segunda-feira, 22 de outubro de 2018

APDSI participou na Iniciativa Portuguesa do Fórum da Governação da Internet 2018



“Internet: um jogo de sombras” foi o tema central da edição de 2018 da Iniciativa Portuguesa do Fórum da Governação da Internet, que se realizou a 17 de outubro na Universidade de Aveiro, e onde a APDSI marcou presença enquanto uma das entidades organizadoras.

A academia, várias entidades públicas estratégicas e entidades privadas juntaram-se à comunidade técnica da Internet e à sociedade em geral para discutir questões emergentes diretamente relacionadas com a Governação da Internet.

Depois do debate “Que tipo de Internet queremos? Governação e políticas públicas da Internet nos contextos nacional e global”, os participantes dividiram-se entre a sessão dedicada à “Inteligência Artificial e Big data”, moderado por Miguel Brito Campos, da APDSI, e o debate sobre “Segurança no Ciberespaço: O dilema entre a privacidade do indivíduo e a segurança do Estado”. Ernesto Costa, da Universidade de Coimbra, foi o keynote speaker deste painel, para o qual deixou a mensagem que, os mecanismos de inteligência artificial que foram acrescentados aos computadores, têm tanto de positivo quanto de perigoso.

As fake news, a tecnologia Blockchain e a “Governação, confiança, privacidade e desafios na era do IoT” foram os temas em destaque da parte da tarde. As notícias falsas e boatos sempre existiram mas a sua propagação pelos mais variados media tem levantado questões sobre o atual papel do jornalista, sendo necessário criar soluções adaptadas a um ecossistema mediático universal e instantâneo.

Os resultados produzidos pelo evento, organizado pela FCT em parceria com a ANACOM, DNS.pt, IAPMEI, Internet Society e a APDSI, serão enviados ao Internet Governance Forum – IGF para elaboração do habitual relatório anual.

Sem comentários: