais. Em 2016 os quatro primeiros classificados da final nacional participaram nas Olimpíadas Internacionais em Kazan, na Rússia.

Estes oito alunos serão também convidados a representar Portugal no Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência (CIIC).

Sem comentários: