quarta-feira, 5 de abril de 2017

Portugueses vão pagar mais com o fim do roaming - diz estudo


Os portugueses vão pagar mais nas telecomunicações com o fim do roaming. Quem o garante é a Altran num estudo divulgado no início da semana pelo Diário de Notícias.

A Apritel já tinha alertado para esta possibilidade que deveria atingir, principalmente, os países da Europa do Sul, que recebem mais turistas.

No estudo, o fim do roaming, previsto para 15 de junho, deverá levar a um aumento dos preços das telecomunicações no mercado doméstico e serão os países do Sul e os cidadãos com menores recursos a custear as chamadas, os sms ou a navegação na Internet sem custos adicionais feita por utilizadores dos países do Norte da Europa, ou com mais rendimentos.

Portugal fica no grupo dos países que mais vão sofrer com o fim do roaming: «Um aumento dos preços domésticos poderá ser uma consequência da adaptação da Roam like at Home (utilizador usa o pacote de telecomunicações que definiu no seu mercado de origem sem pagar roaming) dada a necessidade de investimento na capacidade de rede, especialmente em países que importam roaming [recebem muitos turistas] com grande sazonalidade», lê-se no estudo da Altran.

Conclui-se, assim, que os cidadãos do Sul, com menores rendimentos, têm também menos disponibilidade para viajar e por isso não beneficiam desta redução do roaming.

Roaming é uma das expressões que a APDSI traduz para "itinerância". Conheça aqui outras centenas de expressões que constam do Glossário da APDSI.

Sem comentários: