quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Comissão Europeia investe em serviços públicos digitais


A Comissão Europeia vai investir quase 14 milhões de euros na continuidade de vários projetos de desenvolvimento de serviços públicos digitais transacionais.

A verba é atribuída ao abrigo do e-SENS, uma iniciativa criada para potenciar os resultados de um conjunto de projetos anteriores em várias áreas dos serviços públicos. A intenção final é a criação de um mercado único, através do qual os cidadãos possam recorrer aos serviços públicos disponíveis em qualquer país da União Europeia, independentemente do seu país de origem.

O e-SENS, lançado a 1 de abril deste ano, tem uma duração de três anos, durante os quais deverá criar e implementar normas abertas, comuns a todos os países, em domínios como a identidade eletrónica, assinatura eletrónica, entrega eletrónica e documentos eletrónicos interoperacionais. 

Portugal é um dos 20 países que integram o e-SENS. Nos últimos sete anos a Comissão Europeia alocou verbas de mil milhões de euros ao desenvolvimento de plataformas para a prestação de serviços públicos digitais. Está agora a envolver-se na ligação destes serviços entre si, para eliminar barreiras.

Sem comentários: