sexta-feira, 8 de março de 2013

Governo defende o recurso à Telemedicina


O Governo está a empenhar-se na intensificação dos serviços de Telemedicina para reforçar as consultas e exames médicos através das tecnologias de informação e comunicação. A notícia está a ser divulgada pelo Grupo Permanente de Saúde da APDSI.

A aposta na telemonitorização aplicada à área da medicina está patente num despacho do Ministério da Saúde, publicado nesta quarta-feira, dia 6 de março, em Diário da República, no qual o Governo destaca as várias experiências regionais já feitas em Portugal, e diversas vezes também apresentadas publicamente pela APDSI, que dão "a possibilidade de todos os utentes receberem a melhor qualidade de cuidados de saúde".

Observação, diagnóstico, tratamento e monitorização do utente o mais próximo possível da sua área de residência, trabalho ou mesmo em sua casa, são as áreas privilegiadas com o recurso à Telemedicina.

Citando as conclusões dos vários grupos de trabalho envolvidos na elaboração do despacho, o documento aponta como uma das principais vantagens das teleconsultas a "redução das distâncias entre os serviços de saúde e os utentes", evitando-se as deslocações e permitindo-se aumentar a rapidez da resposta de algumas especialidades, como a Dermatologia, Fisiatria, Neurologia, Cardiologia e Pneumologia.

No despacho lê-se, contudo, que há uma "falta de estratégia coerente de massificação do uso destas tecnologias no Serviço Nacional de Saúde, bem como a sua introdução na rotina dos cuidados de saúde", pelo que as medidas agora aplicadas vão no sentido de "priorizar e operacionalizar" o recurso à Telemedicina. Leia no sítio na web da APDSI o despacho na íntegra.

De recordar que desde 2003 que a APDSI e todos os seus associados têm vindo a dedicar esforços e atenção sobre a Telemedicina, nomeadamente através dos seus estudos sobre eHealth, Saúde em Linha e Telemedicina.

Desde meados da década de 90 que várias Universidades, Associações, Indústria e Grupos Profissionais alertavam para a necessidade de prestação de serviços de saúde através da Telemedicina que, apesar de nunca ter tido uma disseminação nacional, era bem sucedida nas experiências que foram sendo executadas. Por isso, é com agrado que o Grupo Permanente da APDSI recebe e difunde esta notícia.



Sem comentários: