terça-feira, 17 de novembro de 2015

Fórum para a Sociedade da Informação - Acessibilidade Web 2015



A APDSI e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., realizam, a 3 de dezembro, o Fórum para a Sociedade da Informação - Acessibilidade Web 2015. O encontro realiza-se na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, entre as 14h30 e as 18h00.

O Fórum da Acessibilidade Web pretende lançar um amplo debate sobre as necessidades de acessibilidade específicas que os cidadãos com alguma deficiência ou incapacidade têm e quais as ideias, medidas e projetos que estão a ser discutidos e implementados atualmente para colmatar a situação.

De salientar que, na edição de 2015, vai ser feita a entrega de prémios de “Boas Práticas em Acessibilidade Web” que visa premiar os sites que melhor cumprem as regras de acessibilidade.

De acordo com dados da Comissão Europeia, existem cerca de 50 milhões de cidadãos europeus com deficiências que necessitam de ter acesso a conteúdos web (UE 2010). Segundo fonte da Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD 2010), um milhão desses potenciais utilizadores estão em Portugal o que inspira a APDSI e a FCT a colocarem o tema entre as prioridades dos responsáveis pelos sítios na web de empresas e instituições.

A acessibilidade web pode ser analisada em várias dimensões: ética no que respeita aos direitos à igualdade de acesso, social tendo em conta o envelhecimento da população mas também económica tendo por base o potencial económico de todas as pessoas envolvidas.

Recorde-se que, no ano passado, foi apresentado o estudo “Acessibilidade Web - Ponto de situação nas empresas portuguesas 2014”, da autoria de alunos e professores da UTAD (Universidade de Trás os Montes e Alto Douro), e membros do Grupo de Negócio Eletrónico (GNE) da APDSI, além de terem sido dadas dicas para os programadores informáticos melhorarem a acessibilidade dos sites que constroem. 

A inscrição é gratuita mas obrigatória. Todas as inscrições estão sujeitas a inscrição prévia aqui e ficarão condicionadas à disponibilidade de lugares do auditório.

Consulte o programa completo já disponível no sítio na web da APDSI.

Sem comentários: