quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Eurobarómetro assinala Dia Europeu da Proteção de Dados com infografias



O Eurobarómetro assinalou o Dia Europeu da Proteção de Dados com a publicação de um conjunto de infografias que revelam o comportamento online dos inteuranutas europeus e os seus principais receios quando navegam na web.

O resultado está publicado no sítio na web do Parlamento Europeu e agrega visualmente o resultado dos dados apurados ao longo do ano passado sobre a vivência online dos europeus. De salientar que na Europa há ainda 28% de cidadãos que nunca acederam à Internet. Portugal tem das menores taxas de utilização dos canais digitais. 


Os gráficos mostram que a maior preocupação dos europeus quando navegam na Internet está na segurança dos seus dados que 37% temem que venham a ser roubados. Estes receios em relação à segurança e tratamento dos dados digitais são mais significativos quando há empresas envolvidas e não tanto quando os dados são entregues a organismos públicos, mostra o mesmo estudo. 

A infografia criada para assinalar o Dia Europeu da Proteção de Dados, 27 de janeiro, revela ainda que a ação mais comum dos europeus para se protegerem online é a instalação de software antivírus e que a principal tarefa realizada na web é o acesso ao e-mail, seguida da consulta de notícias e da utilização de redes sociais.

Sem comentários: