quarta-feira, 19 de junho de 2019

A APDSI e a PASC organizam a Tertúlia-Debate "A Nova Geopolítica na Era da Inteligência Artificial"



A APDSI, através do seu Grupo de Missão “Futuros da Sociedade da Informação” e a PASC – Casa da Cidadania coorganizam a Tertúlia-Debate A Nova Geopolítica na Era da Inteligência Artificial, a ser realizada no próximo dia 11 de julho, entre as 17:00 e as 19:00 horas, no auditório da Universidade Europeia, em Carnide.
Os países estão a perder o controlo do impacto potencial da inteligência artificial (IA) e têm dificuldade em encontrar novos modelos de governação e regulação sobre os recentes avanços da ciência e da tecnologia. A ascensão da inteligência artificial não só está a alterar os modelos convencionais de governação, gestão e crescimento, mas também está a quebrar todas as fronteiras definidas pelos decisores humanos. As fronteiras entre estados, entre homens e máquinas e entre o verdadeiro e o falso, são cada vez mais difusas. Daí resulta uma nova dinâmica do poder redefinindo os critérios sobre os quais a geopolítica foi estruturada, ameaçando os fundamentos da paz e da segurança globais.
A inteligência artificial está a alterar o equilíbrio de poder no ciber e no geoespaço e é necessário responder a novos desafios:
·         Quais os pressupostos da política e da soberania dos estados, dentro e fora das fronteiras nacionais?
·         Será que as atuais alianças internacionais sobreviverão?
·         Será que irão surgir novas soberanas no ciberespaço?
·         Quem vai governar a Internet e mandar em todos nós?
·         Qual o papel da cidadania num contexto de transformação digital e nestes novos espaços de poder?

Estes e outros temas serão abordados na Tertúlia-Debate sobre “A Nova Geopolítica na Era da Inteligência Artificial”, organizada pelo Grupo de Missão “Futuros da Sociedade da Informação” da APDSI e pela PASC.
Inscreva-se aqui.
Para mais informações visite o sítio na web da PASC.

Sem comentários: