quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Robôs podem roubar cinco milhões de empregos


A automatização pode vir a roubar cinco milhões de empregos e afetar 800 milhões de pessoas nos próximos 13 anos.

As contas foram feitas num estudo do Fórum Económico Mundial que também aponta para o crescimento da desigualdade salarial entre homens e mulheres nos setores tecnológicos de 15 economias globais líderes. Sem surpresa, as mulheres serão as mais afetadas nesta nova revolução tecnológica - já chamada de 4.ª Revolução Industrial.

Por outro lado, o estudo "Towards a Reskilling Revolution: A Future of Jobs for All", prevê que cerca de 95% dos trabalhadores afetados vão conseguir um novo emprego se passarem por processos de requalificação.

A 48.ª reunião anual do Fórum Económico Mundial realizou-se em Davos-Klosters de 23 a 26 de janeiro e o tema deste ano é "Criar um futuro partilhado num mundo fracturado".

Em 2014, a CIONET e a Comissão Europeia, em colaboração com a APDSI, APDC, TICE.PT e ISACA, organizaram, a Grand Coalition for Digital Jobs Summit. Um dos principais temas da cimeira passou pela contradição entre a existência, em Portugal, de um elevado grau de desemprego, e em particular entre os jovens, e o aumento da falta de competências no sector das TIC.

Sem comentários: