terça-feira, 16 de julho de 2019

Lançamento do Livro “No Limiar Da Autodeterminação Da Inteligência Artificial?”



LANÇAMENTO DO LIVRO “NO LIMIAR DA AUTODETERMINAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?”
 


Estudo elaborado pelo Grupo de Missão “Futuros da Sociedade da Informação” da APDSI


Lisboa, 16 de julho de 2019 – A APDSI reconheceu o valor do estudo elaborado pelo seu Grupo de Missão “Futuros da Sociedade da Informação” e materializou-o num livro, já disponível na sede da APDSI e na Livraria da Travessa.

A APDSI organizou um evento de lançamento do livro No Limiar da Autodeterminação da Inteligência Artificial?, no passado dia 10 de julho, na Livraria da Travessa, em Lisboa. Como intervenientes nesta apresentação, a APDSI contou com a presença do Presidente do Instituto Superior Técnico, o Professor Doutor Arlindo Oliveira, a editora Laura Mateus Fonseca, o coordenador do Grupo de Missão “Futuros da Sociedade da Informação”, Francisco Tomé, e Nuno Guerra Santos, em representação da Direção da APDSI.

A APDSI constituiu um grupo de missão cujo objetivo é desenvolver reflexões e pensamento estratégico sobre o futuro da Sociedade da Informação (SI).  Antecipar mudanças, «desenhar» cenários de futuros alternativos no domínio da SI é, assim, um espaço de aprendizagem coletiva ajudando a APDSI a preparar as suas recomendações e a melhorar a capacidade de influenciar as políticas futuras no domínio da SI.

Partindo do conhecimento passado e presente importa analisar tendências, novas ideias, acontecimentos expectáveis – disruptivos ou não – e fontes de informação relevantes capazes de gerar matéria-prima para a configuração de cenários futuros da SI.
Em junho de 2016, o mesmo grupo apresentou e publicou o trabalho O Aprofundamento da Era Digital – Um Cenário para 2030.
O cenário que agora se apresenta decorre também das metodologias, discussões e debates então havidos durante a construção daquele estudo. Como é natural num trabalho deste tipo, recorreu-se a escritos de diversos autores, trabalhos que estão indicados na secção Referências Bibliográficas.

Neste sentido, este trabalho deve ser visto também como um alerta para um futuro que pode ser mesmo muito diferente daquilo que o nosso pensamento «linear» nos sugere que venha a acontecer.

O Grupo de Missão da APDSI apresenta agora um novo cenário No Limiar da Autodeterminação da Inteligência Artificial?, que decorre de uma leitura mais extrema do que se considerou aquando da sua reflexão sobre o Cenário de Continuidade.
Considerando o plano das incertezas críticas referidas aquando da elaboração do cenário de continuidade, o atual cenário de eventual Autodeterminação da Inteligência Artificial, a que o Grupo denomina também de Cenário Disruptivo (CD), contrasta com o primeiro, na medida em que se partiu da hipótese de que a forma como as incertezas associadas às mudanças de contexto e às mudanças tecnológicas  desenvolvidas e usadas pelo Homem serão extremas, podendo, por isso, causar grandes impactos disruptivos a todos os níveis da vida em sociedade.

O livro poderá ser adquirido na sede da APDSI e na Livraria da Travessa (Rua da Escola Politécnica, n.º 46. 1250-096 Lisboa)


Para mais informações, por favor, contactar:
Bruna Martins | APDSI
t: 217510762  
m: 925002121


SOBRE A APDSI         
Criada em 2001, a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI) tem por objetivo a promoção e desenvolvimento da transformação e inclusão digital em Portugal, reunindo com este interesse comum profissionais, académicos, empresas, organismos públicos e cidadãos em geral.
Na linha destes propósitos a APDSI tem vindo a desenvolver diversas atividades em torno de causas tecnológicas e societais, que se traduzem num conjunto de eventos, recomendações e estudos realizados por grupos de trabalho multidisciplinares em diversas áreas de intervenção, como a Segurança, os Serviços Públicos Digitais, a Saúde, a Cidadania e Inovação Social, o Território Inteligente, a Governação das TIC, a Inteligência Digital, a Política Digital e Governança, os Futuros da Sociedade da Informação e as Competências digitais.
Em todos estes trabalhos a APDSI procura identificar as tendências de evolução e também as interações entre as tecnologias e outras dimensões sociais e económicas, contribuindo com uma visão mais aberta para a discussão e tendo como meta a eficaz perceção e implementação destes conceitos na Sociedade Portuguesa. A APDSI tem o Estatuto de Utilidade Pública e foi em 2008 reconhecida como ONGD.

Sem comentários: