quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Faltam profissionais de segurança em TI



Falta cerca de um milhão de profissionais de segurança de TI. O deficit de profissionais para combater ameaças informáticas foi testemunhado no Relatório Anual de Segurança da Cisco.

Segundo os dados apresentados, em 2013 as ameaças destinadas a tirar partido da confiança dos utilizadores em sistemas, aplicações e redes pessoais atingiram «níveis alarmantes em que as vulnerabilidades e ameaças a nível global atingiram os seus mais altos níveis desde 2000».

Esta falta de profissionais está a surgir, também de acordo com a empresa de soluções para redes e comunicações, devido à sofisticação das táticas e da tecnologia utilizada pelos cibercriminosos que são, actualmente, superiores à capacidade de resposta dos departamentos de TI e profissionais de segurança. 

O relatório mostra que o cenário mudou drasticamente dos ataques individuais, com prejuízos limitados, para operações de cibercrime organizado bastante sofisticadas e capazes de causar consequências significativas às grandes empresas e aos Governos. 


Sem comentários: