quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

A APDSI adere à Campanha Anticorrupção


No passado dia 09 de dezembro, a APDSI participou no evento de celebração do Dia Internacional Contra a Corrupçãoorganizado pela APEE (Associação Portuguesa de Ética Empresarial) e pela GCNP (Global Compact Network Portugal).
Estendendo-se a todas as organizações da sociedade portuguesa, esta iniciativa enquadra-se na Campanha Anticorrupção, que foi lançada no dia 18 de setembro de 2019 com o objetivo dar resposta à Call to Action Anticorrupção do United Nations Global Compact. Esta iniciativa consiste “num apelo, por parte do setor privado, aos governos dos diferentes estados para promover medidas anticorrupção e implementar políticas que estimulem o estabelecimento de sistemas de boa governação”.
Os próximos passos estão a ser traçados e vão passar pela criação e implementação de uma estratégia que procurará fomentar uma maior integridade na sociedade portuguesa, de modo a melhorar a reputação de Portugal e aumentar a confiança no ambiente de negócios.
APDSI subscreve integralmente a necessidade de apelar ao envolvimento dos governos das Nações Unidas para que promovam medidas anticorrupção eficazes e políticas robustas de incentivo a quem faz bem. 
Defendemos igualmente que uma boa forma de abordar esta temática é aplaudir e premiar as boas práticas quer no setor público quer no setor privado, no sentido da criação de relações que, não deixando de ser em mercado competitivo e comercial, possam guiar-se pelos princípios da equidade, da justiça e da transparência.
No que de nós depender, enquanto promotores ou intermediários, comprometemo-nos a guiar toda a nossa ação pelos princípios que aqui subscrevemos: de transparência, de equidade e de justiça, em prol do desenvolvimento global.  
Nuno Guerra Santos, Vogal da Direção da APDSI
Documentos:

Sem comentários: