segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Os Reformados na Europa - Que Políticas de Investimento Social?


A Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados, a APRe, vai realizar um colóquio no próximo dia 26 de outubro, entre as 9h30 e as 17h30, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia da Saúde, em Lisboa. O encontro vai contar com a participação de especialistas de Portugal, Grécia, Espanha, França e Grã-Bretanha.

A organização pretende, com este colóquio, debater os problemas gerais que afetam os reformados e aposentados numa perspetiva comparada, e contribuir para a formação de uma opinião pública europeia favorável ao debate institucional e generalizado sobre os desafios emergentes nas sociedades modernas.

Pretende-se também analisar a situação dos reformados em diversos países europeus, bem como o futuro previsível dos sistemas e políticas de segurança social. Importa sublinhar que, ao nível europeu, o envelhecimento das populações é um fenómeno natural que coloca às sociedades desafios e problemas novos, os quais têm de ser equacionados através de respostas de índole económica e financeira, mas também social, sociológica e até cultural.

O colóquio pretende, ainda, criar condições para uma ação da APRe! junto das instâncias europeias, às quais serão enviadas as conclusões do debate.

Sem comentários: