segunda-feira, 5 de junho de 2023

A APDSI participou no evento de apresentação da plataforma digital “Empresa online 2.0” do IRN

 


A APDSI, na pessoa da sua Presidente da Direção, Maria Helena Monteiro, e do vogal da Direção, João Catarino Tavares, foi convidada pelo Instituto dos Registos e do Notariado, I.P. a participar no evento de apresentação da nova plataforma digital Empresa online 2.0, que ocorreu no passado dia 26 de maio, no edifício IDB Lisbon - Innovation & Design Building Lisbon.

Há vários anos que é possível criar uma empresa online, de forma fácil, rápida e cómoda, sem precisar de se deslocar a um balcão para constituir sociedades comerciais e sociedades civis sob a forma comercial… a chamada empresa na hora que agora passou a ser feita em apenas uns minutos. Com esta alteração pretende-se que seja possível não só a criação como toda a gestão do ciclo de vida da empresa, por exemplo o registo das alterações que acontecem ao longo do tempo de vida de uma empresa.

Neste evento, o IRN apresentou a evolução deste serviço para um novo patamar. Será uma oportunidade única para explorar o futuro da nova Empresa online 2.0 e levar o empreendedorismo ao próximo nível contribuindo para uma simplificação do processo e diminuição dos custos de contexto que afetam as empresas. Com este desenvolvimento Portugal fica no topo da lista em que este processo é mais simples, digital e rápido.

Entre os principais desenvolvimentos a Senhora Ministra da Justiça destacou:

  • Reforço da implementação do princípio do Once Only;
  • A interoperabilidade entre serviços da AP;
  • A integração dos dados da empresa num único local;
  • Utilização dos mecanismos de autenticação forte.

Segundo o que foi referido no evento o serviço está disponível no Portal da Justiça, em https://justica.gov.pt/Servicos/Empresa-Online para qualquer cidadão ou grupo de cidadãos, com acesso através de Cartão de Cidadão com assinatura digital ativada, e para profissionais habilitados, como advogados, notários e solicitadores.

Sem comentários: