quarta-feira, 15 de maio de 2013

Gonçalo Quadros galardoado com Prémio da Sociedade de Informação e Mário Fernandes Costa homenageado a título póstumo



A Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, com o patrocínio das empresas Oracle e CGI e o apoio do semanário Expresso, promoveu, no dia 14 de maio de 2013, mais uma cerimónia de entrega do "Prémio Personalidade da Sociedade da Informação" e "Homenagem a Uma Vida", que se realizou no Hotel Altis Belém, em Lisboa.

Na abertura da cerimónia, o Presidente da Direção da APDSI, professor José Dias Coelho, congratulou-se pela realização da 10ª edição da entrega destes prémios: "Como tenho sempre dito nestas cerimónias, estes Prémios e Distinções pretendem promover a excelência neste domínio de relevância social", lembrou, nesta que terá sido a última cerimónia de entrega de prémios em que participou na qualidade de presidente da Associação.

Mário Fernandes Costa foi homenageado a título póstumo. A vida do Dr. Fernandes Costa está intensamente ligada à história da evolução das tecnologias da informação e comunicação em Portugal e o seu contributo para a melhoria das relações Estado, Sociedade e Empresas é assinalável. "A sua atuação, quer na qualidade de gestor de empresas de sistemas e tecnologias de informação, quer na qualidade de dirigente de organismos do Estado ou de Professor de Cálculo Automático ou Informática, contribuiu decisivamente para a promoção e desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento no nosso país", considerou o professor José Dias Coelho.

Mário Fernandes Costa foi agraciado pelo Presidente da República a 31 de março de 1995 com o Grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito.

Gonçalo Quadros, tem 46 anos e é licenciado em Engenharia Eletrotécnica, ramo Informática, e doutorado em Redes de Computadores pela Universidade de Coimbra. Foi galardoado com o Prémio "Personalidade da Sociedade da Informação" do Ano 2012 por ser "um homem da inovação e do empreendedorismo", destacou o presidente da Direção da APDSI, sem esquecer que esta é "uma vida ainda curta mas cheia de sucesso na sua componente empresarial resultado da sua visão e empreendedorismo".

Gonçalo Quadros recebeu, como lembrança, um quadro com a sua imagem, pintado pelo artista Nuno Viegas. O galardoado felicitou a Associação pela iniciativa: "É muito especial receber um quadro pintado por um artista nosso, é um prémio que me foi atribuído muito generosamente por um caminho que tenho que ser capaz de continuar a fazer. Sinto-me, de fato, orgulhoso pelo júri, pelos homenageados antes de mim e porque vem da APDSI que se tem dedicado à Sociedade da Informação, uma área que é a causa e a consequência desta mudança a que temos vindo a assistir no mundo em que vivemos".

O director-Geral e CEO da Critical Software deixou claro que "o acesso ao conhecimento está a democratizar-se e isso permite-nos tornarmo-nos mais inteligentes e ambiciosos. Com a Sociedade da Informação o Homem cresce e respira melhor. Sociedade da Informação é sinónimo de liberdade".

O evento contou a presença dos vários elementos ilustres que integraram o júri.

Nas edições anteriores foram galardoadas as seguintes personalidades:

- Eng.º Francisco Godinho, Prémio Personalidade 2003;
- Eng.º João Picoito, Prémio Personalidade 2004;
- Prof. António Dias de Figueiredo, Prémio Personalidade 2005;
- Dr. José Magalhães, Prémio Personalidade 2006;
- Prof. José Tribolet, Prémio Personalidade 2007; 
- Dr. João Tiago Silveira, Prémio Personalidade 2008;
- Dr. Vasco Trigo, Prémio Personalidade 2009;
- Eng.º Zeinal Bava, Prémio Personalidade 2010;
- Prof. António Barreto, Prémio Personalidade 2011.

Sem comentários: