terça-feira, 31 de janeiro de 2023

CONCLUSÕES | Conferência “Inovação, Dados e Digital: como definem o futuro da nossa Saúde?”


Retomando o hábito anual de dedicar dezembro à temática da Saúde, a APDSI voltou a realizar a Conferência “Inovação, Dados e Digital: como definem o futuro da nossa Saúde?”, no dia 15 de dezembro, cujas conclusões estamos agora a difundir.

A crescente onda de tecnologia sugere e permite novas tendências e novos produtos no setor da saúde e do bem-estar, em Portugal e no mundo, designadamente ao nível da chamada Saúde Digital.

Um mercado que deverá valer, mundialmente, cerca de 500 mil milhões de dólares em 2025, com o segmento das tecnologias de informação na indústria da saúde a gerar a maior fatia das receitasAICEP2022.

Após dois anos de pandemia (COVID-19) a saúde e o bem-estar de cada cidadão são pontos centrais para a atuação dos diferentes agentes do ecossistema alargado da saúde: entidades reguladoras, prestadores de cuidados de saúde, profissionais de saúde, gestores, pagadores e provedores de tecnologia. Hoje em dia, a saúde digital e a inovação tecnológica e tudo o que as possibilitam podem permitir que Portugal seja uma montra de inovação e de ehealth em diferentes áreas, como por exemplo, telecuidados, genómica, análise de dados, inteligência artificial e integração de cuidados.

A importância de garantir a promoção contínua da saúde e do bem-estar e a promoção do envelhecimento ativo e saudável, bem como garantir que caminhamos para uma medicina personalizada e centrada em cada cidadão, quer seja com medicamentos inovadores ou saúde digital impulsionada pela partilha de dados e informação são os pilares para melhores cuidados de saúde com sustentabilidade financeira.

Esta conferência promovida pela APDSI teve por objetivo trazer a palco as estratégias nacionais ao nível dos diferentes pilares de inovação em Saúde, partilha de casos de estudo e promover o debate entre os diferentes intervenientes do ecossistema da saúde, desde o cidadão às entidades pagadoras. Esta conferência permitiu espelhar as principais oportunidades e desafios para que Portugal seja uma montra de inovação em Saúde com resultados ao nível nacional, das instituições, da Economia e para o Cidadão.

Sem comentários: