terça-feira, 15 de abril de 2014

Comissão Europeia estuda os principais centros nevrálgicos das TIC na UE



A Comissão Europeia realizou um estudo para identificar os principais pontos nevrálgicos da União Europeia e concluiu que Munique, Londres, Paris e cidades mais pequenas, como Darmstadt, no estado alemão de Hessen, com 150 mil habitantes, surgem como as regiões mais dinâmicas da União Europeia (UE) no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O mapa acima mostra as zonas nas quais as tecnologias digitais estão em franco progresso e analisa os fatores que contribuem para esse êxito.

Segundo a nota enviada à imprensa pela Comissão Europeia, entre os fatores essenciais de sucesso estão o acesso às melhores universidades e aos melhores centros de investigação e a disponibilidade de financiamento, nomeadamente com capital de risco. «Fica provado que o êxito no domínio digital resulta da vontade de investir, da abertura à inovação e do planeamento. Para ser um líder tecnológico mundial, a União Europeia precisa de consolidar desde já estes valores», disse Neelie Kroes, vice-presidente da Comissão Europeia.

Em relação à investigação e registo de patentes a Alemanha surge em primeiro lugar e as cidades que mais atrarem capital de risco são Munique, Paris e Londres.

O mesmo estudo da Comissão Europeia conclui que a excelência de uma região em tecnologias da informação e das comunicações está relacionada com as atividades de investigação e de desenvolvimento, com a capacidade de transferir o conhecimento para o mercado (inovação) e com o desenvolvimento de uma atividade empresarial intensa baseada nas inovações.

Sem comentários: