sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Administração Pública avança com projeto de controlo de eletricidade


A Administração Pública vai avançar com um projeto de controlo de eletricidade, sob coordenação da Everis. A notícia foi divulgada em comunicado enviado à imprensa pela consultora.

Numa fase inicial, a Everis Portugal vai gerir um sistema de Automated Demand Response (ADR) para demonstração, em que participam o LNEG, a Daikin Industries, a EDP Inovação, a Efacec Energia e NEDO. Numa segunda fase, a consultora vai participar no desenvolvimento de software para o projeto a ser implementado em edifícios públicos da cidade de Lisboa durante os próximos três anos.

A iniciativa resulta do acordo assinado entre o ministério da Economia, e o LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia e a NEDO - New Energy and Industrial Technology Development Organization of Japan. O programa reúne um consórcio de organizações portuguesas e japonesas, das quais fazem parte ainda, o LNEG, a Daikin Industries, a EDP Inovação e a Efacec Energia.

Um dos objetivos do ADR passa por testar uma nova tecnologia destinada a equilibrar o consumo e a produção de eletricidade, cada vez mais exigente no contexto quer económico, quer ambiental.

Segundo a Everis, a solução tecnológica prevista servirá para fazer face a desafios relacionados com a estabilidade do fornecimento de eletricidade, assim como flutuações de preço da energia muito significativos.

De recordar que Portugal tem como meta alcançar 31% de energias renováveis no consumo final de energia em 2020. Uma vez concluído o projeto, é avaliada a possibilidade de aplicar a nova tecnologia na Europa e no Japão.


Sem comentários: