quarta-feira, 17 de agosto de 2022

OLIMPÍADAS INTERNACIONAIS DE INFORMÁTICA: Portugal marcou presença em prova internacional

 


De 7 a 15 de agosto, ocorreu a 34.ª edição das Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI), onde 369 alunos de escolas secundárias provenientes de 88 diferentes países ou regiões demonstraram o seu talento na programação.  

As provas decorreram em dois dias, 10 e 12 de agosto, com competições de 5 horas e três problemas diários que colocaram à prova os conhecimentos informáticos e algorítmicos de todos os participantes, em representação do seu país. 

 

Os alunos Tiago Marques (Colégio Internato Claret, em Vila Nova de Gaia), Jorge Costa (Colégio Santa Doroteia, Lisboa), Tomás Faria (Colégio Moderno, Lisboa) e Tiago Sousa (Escola Secundária de São João do Estoril, em Lisboa) foram os representantes portugueses. A acompanhar os alunos esteve o professor Pedro RibeiroTeam LeaderDuarte Nóbrega (ex-concorrente), Deputy Leader, e Kevin Pucci (ex-concorrente). 

Pela primeira vez em 34 edições desta competição, foi utilizado um problema feito por um aluno português, Kevin Pucci, ex-concorrente e vencedor de medalhas de prata em 2018 e 2019.

Este ano, Portugal não obteve nenhuma medalha nas Olimpíadas Internacionais de Informática. No entanto, foram conquistadas duas menções honrosas por Tiago Marques e Jorge CostaDurante a cerimónia de encerramento das IOI 2022, foram também mencionados os prémios correspondentes ao Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação (CIIC), uma prova internacional destinada a preparar os melhores alunos de vários países da América Latina e da Península Ibérica para as IOIno qual Portugal ganhou quatro medalhas: uma de ouro, do aluno Tiago Marques, uma de prata, conquistada por Jorge Costa e duas de bronze, alcançada por Hugo Palhares e Tomás Faria.

Portugal participa neste evento desde 1992, enviando os seus melhores alunos, selecionados através das Olimpíadas Nacionais de Informática, organizadas pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

 

Links úteis: 


Nota de Imprensa sobre as Olimpíadas Internacionais de Informática

Sem comentários: