quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Atividades dos Grupos de Trabalho em janeiro



Roteiro para a ação
Grupo "Território e Urbanismo Inteligente"

O Grupo "Território e Urbanismo Inteligente" da APDSI está a desenvolver um Roteiro para a Ação e reuniu em janeiro com o Secretário de Estado da Proteção Civil, a Secretária de Estado da Justiça, o Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, o presidente do Instituto dos Registos e Notariado e com o Ministro da Agricultura. Os objetivos destas reuniões são a criação de um programa nacional de governação de informação georreferenciada sobre o território, disponibilização de serviços online de consulta e gestão de informação georreferenciada sobre o território português, usando um formato open data, e democratizar o acesso à informação, assegurando simultaneamente uma maior transparência e validação da qualidade da informação por parte do cidadão (crowd auditing).

Estão previstas, durante o mês de fevereiro, reuniões com outras entidades relevantes e com os vários grupos parlamentares. Para 2018 está também agendada uma conferência em colaboração com a União Europeia, sobre a Diretiva Inspire, intitulada "Portugal é um só".


Tomada de Posição

O Grupo Competências, Qualificação e Empregabilidade Digital, constituído no final do ano passado, está focado, por agora, em produzir uma Tomada de Posição sobre a iniciativa nacional Portugal INCoDe.2030 e submeter um Plano de Ação para o ano de 2018 e seguintes. O Grupo criou um espaço de ação colaborativa e avançou com a produção de documentos de referência de edição nacional, europeia e internacional. Está criado também um Referencial de Indicadores, nacionais e europeus, sobre a temática, que permite à APDSI emitir opinião, posição e acompanhamento da evolução dos mesmos.


Era GRAP... passa a "Democracia, Administração e Políticas Públicas"

O Grupo Permanente "Democracia, Administração e Políticas Públicas", reformulado a 24 de janeiro na sequência do anterior GRAP, refletiu sobre a Estratégia TIC 2020 e a necessidade de se contribuir civicamente para a criação de uma macro-arquitetura de dados e processos, centrados nos eventos de vida dos cidadãos e agentes económicos, e na partilha e interoperabilidade de dados sobre pessoas, empresas, território ou veículos.

Este grupo pretende mobilizar, através da sociedade civil, uma maior colaboração entre ministérios e níveis de governo, recentrando  os seus processos nas necessidades dos cidadãos e das empresas, quebrando os atuais silos e vaidades institucionais geradoras de burocracia e custos inúteis. Está prevista, no âmbito do grupo, a organização da Conferência "e-Gov 2018" e a atribuição do respetivo Prémio Anual.

Sem comentários: