terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

A APDSI volta a promover a realização das Olimpíadas Nacionais de Informática e renova aposta na representação portuguesa nas Olimpíadas Internacionais


Lisboa, 05 de fevereiro de 2019 – A APDSI organiza a 31.ª Edição das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI) e promoverá a participação da representação portuguesa em mais uma edição das Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI), este ano, no Azerbaijão.
Depois de fazer história na edição de 2018 das Olimpíadas Internacionais de Informática, com Kevin Pucci a trazer a primeira medalha de prata para o nosso país, Portugal voltará a marcar presença, este ano, naquelas que são uma das seis olimpíadas mundiais da Ciência, tendo como aspiração a superação dos resultados da edição anterior.
A equipa que representará Portugal nas IOI é selecionada através do concurso de informática Olimpíadas Nacionais de Informática. A componente científica da prova é da responsabilidade do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e do Departamento de Engenharia Eletrónica e Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.
As Olimpíadas Nacionais da Informática são organizadas pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação e contam, em 2019, com o apoio da Fundação Gulbenkian.
Este ano, e como tem sido hábito, as ONI desenrolam-se em duas fases: a primeira é um concurso realizado através da Internet, no qual podem concorrer todos os alunos do ensino secundário, e que consiste na resolução de três problemas de programação de natureza algorítmica, submetendo as suas soluções a um sistema de avaliação automático.
Os 30 concorrentes que obtiverem melhor classificação nesta prova preliminar passam à final nacional, que se realizará presencialmente, durante o mês de maio.
Os concorrentes melhor classificados na prova final poderão ser selecionados para participar num estágio de formação, a realizar em junho de 2019, no final do qual serão escolhidos quatro elementos que formarão a comitiva que representará Portugal nas Olimpíadas Internacionais da Informática.
A primeira edição das IOI teve lugar em Pravetz, Bulgária, em 1989, com o apoio da UNESCO e desde então têm-se realizado todos os anos. O objetivo principal das IOI é estimular o interesse dos jovens – estudantes do ensino secundário – pela informática e pelas tecnologias da informação e os seus vencedores, em cada ano, pertencem ao grupo dos melhores jovens cientistas mundiais no domínio da Informática.
As IOI 2019 realizam-se este ano em Baku, no Azerbaijão, de 4 a 11 de agosto de 2019. Portugal estará presente, em conjunto com cerca de 80 outros países.
As inscrições são realizadas no sítio das Olimpíadas Nacionais de Informática em http://oni.dcc.fc.up.pt/2019/inscrever

Links úteis:
Olimpíadas Internacionais da Informática – http://olympiads.win.tue.nl/ioi/
Olimpíadas Internacionais da Informática 2019 – https://www.ioi2019.az/
Olimpíadas Nacionais da Informática 2019 – http://oni.dcc.fc.up.pt/2019.

Sem comentários: