sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Cerimónia de entrega dos Prémios e Homenagem no domínio da Sociedade da Informação

No próximo dia 16 de Fevereiro, às 18h00, vai realizar-se mais uma entrega de Prémios e Homenagens no domínio da Sociedade da Informação da APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação. A cerimónia decorre no Hotel Ritz, na Rua Rodrigo da Fonseca, nº88, em Lisboa.


António Barreto, Sociólogo e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos, foi galardoado com o Prémio "Personalidade da Sociedade da Informação" do Ano 2011 pelo contributo para o desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento em Portugal, nomeadamente pelo seu empenho na criação e desenvolvimento da "PORDATA - Base da Dados Portugal Contemporâneo".


Diogo Vasconcelos, homenageado a título póstumo, foi fundador e presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, de Novembro de 2002 a Julho de 2005. Nessa qualidade, foi responsável pela elaboração do Plano de Acção para Sociedade da Informação, do Plano de Acção do Governo Electrónico, da Iniciativa Nacional para a Banda Larga, entre outras. Em 2007 torna-se primeiro português a ocupar um cargo de director internacional na Cisco.

A selecção foi efectuada por um júri, formado por personalidades de reconhecido mérito e idoneidade com a seguinte composição:

- Prof. J. Dias Coelho, Presidente da APDSI, que presidiu;
- Eng.º Francisco Maria Balsemão, Administrador da Impresa;
- Eng.º. Vitor Rodrigues, Director-Geral da Oracle Portugal:
- Eng.º José Carlos Gonçalves, Presidente da Logica;
- Dr. Elísio Borges Maia, Presidente da AMA;
- Prof. Luis Magalhães, Presidente da UMIC;
- Dr. Pedro Norton, Presidente da APDC;
- Eng.º Francisco Godinho, Prémio Personalidade 2003;
- Eng.º João Picoito, Prémio Personalidade 2004;
- Prof. António Dias de Figueiredo, Prémio Personalidade 2005;
- Dr. José Magalhães, Prémio Personalidade 2006;
- Prof. José Tribolet, Prémio Personalidade 2007;
- Dr. João Tiago Silveira, Prémio Personalidade 2008;
- Dr. Vasco Trigo, Prémio Personalidade 2009;
- Eng.º Zeinal Bava, Prémio Personalidade 2010.

Com estas distinções, que contam com o patrocínio da Oracle e da Logica e com o apoio do semanário Expresso, a APDSI pretende realçar a acção daqueles que mais contribuíram para a prossecução dos objectivos da Associação, nomeadamente a promoção e dinamização de projectos de relevância pública no âmbito da Sociedade da Informação em Portugal.

Sem comentários: