quarta-feira, 3 de julho de 2013

Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática na Austrália


Parte nesta quinta-feira, dia 4 de julho, a equipa portuguesa para a Olimpíada Internacional de Informática a qual se realiza na cidade de Brisbane, na Austrália, de 6 a 13 de julho. Portugal será um dos países participantes, entre mais de 80, com uma delegação formada por quatro estudantes e um professor.

A equipa portuguesa para o concurso em Brisbane é formada pelos estudantes Afonso Santos (11º ano do Colégio de Santa Doroteia, em Lisboa), Pedro Silva (11º ano do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, de Vila Nova de Famalicão), David Gomes (12º ano da Escola Secundária Infanta D. Maria de Coimbra) e Victor Meriqui (11º ano do INETE - Instituto de Educação Técnica, de Lisboa).

Estes quatro concorrentes foram os primeiros classificados na final das Olimpíadas Nacionais de Informática: ONI'2013, que decorreram no passado dia 3 de maio nas instalações do Departamento de Ciências da Computação da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Integra a delegação portuguesa o professor Pedro Ribeiro da Universidade do Porto. O Prof. Pedro Ribeiro em conjunto com o Prof. Pedro Guerreiro, da Universidade do Algarve, foram os responsáveis técnicos e científicos pelas ONI e por todo o processo de seleção e treino dos concorrentes para as Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI).

As Olimpíadas Internacionais de Informática, IOI - International Olympiad in Informatics - são uma das seis olimpíadas de ciência, destinadas estudantes do ensino secundário de todo o mundo. As outras são as Olimpíadas da Matemática, da Física, da Química, da Biologia e da Astronomia. O objetivo principal das IOI é estimular o interesse dos jovens pela informática e pelas tecnologias da informação. Os vencedores das IOI em cada ano são estudantes excecionais e pertencem ao grupo dos melhores jovens cientistas mundiais no domínio da Informática.

Em 2012 a participação de Portugal culminou com a obtenção de duas medalhas de bronze, por intermédio dos alunos Pedro Paredes e Francisco Machado. Este foi o melhor resultado português de sempre nas Olimpíadas e vem culminar um período entre 2009 e 2012 onde Portugal conquistou 4 medalhas (1 bronze em 2009, 1 bronze em 2011 e agora 2 bronzes). 

As Olimpíadas da Informática contam com o Patrocínio da EDP e da Pathena.

Desde 2005 é a APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação que conduz a participação portuguesa nas Olimpíadas Internacionais de Informática. Foi também a APDSI que organizou este ano, as Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI). As ONI são uma prova nacional análoga às IOI, com os mesmos objetivos, e servem também para escolher os representantes portugueses às IOI.

Sem comentários: