terça-feira, 23 de abril de 2013

Portugal é semi-finalista num concurso internacional de aplicações


A empresa portuguesa GreenSpark é semi-finalista nos Ericsson Application Awards, uma competição que pretende encontrar as melhores aplicações entre os estudantes e as PMEs.

Joel Rodrigues e Poan Shen, os dois estudantes da Universidade da Madeira que constituem a GreenSpark, preparam-se agora para enfrentarem a escolha de 900 utilizadores mundiais que representam algumas das maiores metrópoles como Nova Iorque, Sidney ou Xangai.

A GreenSpark criou uma aplicação para dispositivos Android que ajuda a gerir sistemas de painéis solares de forma mais simplificada, permitindo uma poupança energética. A aplicação também possibilita a monitorização dos painéis solares de um determinado edifício.

Poan Shen é aluno de mestrado em Tecnologias do Entretenimento e Joel Rodrigues está a fazer uma pós-graduação em Aspetos Humanos da Tecnologia. Os dois estudantes decidiram criar um projeto que correspondesse ao tema deste ano dos Ericsson Application Awards, "aplicações para a vida urbana".

Poan Shen acredita que o projeto pode até ter um impacto maior caso seja bem-sucedido no concurso.

Existem mais seis equipas na categoria "estudante" nas semi-finais, e apenas uma outra também é europeia - as Girlpower, da Polónia. No concurso das PMEs existem cinco equipas ainda em competição sendo que um projeto também é falante da língua portuguesa - o Neemo, do Brasil.

Os resultados vão ser conhecidos durante o mês de maio.

Sem comentários: