terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Conferência: Por uma Administração Pública em Tempo Real

A APDSI vai realizar uma conferência intitulada "Por uma Administração Pública em Tempo Real - Interoperabilidade e desmaterialização de processos administrativos ao serviço do país", no dia 22 de Março, no Auditório 2 da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

"Por uma Administração Pública em Tempo Real - Interoperabilidade e desmaterialização de processos administrativos ao serviço do país". Este é um tema que a APDSI entendeu merecer um dia de reflexão.

A pressão para a redução do défice público e a necessidade de corte das despesas do Estado passa em grande parte pela redução dos custos de funcionamento que decorrem dos actuais procedimentos burocráticos, totalmente desajustados das oportunidades proporcionadas pelas tecnologias da sociedade da informação. A prestação de um serviço público raramente se esgota dentro de uma única unidade orgânica ou de governo (central e local), o que torna a partilha e a desmaterialização de dados e informação um requisito necessário à aceleração e à transparência dos processos decisórios. A consecução deste objectivo pode passar pela concepção de uma arquitectura dos Sistemas de Informação e normas de interoperabilidade orientadas a eventos de vida dos cidadãos e agentes económicos.

Uma temática que será discutida por um conjunto alargado de oradores conforme pode testemunhar consultando o programa no sítio da APDSI.

A participação na conferência é gratuita para os sócios da APDSI, com a quotização em dia, e convidados especiais. Para os restantes participantes a participação implica o pagamento de 30 euros, que já inclui o valor da quota de sócio para 2012. Todas as inscrições são feitas através do e-mail secretariado@apdsi.pt e ficarão condicionadas à disponibilidade de lugares do auditório. A participação no Jantar Especial com Andrea Di Maio, do Gartner Research, está sujeita ao pagamento de 25 euros para sócios e 35 euros para não sócios. Também está condicionada aos lugares disponíveis.

Sem comentários: