quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

A APDSI divulga…Comissão Europeia lançou em 19 de fevereiro dois documentos estratégicos sobre IA e sobre Dados.

APDSI congratula-se pelo lançamento dos documentos estratégicos da Comissão Europeia para o futuro digital na Europa, em particular a Estratégia para Dados e o Livro Branco para a Inteligência Artificial.
A APDSI considera fundamental a construção de uma visão estratégica para as políticas digitais que contribuam para o impacto positivo das novas tecnologias na vida dos cidadãos, no estímulo à inovação e no desenvolvimento das indústrias digitais, potenciando a liderança europeia neste importante sector do futuro.
Sabemos que o facto de a IA ser uma tecnologia emergente gera incertezas; num ambiente em rápida mudança, o legislador procura salvaguardar o cidadão de todos os riscos. Por isso, louvamos os esforços já desenvolvidos em matéria de responsabilização legal, notando que este é o melhor ponto de partida para regulação futura. O potencial da IA é ilimitado; estão listados sete requisitos que serão objeto de discussão e legislação própria.
Consideramos que este é o momento oportuno para refletir sobre a regulação adequada para a Inteligência Artificial. A regulação da IA deve potenciar os seus benefícios para a sociedade, ao mesmo tempo que deve salvaguardar a inovação e o investimento na transição para uma economia verdadeiramente digital, assegurando sempre um ambiente de confiança na sociedade.
A APDSI irá continuar a contribuir construtivamente para o alargamento da discussão e apoiar na resolução de questões exigentes, para que a Estratégia Europeia seja capaz de entregar uma definição exata do que é a IA e medir o verdadeiro custo social dos riscos e oportunidades que comporta.

Sem comentários: