quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Prémios "Personalidade da Sociedade da Informação" e Homenagem a "Uma Vida"


                                                          

A APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação - tem o prazer de anunciar os galardoados com os Prémios "Personalidade da Sociedade de Informação" e Homenagem a "Uma Vida" em 2012.


Gonçalo Quadros, tem 46 anos e é licenciado em Engenharia Eletrotécnica, ramo Informática, e doutorado em Redes de Computadores pela Universidade de Coimbra.

Iniciou a sua carreira num projeto de sistemas de informação do Banco Espírito Santo (BES), em 1986, ainda enquanto concluía a licenciatura. Um ano depois entrou para o centro de formação da EDP, de onde saiu três anos mais tarde para criar o primeiro sistema de informação para uma fábrica de papel, para a Soporcel. Em 1993 ganhou uma bolsa para frequentar o doutoramento e foi contratado para dar aulas nas universidades de Coimbra e de Aveiro.

Em 1998 fundou com colegas do doutoramento a Critical Software, empresa de que é Diretor-Geral e CEO. A empresa tem sede na Zona Industrial do Taveiro, em Coimbra, e Centros de Engenharia em Lisboa e Porto. Tem subsidiárias em San José (EUA), Southampton (Reino Unido), Bucareste (Roménia), São José dos Campos (Brasil), entre outras.

Mário Fernandes Costa, homenageado a título póstumo. A vida do Dr. Fernandes Costa está intensamente ligada à história da evolução das tecnologias da informação e comunicação em Portugal e o seu contributo para a melhoria das relações Estado, Sociedade e Empresas é assinalável.

A sua atuação, quer na qualidade de gestor de empresas de sistemas e tecnologias de informação, quer na qualidade de dirigente de organismos do Estado ou de Professor de Cálculo Automático ou Informática, contribuiu decisivamente para a promoção e desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento no nosso país. Licenciado em Ciências Matemáticas e em Engenharia Geográfica em 1947 e 1948, respetivamente, pela Faculdade de Ciências de Lisboa, entrou no mundo da informática em 1954, ao ingressar nos quadros técnicos da TAP, onde começou a interessar-se pelo cálculo automático, no desempenho das funções de matemático do Gabinete de Estudos do Serviço de Operações.

Em 1975 foi nomeado diretor dos Serviços Mecanográficos do Ministério das Finanças, onde desempenhou um papel proeminente na reestruturação destes Serviços.

Em 1978 cria o Instituto de Informática tendo sido o seu primeiro Presidente e é nestes serviços que desenvolve o maior Centro de Processamento de Dados da Administração Pública, ao mesmo tempo que introduz uma dinâmica inovadora de gestão nas carreiras de informática.

Mário Alberto Fernandes Costa foi agraciado por S. Exa. o Presidente da República em 31 de março de 1995 com o Grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito.

A seleção foi efetuada por um Júri, formado por personalidades de reconhecido mérito e idoneidade, com a seguinte composição:
- Prof. J. Dias Coelho, Presidente da APDSI, que presidiu
- Eng.º Francisco Maria Balsemão, Administrador da Impresa;
- Eng.º. Vitor Rodrigues, Director-Geral da Oracle Portugal:
- Eng.º José Carlos Gonçalves, Presidente da Logica;
- Eng.º Paulo Neves, Presidente da AMA;
- Prof. Pedro Carneiro, Executive Board da FCT
- Dr. Pedro Norton, Presidente da APDC
- Eng.º Francisco Godinho, Prémio Personalidade 2003;
- Eng.º João Picoito, Prémio Personalidade 2004;
- Prof. António Dias de Figueiredo, Prémio Personalidade 2005;
- Dr. José Magalhães, Prémio Personalidade 2006;
- Prof. José Tribolet, Prémio Personalidade 2007;
- Dr. João Tiago Silveira, Prémio Personalidade 2008;
- Dr. Vasco Trigo, Prémio Personalidade 2009;
- Eng.º Zeinal Bava, Prémio Personalidade 2010;
- Prof. António Barreto, Prémio Personalidade 2011.

Com estas distinções, que contam com o patrocínio da Oracle e da Logica - CGI e com o apoio do semanário Expresso, a APDSI pretende realçar a ação daqueles que mais contribuíram para a prossecução dos objectivos da Associação, nomeadamente a promoção e dinamização de projectos de relevância pública no âmbito da Sociedade da Informação em Portugal.

Estes prémios deverão ser entregues durante o mês de janeiro de 2013, em data e local a designar, contando novamente com o patrocínio da Oracle e da Logica e o apoio do Jornal Expresso.

Sem comentários: