terça-feira, 14 de agosto de 2018

Roupas de nanotubos de carbono podem ser usadas como bateria



Engenheiros da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, em parceria com a Base Aérea de Wright-Patterson, estão a desenvolver uma roupa que pode ser usada como bateria, sendo assim capaz de carregar outros dispositivos elétricos.  

Segundo o Interesting Engineering, o tecido das roupas é feito a partir de nanotubos de carbono, que são materiais com excelentes propriedades de condução térmica e resistência ao calor. Graças às tecnologias de ponta da Força Aérea americana, os cientistas são capazes de criar materiais inteligentes para aprimorar as aplicações de tecnologia militar.

No centro destas aplicações estão os nanotubos de carbono. De acordo com os cientistas, no futuro, será possível substituir o cobre dos carros e dos aviões, de forma a diminui o peso dos veículos e melhorar a eficiência do combustível.

Os nanotubos de carbono poderão também ser utilizados para filtrar as nossas águas e para nos dar mais informação sobre as nossas vidas e corpos, através de sensores biométricos. Além disso, estes materiais devem também substituir o poliéster e outras fibras sintéticas.

Os nanotubos de carbono são os objetos mais negros encontrados na Terra, absorvendo cerca de 99,9% de toda a luz visível.

A Internet das Coisas e o seu impacto na vida dos cidadãos a 20 anos, foi um dos temas abordados pela APDSI em 2013 no seu encontro anual no Fórum da Arrábida que pode recordar aqui.

Sem comentários: